28 Abril 2025 -
Em abril, o projeto desenvolvido mensalmente, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Serra Verde, teve o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como tema principal a ser trabalhado. A proposta é elaborada em parceria com o Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) e envolve a comunidade, as crianças, os(as) professores(as) e os(as) funcionários(as) em prol de dar visibilidade às vulnerabilidades, às diferenças e aos assuntos necessários para o bom clima escolar. As atividades desenvolvidas todos os meses abrangem a empatia, o diálogo e o aprendizado sob diversas abordagens.
Na Emei Serra Verde, o Projeto PAS conta com a psicóloga Dalva Gabrielly e a assistente social Edna Lima. Com o auxílio delas, a escola desenvolveu a programação especial de conscientização sobre o autismo com toda a comunidade escolar. As ações do projeto contínuo incluíram rodas de conversa, palestras, contações de histórias, oficinas e momentos de acolhimento. “Foi um momento marcante e de muito aprendizado”, destaca Siomara Costa, da coordenação geral da escola.
O objetivo principal da ação é que, desde pequenos(as), os(as) alunos(as) aprendam a respeitar as diferenças e a compreender a diversidade. O momento de destaque foi a passeata realizada com as crianças, que caminharam juntas em um ato alegre de apoio à causa, com letreiros e pompons. Após a atividade, as crianças foram convidadas a registrar a experiência em desenhos e pinturas, para expressar o que sentiram e aprenderam no projeto de abril.
Todos(as) os(as) alunos(as) da Emei Serra Verde participaram da proposta referente à inclusão. O PAS e a Emei seguirão atuando mensalmente, por meio de ações que tratam de temas relevantes para o clima escolar e para a construção de um ambiente educativo justo e acolhedor. Assim, o mês da conscientização sobre o autismo na Emei Serra Verde ensinou, na prática, que cada pessoa é única e que respeitar as diferenças é essencial para uma melhor convivência.