Pular para o conteúdo principal

Educação em tempos de pandemia

criado em - atualizado em

A suspensão das aulas nas escolas do Município de Belo Horizonte foi determinada pelo Chefe do Executivo Municipal, por meio do Decreto nº 17.304, de 18 de março de 2020 e Secretaria Municipal de Educação (SMED/BH), através da Portaria SMED nº 102/2020, e recomendação do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte (CME/BH), por meio do Ato da Presidência do CME/BH nº 002/2020.

 

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a disseminação comunitária da Covid-19, em todos os continentes, caracteriza pandemia

 

Decreto nº 17.304, de 18 de março de 2020. 

 

Portaria SMED nº 102/2020

 

Ato da Presidência do CME/BH nº 002/2020

 

Portaria nº 188/GM/MS - o Ministério da Saúde editou a Portaria. 

 

Decreto Estadual nº 47.886/2020, de 15 de março de 2020. 

 

Decreto Estadual nº 47.891/2020, de 20 de março de 2020. 

 

Portaria nº 343/2020, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação. 

 

Ícone PDF Nota de esclarecimento com orientações aos sistemas e estabelecimentos de ensino, de 18 de março de 2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

 

Nota de esclarecimento e de orientações. o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) regulamenta o Ensino à Distância para Educação Básica, de 27 de março de 2020. 

 

Perguntas e respostas do Conselho Nacional de Educação, que esclareceu as principais dúvidas sobre o ensino no país durante pandemia do coronavírus, de 31 de março de 2020. 

 

Medida Provisória do Governo Federal MP nº 934/2020, que suspendeu a obrigatoriedade das instituições de ensino de educação básica e universidades cumprirem a quantidade mínima de 200 dias letivos, porém mantém a carga horária mínima letiva de 800 horas, de 1º de abril de 2020.

 

MP 927/2020 - Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), e dá outras providências. 

 

MP 936/2020 - Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências. 

 

Posicionamento da ABAlf sobre a reposição de aulas remotas na educação básica

 

Nota de esclarecimento e orientações do Conselho Estadual de Educação 01/2020

 

Ícone PDF Nota de esclarecimento do Conselho Nacional de Educação

 

Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino no país durante pandemia do coronavírus

 

Nota técnica - Ensino a Distância na Educação Básica frente à Pandemia da Covid-19

 

Posicionamento público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativa à proposta de parecer do conselho nacional de educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19

 

Reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19: posicionamento do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) à proposta de Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE)

 

Manifesto ANPEd/Educação a Distância na Educação Infantil, não! 

 

Súmula de Parecer CNE/CP nº 5/2020

 

Guias da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

 

Nota Técnica: O Retorno às Aulas Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19

 

Nota de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria: Covid-19 e a Volta às Aulas

 

Nota do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. onde encontra-se link de acesso à Recomendação n⁰ 006/2020. 

 

Despacho de 29 de maio de 2020 - Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro.

 

Parecer CNE/CP 5/2020 - Homologado com ressalva no item 2.16. (Pedido de Reexame)

 

Resolução CEE nº 474/2020.

 

Documento Orientador do CME/BH.  

 

Manifestação do CME/BH

 

Ícone PDF Guia "Conselho em Tempos de Pandemia".

 

“Conselho Debate”

O Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte (CME/BH) realizará em dois dias do mês de agosto, em ambiente virtual, o evento “Conselho Debate”:

“Educação em tempos de pandemia: desafios pedagógicos, trabalho docente, relação família escola e biossegurança da comunidade escolar”

Objetivos: contribuir para a formação dos conselheiros que compõem o Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte (CME/BH); refletir os impactos da Pandemia na Educação; subsidiar as discussões no Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH) em relação aos protocolos sanitários e pedagógicos, quando for autorizado pelos órgãos competentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) o retorno das atividades escolares presenciais.

Público: Conselheiros Municipais do CME/BH.

Palestrantes: Prof.ª Dra. Analise de Jesus da Silva, Dr. Estevão Urbano, Prof.ª Dra. Mônica Correia, Prof.ª Adriana Nogueira Araujo Silveira, Prof. Dr. Unaí Tupinambás.  

 

Nota Pública sobre o retorno presencial das atividades escolares

 

Documento Orientador 001/2021 do CME/BH

 

Divulgação dos dados obtidos na Consulta Pública sobre condições de retorno às atividades escolares presenciais, quando autorizadas pelos órgãos competentes, nas instituições de educação que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH)

 

Manifesto pela priorização da vacinação dos/as trabalhadores/as da Educação

 

Manifestação do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte quanto ao retorno presencial das atividades nas Instituições Públicas e Privadas de Educação Infantil, integrantes do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte

 

Nota Técnica nº 001/2021