Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na foto, quatro crianças abraçadas sorriem para a foto. O menino da esquerda usa um moletom branco, ao lado uma garota de camiseta preta e mais dois meninos à direita: o primeiro veste casaco vermelho, e o último, à direita, moletom cinza. Ao fundo, há uma parede de tijolos laranja e parte de uma porta bege.
Acervo EMSF

Estudo online transforma a Matemática na EMSF

criado em - atualizado em

 

Tudo começou com um desafio comum: uma avaliação de Matemática com resultados abaixo do esperado. No entanto, a reação dos(as) estudantes da Escola Municipal Salgado Filho (EMSF) foi muito além do esperado. Em vez de desânimo, escolheram a ação. Liderado pelos(as) colegas Alexia, Davi, Miguel e Yan, o grupo decidiu tomar as rédeas do próprio aprendizado.

 

A solução foi moderna e colaborativa. Por conta própria, eles(as) se organizaram em grupos de estudo por videochamada, realizados no contraturno às aulas. Nesses encontros virtuais, os(as) educandos(as) revisavam o conteúdo, resolviam exercícios e, o mais importante, tiravam as dúvidas uns(umas) dos(as) outros(as), transformando a dificuldade individual em um objetivo coletivo.

 

A professora Andreia Madeira, que acompanhou de perto a mobilização, logo percebeu o impacto positivo da iniciativa. Segundo ela, “Depois dessa prática, as notas dos alunos melhoram consideravelmente. Tiveram outros benefícios como interação, empatia e paciência para ajudar outros colegas que apresentam dificuldades em determinada matéria ou assunto.”

 

A experiência na EMSF é um exemplo brilhante de como a autonomia dos(as) estudantes, quando estimulada, gera frutos extraordinários. Mais do que melhorar o desempenho em uma disciplina, a iniciativa fortaleceu a colaboração, a solidariedade e a certeza de que, juntos(as), eles(as) são capazes de superar qualquer desafio.