Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na imagem, cinco estudantes estão sentadas em torno de uma mesa redonda, sorrindo para a câmera. Três usam camisetas brancas com o brasão da Prefeitura de Belo Horizonte; outra está com camisa de uniforme verde contendo o brasão, e a quinta veste moletom rosa. Sobre a mesa, há um notebook e cadernos abertos. Ao fundo, há uma parede azul-clara, uma porta branca e um cartaz com a palavra “PAS”.
Acervo EMPSL

A vez e a voz de quem aprende

criado em - atualizado em

Jornal e poesia formam protagonistas na EM Souza Lima

 

Na Escola Municipal Prefeito Souza Lima (EMPSL), a palavra tem poder. Seja impressa nas páginas de um jornal ou declamada em forma de poesia, ela se tornou a principal ferramenta para dar voz e vez aos(às) estudantes. Por meio de projetos que valorizam a expressão e a criatividade, a escola, localizada na Regional Nordeste, está fortalecendo a formação cidadã e construindo um ambiente de convivência mais rico e inspirador.

 

O jornal como espelho da escola

 

O "Vozes da Escola" é o coração pulsante do protagonismo estudantil. No projeto, estudantes do 7º ao 9º ano não são apenas leitores(as): são repórteres, redatores(as), fotógrafos(as) e editores(as) que comandam todo o processo. Coordenados pela psicóloga Tatiana Cristina da Silva, eles(as) se reúnem semanalmente para definir pautas que refletem seus interesses, do cotidiano escolar a temas relevantes para a comunidade.

 

O resultado é um jornal mensal vibrante, que democratiza a informação e serve como um canal legítimo de expressão. Para o diretor da escola, a iniciativa vai além do papel. “O “Vozes da Escola” fortalece a cidadania, amplia o senso de pertencimento e contribui diretamente para um ambiente mais democrático e colaborativo”.

 

A poesia que liberta e inspira

 

Enquanto a prosa informa no jornal, a poesia emociona nos corredores por meio do projeto "Arautas da Poesia". Coordenada pela auxiliar de biblioteca Águida Alves de Oliveira, a iniciativa é um convite para que as estudantes do 5º ano descubram o poder da palavra declamada.

 

Nos encontros na biblioteca, as meninas alçam voo nas páginas de diferentes autores(as) e se preparam para apresentar os poemas em eventos, transformando a leitura em performance. O projeto tem se mostrado uma ferramenta poderosa para florescer a autoconfiança, especialmente em estudantes mais tímidas ou com dificuldades na comunicação oral, e ampliar o repertório cultural de todas.

 

A iniciativa, além de formar leitoras, ampliar o repertório cultural das educandas e estimular a criticidade, a sensibilidade e a participação, transforma o próprio ambiente escolar.

 

A coordenadora pedagógica geral, Luciana Ribeiro Rodrigues, destacou a relevância da prática: “As ‘Arautas da Poesia’ transformam a escola em um espaço mais sensível, humano e inspirador, resgatando o valor da literatura como ferramenta de sensibilização e construção de identidade.”