Pular para o conteúdo principal

Parque Roberto Burle Marx

criado em - atualizado em

pq aguas 1


O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Inaugurado em dezembro de 1994, sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor” - alojamento para crianças e adolescentes em risco social.
 

Com área aproximada de 176 mil m², apresenta um pequeno lago e em sua extensão está o Córrego do Clemente, cuja nascente encontra-se na Serra do Rola Moça. Este córrego é de grande importância ambiental, sendo um dos afluentes do Ribeirão Arrudas, que integra a bacia do rio São Francisco.
 

A vegetação é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar. Possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como copaíbas, jacarés, ingás e jatobás.
 

A avifauna é bastante expressiva, exemplificada por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue. Conta, ainda, com outros exemplares como os gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis.
 

Como opções de lazer, o parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para piqueniques e comemorações. Há também quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. Diversas escolas e instituições utilizam o parque para realizar eventos, projetos culturais, sociais e de pesquisa científica.


O parque conta também com as seguintes atividades: Academia da Cidade, Cooperativa de Artesãs (Coonarte), Escola Integrada, Escotismo, Projeto "Bom na Bola, Bom na Vida", Projeto Fica Vivo e o Centro de Educação Ambiental (CEA) realizando atendimento a escolas (agendamento pelo telefone 3246.2075). 


Horário de Funcionamento: consulte aqui .
Localização: Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Informações: 3277-5968
Entrada gratuita.

 

REGULAMENTO DE USO 

 

 

pq aguas 3