Pular para o conteúdo principal

Links de interesse

criado em - atualizado em

Ideias na Mesa
 

O Ideias na Mesa é uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que visa ao estabelecimento de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos e ao fortalecimento e valorização da EAN. Seu objetivo é construir um espaço para troca, diálogo e construção de novos conhecimentos no âmbito da EAN. Aproveite este espaço para compartilhar conhecimentos e experiências.


Saúde


Um portal de comunicação que visa à construção e à disseminação de conhecimentos e práticas referentes a estilos de vida saudáveis. Este espaço permite, além da divulgação de informações relevantes, a participação e a interação dos usuários, através do compartilhamento de documentos, conhecimentos, práticas, atividades, conferências e redação conjunta de textos online, além de sugestões de links.


Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição do Escolar


A Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição do Escolar é um instrumento de integração e disseminação das ações de segurança alimentar desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras.
 

Slow Food


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
 

Instituto Alana


O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que acompanha a elaboração de leis e sua aplicação e a formulação de planos governamentais orientados ao bem-estar da criança.
Por meio do Projeto Criança e Consumo, o Instituto Alana trabalha para ampliar a conscientização da população sobre o consumismo na infância e defende a regulação da comunicação mercadológica voltada às crianças, para garantir a proteção de seus direitos nas relações de consumo.


CNPH


Trata-se de um site que estimula o consumo saudável de hortaliças e traz dicas sobre como comprar, conservar e cozinhar os alimentos.
 

Manual para Buffet Saudável e Sustentável


O "Manual para Buffet Saudável e Sustentável" tem por objetivo subsidiar medidas de incentivo e apoio à alimentação adequada e saudável, alinhando-se aos princípios e diretrizes do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2014. Fruto do trabalho coletivo de professores, profissionais técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação e colaboradores do INU-UERJ.


Alimentos Regionais Brasileiros
 

Livro: "Alimentos Regionais Brasileiros" foi desenvolvido como complemento do Guia Alimentar para a População Brasileira e pretende incentivar especialmente o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. A publicação faz parte da premissa principal do Guia Alimentar que é a de a base da alimentação seja feita com alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de recomendar que sejam evitados os produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).