Pular para o conteúdo principal

emei

Escolas ganham mais psicólogos e assistentes sociais

criado em - atualizado em

Setenta e dois novos psicólogos e assistentes sociais passam a integrar o cotidiano das escolas municipais dentro do Programa PAS, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed), cujo objetivo é fortalecer o ambiente escolar, promover maior inclusão e aproximar a relação entre escola, família e comunidade.

 

Sob a coordenação da Diretoria de Educação Inclusiva, Diversidades e Transversalidade (DIDT), o projeto tem como diretriz o apoio aos/às estudantes e suas famílias e está alinhado a quatro eixos estruturantes estratégicos: frequência escolar, colaboração no Plano de Convivência Escolar, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e articulação intersetorial.

 

Implantado em março de 2024, o PAS passa agora a contar com 570 psicólogos e assistentes sociais, que atuam nas 324 escolas da rede municipal de educação da capital mineira, implementando ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos entre escola e família, à promoção da convivência escolar e ao desenvolvimento de estratégias coletivas para enfrentar os desafios cotidianos.

 

Essas ações são orientadas por um Plano de Trabalho elaborado pelos profissionais do PAS junto à direção e às coordenações escolares, considerando as especificidades de cada território e comunidade escolar. Fazem ainda a articulação com as redes municipais de Saúde, Assistência Social, Segurança e Prevenção, pilar essencial para alcançar maior eficácia das intervenções realizadas.