Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH - Veja mais
Criado em 1992, pelo Decreto Municipal nº 7.393, e implantado em 1996 em uma antiga fazenda desativada, atendendo a uma solicitação da comunidade local, o Parque-Escola Jardim Belmonte possui uma área aproximada de 41.000 m2.
Está localizado às margens do córrego Maria Goreth, que deságua no Ribeirão do Onça. A sub-bacia do Ribeirão do Onça, juntamente com a do Ribeirão Arrudas, são os principais rios da capital mineira. Os dois rios são afluentes do Rio das Velhas, que abastece a bacia do São Francisco. Um dos mais importantes rios do país, o São Francisco é conhecido como Rio da Integração Nacional, devido ao fato de ir banhando ao longo de sua extensão diversos estados do Brasil.
O parque apresenta uma flora com vegetação predominantemente exótica e ornamental e uma diversificada avifauna, com espécies como trinca-ferro, pica-pau, gavião, sabiá-do-barranco, saracura, bem-te-vi, rolinha, sanhaço, anús branco e preto, beija-flor, maritaca, pomba trocal, garça, martim-pescador e juriti.
Localizado na região Nordeste da capital mineira, o parque é uma opção de lazer e descanso. Possui recantos para contemplação, gramado, um pequeno local para caminhada ao redor de um lago que se forma naturalmente em algumas épocas do ano a partir de um lençol freático, um lago artificial, brinquedos e um núcleo da Academia da Cidade (projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde).
- Possui base administrativa, bebedouros, guarita com porteiro, vestiário e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PcDs).
Aceita pets. Saiba mais.
Horário de funcionamento: consulte aqui
Localização: Rua Jornalista Abrahão Sadi, 380 - Bairro Belmonte
Informações: 3277-6737 (temporariamente indisponível); E-mail: dpnordeste@pbh.gov.br
Entrada gratuita