Pular para o conteúdo principal

Plantas da estufa de Caatinga

criado em - atualizado em

caatinga_mineira.jpg

 

Esta estufa retrata um bioma tipicamente brasileiro, característico do clima semi-árido do nordeste do país até o norte e nordeste do Estado de Minas Gerais. O aspecto da vegetação na estação seca quando as folhas caem e os troncos das árvores e arbustos ficam evidentes na paisagem escondem plantas de grande beleza e com estratégias de adaptação bastante interessantes. 


As espécies arbóreas mais características são: Cavanillesia umbellata(embaré), Commiphora leptophloeos (imburana), Zizyphus joazeiro (juazeiro), Spondias tuberosa (imbuzeiro) e Piptadenia spp. (juremas). Nos afloramentos rochosos, os chamados “lajedos” e “furados” (inselbergs), as rochas calcárias e graníticas abrigam comunidades vegetais compostas por cactos Melocactus spp. (coroa–de-frade), Cereus jamacaru (mandacaru), Pilosocereus sp. (facheiro), Bromélia laciniosa (macambira), Neoglaziovia variegata (caroá), além de portulacáceas e de plantas urticantes, como o Cnidoscolus sp. (cansanção).


A riqueza cultural do norte de MG também faz parte da composição desta estufa e está demonstrada através de esculturas, exposição de plantas medicinais e relato do modo de vida das comunidades.