Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho

atualizado em 25/07/2018 | 14:01

ATENÇÃO
 

Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, para acessar o Parque Aggeo Pio Sobrinho é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de imunização contra a febre amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita. 

LEMBRE-SE 

Os macacos NÃO TRANSMITEM a febre amarela. Nos trabalhos de prevenção da doença eles são grandes aliados, pois, quando contaminados, indicam que naquele local pode haver focos do mosquito transmissor, auxiliando os trabalhos de zoonoses. MALTRATAR ANIMAIS, DOMÉSTICOS OU SILVESTRES, É CRIME PREVISTO EM LEI!


images (2).jpg


Implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado, o Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho teve sua área originada do processo de parcelamento do solo que criou o bairro Buritis, na região Oeste. O parque ocupa uma área aproximada de 600 mil metros quadrados de grande importância ecológica e beleza cênica, e integra parte do maciço da Serra do Curral. 


A vegetação nativa é de grande significância, sendo composta, em sua maior parte, por espécies de Mata Atlântica e Cerrado, como embaúba, pau-d’óleo, cedro, sangra d’água, ingá, jatobás, vinhático e jerivá. Apresenta no fundo do vale, vegetação exuberante (Mata de Galeria) composta, basicamente, por campo sujo e campo limpo e vegetação secundária. Na área de lazer foram introduzidas espécies exóticas e frutíferas, além das ornamentais.


O parque, que tem o aspecto de um vale, possui três nascentes que formam o córrego Ponte Queimada, afluente do córrego Cercadinho, pertencente à bacia do Ribeirão Arrudas. 


A fauna local é composta por répteis, mamíferos e aves, possuindo exemplares como serpentes, quatis, tatus, gambás, preás, cuícas, ouriços-cacheiros, micos, esquilos, siriemas, pombas-trocal, juritis, sanhaço-frade, alma de gato, anu, tesourinha, gavião carrapateiro, sabiá poça, sabiá laranjeira, capacitinho de veludo, dentre outros. 


Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, quadra poliesportiva, pista de caminhada e trilha ecológica, além de áreas de convivência.


Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas. 
Localização: Av. Prof. Mário Werneck, 2691, Bairro Buritis. 
Informações: 3277-6828
Entrada gratuita.