Pular para o conteúdo principal

Parque Roberto Burle Marx

criado em 25/02/2018 - atualizado em 14/09/2021 | 12:23

ATENÇÃO


Em função dos trabalhos de prevenção e combate à febre amarela - realizados conjuntamente pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) - recomenda-se a vacinação contra a febre amarela para acesso ao Parque Roberto Burle Marx. A vacina deve ter sido aplicada pelo menos 10 dias antes da visita. 


LEMBRE-SE


Os macacos NÃO TRANSMITEM a febre amarela. Nos trabalhos de prevenção da doença eles são grandes aliados, pois, quando contaminados, indicam que naquele local pode haver focos do mosquito transmissor, auxiliando os trabalhos de zoonoses. MALTRATAR ANIMAIS, DOMÉSTICOS OU SILVESTRES, É CRIME PREVISTO EM LEI!

pq aguas 1


O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Inaugurado em dezembro de 1994, sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor” - alojamento para crianças e adolescentes em risco social.
 

Com área aproximada de 176 mil m², apresenta um pequeno lago e em sua extensão está o Córrego do Clemente, cuja nascente encontra-se na Serra do Rola Moça. Este córrego é de grande importância ambiental, sendo um dos afluentes do Ribeirão Arrudas, que integra a bacia do rio São Francisco.
 

A vegetação é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar. Possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como copaíbas, jacarés, ingás e jatobás.
 

A avifauna é bastante expressiva, exemplificada por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue. Conta, ainda, com outros exemplares como os gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis.
 

Como opções de lazer, o parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para piqueniques e comemorações. Há também quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. Diversas escolas e instituições utilizam o parque para realizar eventos, projetos culturais, sociais e de pesquisa científica.


O parque possui também uma Academia da Cidade, Cooperativa de Artesãs (Coonarte), Escola Integrada e Escotismo. 


Horário de Funcionamento: consulte aqui o funcionamento durante da pandemia de COVID-19 
Localização: Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Informações: 3277-5968
Entrada gratuita.

pq aguas 3