Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal Rosinha Cadar

criado em - atualizado em

images (53).jpg


Com uma área aproximada de 6.900 metros quadrados, o Parque Rosinha Cadar, localizado no bairro Santo Agostinho, na região Centro-sul de Belo Horizonte, é refúgio natural em meio à grande ocupação imobiliária existente no entorno. Implantado em 1994, por meio da resolução municipal 6.523/94, o parque oferece uma agradável área de convivência com mesas e bancos e um recanto artificial de água com fonte.


Seus projetos arquitetônico e paisagístico buscaram a valorização do importante conjunto arbóreo existente. Lá os visitantes têm o privilégio de encontrar aves como bem-te-vis, beija-flores e sanhaços em meio ao bosque formado por ipês, mangueiras, paineiras e acácias, entre outras espécies. 


O clima agradável convida a população a conhecer e desfrutar das belezas e de sua tranquilidade. Seu ambiente agradável é sinônimo de descanso para muitas pessoas que trabalham na região. É comum encontrar funcionários de empresas próximas aproveitando o tempo livre para descansar em meio à natureza do parque. 


Quando questionados sobre o que há de melhor no parque, os frequentadores são unânimes: a tranquilidade e sossego do lugar. Segundo eles, é um espaço especial onde é possível parar a rotina por pelo menos alguns minutos e ter momentos de calma. 

Durante as manhãs e as tardes é também possível ver muitas crianças que aproveitam a área do parque para brincar e fazer atividades recreativas. A maioria é formada por alunos da Escola Municipal Marconi, localizada no próprio bairro Santo Agostinho, que fazem parte do Escola Integrada, projeto que promove novas formas de aprendizado.

 


Bairro Santo Agostinho


O bairro onde o parque está localizado foi fundado por volta de 1930 em função da construção do colégio Santo Agostinho, que deu nome à região que estava sendo povoada. Ao longo dos anos o bairro se tornou um dos mais nobres da capital mineira.


Quem foi Rosinha Cadar


Rosinha Cadar nasceu na Síria e, quando veio para Belo Horizonte, atuou em diversas atividades comerciais, ajudando seus pais e, depois, seu marido. Porém, foi atuando em projetos sociais que se destacou e se transformou em uma importante figura em Belo Horizonte. Rosinha se dedicou a diversas atividades filantrópicas, contribuindo de forma solidária em ações como Natal dos Pobres e Feira da Paz. A iniciativa de colocar seu nome em uma área de lazer e preservação ambiental é uma homenagem a quem muito já contribuiu para a população de Belo Horizonte.


Serviço


Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h45).
Localização: Entradas pelas rua Rodrigues Caldas, 315, e pela rua Matias Cardoso, 126, no bairro Santo Agostinho.

 

REGULAMENTO DE USO


Atenção: 

- É permitido o acesso de animais domésticos.
- É obrigatório o uso de guia de condução e coleira (artigos 29 e 30 da Lei Municipal 8.565/2003).
- Cães da raça pit bull devem utilizar focinheira (Lei Municipal 8.198/2001).
- É vedada a entrada de animais nos canteiros ajardinados, nos recursos hídricos e na área de brinquedos infantis.

IMPORTANTE: RECOLHA E DEPOSITE NO LIXO AS FEZES DOS SEUS ANIMAIS. CUIDE PARA QUE SEU CÃO ESTEJA COM AS VACINAS EM DIA, ESPECIALMENTE CONTRA A RAIVA. SE ENCONTRAR ALGUM ANIMAL SILVESTRE CAÍDO NO CHÃO, NÃO TOQUE NELE: AVISE IMEDIATAMENTE A ADMINISTRAÇÃO.