Parque Roberto Burle Marx
O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Inaugurado em dezembro de 1994, sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor” - alojamento para crianças e adolescentes em risco social.
Com área aproximada de 176 mil m², apresenta um pequeno lago e em sua extensão está o Córrego do Clemente, cuja nascente encontra-se na Serra do Rola Moça. Este córrego é de grande importância ambiental, sendo um dos afluentes do Ribeirão Arrudas, que integra a bacia do rio São Francisco.
A vegetação é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar. Possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como copaíbas, jacarés, ingás e jatobás.
A avifauna é bastante expressiva, exemplificada por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue. Conta, ainda, com outros exemplares como os gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis.
Como opções de lazer, o parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para piqueniques e comemorações. Há também quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. Diversas escolas e instituições utilizam o parque para realizar eventos, projetos culturais, sociais e de pesquisa científica.
O parque conta também com as seguintes atividades: Academia da Cidade, Cooperativa de Artesãs (Coonarte), Escola Integrada, Escotismo, Projeto "Bom na Bola, Bom na Vida", Projeto Fica Vivo e o Centro de Educação Ambiental (CEA) realizando atendimento a escolas (agendamento pelo telefone 3246.2075).
Horário de Funcionamento: consulte aqui .
Localização: Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Informações: 3277-5968
Entrada gratuita.
REGULAMENTO DE USO
Informações
- Conheça os parques
- Zoológico e Jardim Botânico
- Prevenção da Raiva
- Prevenção da Febre Amarela
- CEVAEs
- Cemitérios Municipais
- Educação Ambiental
- Materiais Educativos
- Datas Comemorativas
- Aniversário dos Gorilas do Zoo/BH
- Dia Mundial do Leão
- Dia Mundial do Elefante
- Dia Internacional do Mico Leão Dourado
- Dia Mundial do Hipopótamo
- Dia do Mico-leão-preto
- Dia Mundial da Vida Selvagem
- Dia Nacional da Botânica
- Dia Mundial da Cobra
- Dia Internacional do Puma
- Dia Mundial do Gorila
- Dia Mundial do Rinoceronte
- Dia da Ave
- Dia Nacional de Urubuzar
- Dia Mundial do Tamanduá
- Dia Nacional e Internacional da Onça-pintada
- DIA MUNDIAL DA ANTA
- Dia Nacional do Lobo Guará
- Eventos
- Prevenção e combate a incêndios
- Programa de Integridade da FPMZB
- Legislação
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
- Parceria
- Concessão de áreas