O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. São alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia como hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas, frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra.
O circuito de comercialização é composto pela feira central que acontece semanalmente na Rua Goiás e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.
A implantação dos Circuitos Curtos de Comercialização se apresenta como ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores(as).
Funcionamento:
Feira da Agricultura Urbana:
na Rua Goiás (entre os números 12 e 60), no horário das 9h às 15h, às quintas-feiras.
Pontos regionais da Feira da Agricultura Urbana de Belo Horizonte:
em vários locais e horários.
Atenção: o tempo de permanência dos pontos a cada dia está sujeito a disponibilidade e a sazonalidade dos produtos.
Participam destes espaços agricultores(as) urbanos(as) de Belo Horizonte selecionados em chamamento público, cuja produção já é agroecológica e/ou que já esteja em processo de conversão. A feira promove o trabalho familiar e de cooperativas, associações e outras organizações da economia popular e solidária.
Ponto Central | ||||
REGIONAL | ENDEREÇO | PRODUTOS | FUNCIONAMENTO | |
Centro-Sul | Rua Goiás, entre Av. Alvares Cabral e Rua da Bahia | Hortaliças, folhosas, tubérculos, raízes, ervas, frutas, legumes em geral, composto orgânico, condimentos | Quinta-feira | 9h às 15h |
Centro-Sul | Rua Carijós, entre rua Espírito Santos e Praça 7 de Setembro | Mudas de hortaliças em geral, ervas medicinais, condimentos e PANCs | Toda segunda Quarta-feira do mês | 9h às 18h |
Pontos Regionais | |||||
REGIONAL | ENDEREÇO | PRODUTOS | FUNCIONAMENTO | ||
Oeste | Av. Silva Lobo | Grajaú | Folhosas, tubérculos, ervas, raízes, frutas, legumes, cogumelos, mudas, adubos, flores | Segunda-feira a domingo | 7h às 15h |
Barreiro | Praça Ellen Gould White | Solar do Barreiro | Folhosas, tubérculos, raízes, frutas, ervas, flores, sementes, adubo, composto orgânico | Segunda-feira a domingo | 7h às 15h |
Mapa do Circuito:
Mapa Unidades Produtivas dos Agricultores(as) Urbanos(as):
Contato
Gerência de Fomento às Feiras de Segurança Alimentar e Nutricional - GFSAN
Av. Afonso Pena, nº 342 - 4º andar - Centro. Belo Horizonte - MG
(31) 3277-4746