Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal Mata das Borboletas

atualizado em 19/02/2020 | 15:59

images (33).jpg

 

Implantado em 1995, o Parque Mata das Borboletas ocupa uma área de aproximadamente 35.500 m² e oferece como opções de lazer trilha ecológica, brinquedos, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.


O local possui duas nascentes, uma delas alimenta um pequeno lago artificial, e ambas abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo, afluente do Ribeirão Arrudas. Fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre, o espaço apresenta uma grande quantidade de borboletas, o que deu origem ao seu nome.


Conta também com áreas ajardinadas, com espécies paisagísticas exóticas e nativas.


Localizado na encosta da Serra do Curral, sua vegetação é predominantemente nativa do bioma Cerrado, mas apresenta também espécies da Mata Atlântica. Possui formações de campo cerrado, mata ciliar e campo hidromórfico, e espécies como ingá, pau-d’óleo, cambratá, sucupira, cedro, aroeira, ipê, bambu de listra, entre outros. A área vegetada é contínua e corresponde a mais de 80% da área total.


Sua fauna apresenta mamíferos como gambás e preás, além de diversas aves, como sabiás, tzius, garrinchas, alma-de-gatos, sebinhos, bem-te-vis, andorinhas, bicos de lacre e marias-pretas. É possível, ainda, observar, em algumas épocas do ano, tucanos e jacus.

O parque tem brinquedos como balanço e mesas de xadrez, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Localização: R. Assunção, 650 – Sion.
Informações: (31) 3277-8221.
Entrada gratuita.