Pular para o conteúdo principal

BOAS PRÁTICAS

atualizado em 16/01/2021 | 20:30

Este espaço configura-se como uma experiência coletiva de formação e de desenvolvimento profissional ao permitir a troca de vivências e saberes com outros colegas. Existem inúmeras práticas inovadoras acontecendo nas escolas. São ações que fortalecem as relações humanas, que possibilitam o compartilhamento entre diferentes culturas e que favorecem uma educação integral. Entretanto, muitas dessas práticas não são divulgadas, restringindo-se ao ambiente interno das escolas. 


Nesse sentido, convidamos os profissionais da Educação a fortalecerem as práticas pedagógicas da RME-BH relatando suas experiências, compartilhando   saberes produzidos no chão da escola e narrando ações educativas, em uma ou mais áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Além disso, consideramos importante reconhecer e valorizar os profissionais da Educação, na condição de produtores sociais e culturais de saberes. 


O compartilhamento de experiências entre pares revela a riqueza de reflexões, de problematizações e da ressignificação de ações, espaços e tempos. Participar de espaços coletivos de pesquisa e de reflexão legitima o profissional da Educação como pesquisador da sua própria prática.

 

Boas praticas


 

Compartilhe conosco as suas experiências!
 


 

Linguagens

A área Linguagens abrigará práticas pedagógicas voltadas para as atividades humanas realizadas nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais.
 


Emei Sarandi cria projeto “Nhac! Comer porque gosto”

.A Emei Sarandi criou o projeto “Nhac! Comer porque gosto” para levar os alunos a refletirem sobre o consumo e sobre o desperdício de alimentos. Os encontros foram realizados de maneiras variadas, com alunos de 0 a 5 anos, em tempos e espaços diversificados, como a visita feita ao depósito e à cozinha da escola para mostrar a eles o armazenamento de alimentos e o preparo da comida pelas cozinheiras da Emei. A ação também incluiu a apresentação de vídeos e músicas sobre o tema, a separação de sementes frutíferas, o plantio de feijão e o acompanhamento de seu crescimento, além de contação de história (acompanhada de degustações de alimentos mostrados), e elaboração de cartazes e semáforos da alimentação. Outras atividades também foram desenvolvidas, como a apresentação de teatro de fantoches sobre os alimentos necessários ao desenvolvimento de cada parte do corpo, a elaboração de vasilhas medidoras de sobra, mostra de trabalhos produzidos pelas crianças, oficinas na horta, dentre outras.

Para acessar o documento completo clique aqui.

.  Os Nutriamigos - Parte 1 

. Nem tudo nasce da semente? 

. Tom: Missão Saúde Bucal 

Matemática

A área da Matemática demonstrará a capacidade dos sujeitos de utilizarem o raciocínio lógico para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las de acordo com os contextos e situações cotidianas.

Ciências da Natureza

A área Ciências da Natureza mostrará experiências do desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico) e também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas possibilitará a articulação de categorias de pensamento histórico e geográfico em que as vivências humanas são o ponto de partida para a interpretação da visão de mundo.