Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho

criado em - atualizado em

            


images (2).jpg


Implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado, o Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho teve sua área originada do processo de parcelamento do solo que criou o bairro Buritis, na região Oeste. O parque ocupa uma área aproximada de 600 mil metros quadrados de grande importância ecológica e beleza cênica, e integra parte do maciço da Serra do Curral. 


A vegetação nativa é de grande significância, sendo composta, em sua maior parte, por espécies de Mata Atlântica e Cerrado, como embaúba, pau-d’óleo, cedro, sangra d’água, ingá, jatobás, vinhático e jerivá. Apresenta no fundo do vale, vegetação exuberante (Mata de Galeria) composta, basicamente, por campo sujo e campo limpo e vegetação secundária. Na área de lazer foram introduzidas espécies exóticas e frutíferas, além das ornamentais.


O parque, que tem o aspecto de um vale, possui três nascentes que formam o córrego Ponte Queimada, afluente do córrego Cercadinho, pertencente à bacia do Ribeirão Arrudas. 


A fauna local é composta por répteis, mamíferos e aves, possuindo exemplares como serpentes, quatis, tatus, gambás, preás, cuícas, ouriços-cacheiros, micos, esquilos, siriemas, pombas-trocal, juritis, sanhaço-frade, alma de gato, anu, tesourinha, gavião carrapateiro, sabiá poça, sabiá laranjeira, capacitinho de veludo, dentre outros. 


Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, quadra poliesportiva, pista de caminhada e trilha ecológica, além de áreas de convivência.


Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 7h às 18 horas. 
Localização: Av. Prof. Mário Werneck, 2691, Bairro Buritis. 
Informações: 3277-6828
Entrada gratuita.

REGULAMENTO DE USO