Pular para o conteúdo principal

Projeto PAS – Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação

criado em - atualizado em
#paratodosverem: fotografia colorida de um auditório iluminado. No centro, sobre um palco, um coral composto por cerca de 15 crianças com pelerines vermelhos seguram uma faixa de boas-vindas e um cartaz onde se lê: "As escolas municipais de Belo Horizonte recebem vocês de braços abertos". Foto por: acervo da Emei Santa Cruz

 

O Projeto PAS é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) que introduz psicólogos(as) e assistentes sociais no cotidiano das escolas municipais. Seu objetivo é fortalecer o ambiente escolar, promover maior inclusão e aproximar a relação entre escola, família e comunidade. Sob a coordenação da Diretoria de Educação Inclusiva, Diversidades e Transversalidade (DIDT), o projeto tem como diretriz o apoio aos(às) estudantes e suas famílias e está alinhado a quatro eixos estruturantes estratégicos: frequência escolar, colaboração no Plano de Convivência Escolar, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e articulação intersetorial.


Com início em março de 2024, o PAS tem implementado ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos entre escola e família, à promoção da convivência escolar e ao desenvolvimento de estratégias coletivas para enfrentar os desafios cotidianos. Essas ações são orientadas por um Plano de Trabalho elaborado pelos(as) profissionais do PAS junto à direção e às coordenações escolares, considerando as especificidades de cada território e comunidade escolar. A articulação com redes de Saúde, Assistência Social e Segurança e Prevenção é pilar essencial, ao alcance e eficácia das intervenções realizadas.


Embora ainda em fase de consolidação, o PAS já demonstra seu potencial na construção de ambientes mais acolhedores, colaborativos e seguros. O projeto reflete o compromisso da Rede Municipal de Educação em promover uma escola que acolha, proteja e contribua para o desenvolvimento integral de seus(suas) estudantes, criando bases sólidas para um futuro mais inclusivo e equitativo.