Uma das maiores áreas de vegetação remanescente de Floresta Tropical de Belo Horizonte, o Parque Ursulina de Andrade Mello foi implantado em 1996 e possui aproximadamente 312 mil metros quadrados. Sua área originou-se do processo de divisão da Fazenda São José, propriedade de Alípio Ferreira de Mello e Ursulina de Andrade Mello, que determinou a criação de um parque no local.
O espaço apresenta predominância de Mata Nativa semidecidual estacional, sendo a cobertura contínua, com ocupação de mais de 80% da área. Destacam-se as seguintes espécies: jequitibá branco, sucupira, braúnas d’óleo, óleo vermelho, jacaré, açoita cavalo, ipê amarelo, maminha de porco, fícus, bico de pato, quaresmeira, embaúba, sangra d’água, epífitos, bromeliáceas, cactáceas e pteridófitas são frequentes junto aos cipós.
Em sua fauna constata-se anfíbios, répteis, aves e mamíferos, além de animais peçonhentos. Alguns exemplares são: jacus, inhambus, garça branca, urubus, topitis, mico estrela, gambás. Há também espécimes introduzidas, como marreco, cágado e coelho.
Com seis nascentes e um lago artificial, seu manancial contribui com água de qualidade para o bem estar da Lagoa da Pampulha.
Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica e recantos para contemplação com mesas e bancos; um importante espaço de práticas educacionais e esportivas.
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18 horas.
Localização: Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640, Bairro Castelo.
Informações: 3277-7112
Entrada gratuita.
REGULAMENTO DE USO
Atenção:
- Não é permitido o acesso de animais domésticos.