
Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH
A coleção de frutos e sementes, denominada carpoteca ou coleção carpológica, é outro acervo de referência do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. É dedicada à catalogação e preservação de frutos secos, frutos carnosos e sementes. Iniciada em 1991, a coleção vem sendo continuamente enriquecida com amostras provenientes dos projetos de pesquisa executados pela equipe do Jardim Botânico. Além disso, algumas amostras não vinculadas a projetos também são inseridas na coleção, tendo em vista a sua importância educativa. A preservação das amostras segue técnicas usuais, sendo todas devidamente etiquetadas e registradas em banco de dados.
Em 2024, como parte de um projeto de revitalização das coleções preservadas do Jardim Botânico, o espaço da carpoteca foi completamente remodelado, e sua estrutura expositiva adequadamente adaptada aos padrões de armazenamento. Ademais, toda a coleção foi reorganizada segundo o sistema filogenético, acompanhando as atualizações implementadas no Herbário BHZB.
Longe de ser apenas um mostruário, a carpoteca funciona como um banco de dados físico e visual, revelando a complexa biologia reprodutiva das plantas e destacando sua importância ecológica e econômica.
Atualmente, a coleção de frutos e sementes conta com um acervo de 1.888 registros, abrangendo 846 espécies distribuídas em 161 famílias. A família mais representativa, em número de amostras, é a Fabaceae, com 345 frutos e/ou sementes. A diversidade de formas, tamanhos, cores e estruturas de dispersão presentes na coleção é crucial para estudos de taxonomia, ecologia da dispersão e biologia da conservação.
A carpoteca do Jardim Botânico mantém a proposta de documentar a flora brasileira, especialmente a de Minas Gerais. O acervo é acessível à comunidade técnico-científica mediante agendamento com a curadoria da coleção.
Toda a coleção de frutos e sementes está cadastrada em uma plataforma online, por meio do sistema JABOT, e encontra-se disponível para consulta - veja aqui.
Curadora: Aldenise Martins Campos – aldenise.martins@pbh.gov.br
