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Educação de Jovens e Adultos - EJA

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JOVENS, ADULTOS E IDOSOS ATENDIDOS

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos é favorecer a jovens, adultos/as e idosos/as o atendimento para alfabetização e certificação, com projeto de inserção social. Para que esse processo seja contínuo e harmonioso, é importante a adoção de algumas ações.

 

AÇÕES DA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURRÍCULO E MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM

Essa ação visa associar experiências de vida (leitura de mundo) com novos conhecimentos cognitivos (leitura, interpretação e cálculos) nas diferentes áreas do saber. Dessa forma, será possível efetivar os processos de alfabetização e certificação de jovens, adultos/as e idosos/as da cidade.
 
É importante manter diálogos com os/as professores/as da EJA no sentido de desenvolver planos curriculares pautados nas Proposições Curriculares EJA, nos Cadernos Pedagógicos EJA, Cadernos de Alfabetização para EJA e outras produções docentes.
 
O “Encontro de Diálogos”, iniciativa realizada sempre na última sexta-feira de cada mês, iniciou-se em março de 2021, e tem o objetivo de construir uma proposta para Educação de Jovens e Adultos que contribua para a formação dos/as estudantes e para refletir sobre os diferentes aspectos que influenciam essa formação.  O “Encontro de Diálogos” configura-se como um espaço para informações, debates, reflexões e trocas de experiências e têm a participação de todos/as os/as profissionais da EJA.


Acontecem também reuniões com os coordenadores/as de EJA em uma das sextas-feiras de cada mês para alinhamento dos trabalhos de ensino e aprendizagem com estudantes da EJA.

 

 

Encontro EJA 

 

Sistema de monitoramento e acompanhamento escolar 

 

O SMAE permite identificar em qual nível de escrita se encontra o/a educando/a da turma de alfabetização/EJA. Essa funcionalidade se encontra à parte das avaliações por área do conhecimento e está disponível para acesso e alteração a qualquer momento do ano letivo.

 

Tela de login do SMAE

 

Tela inicial do SMAE

 

Página do estudante no SMAE

 

PRODUÇÃO DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DA EJA E FORMAÇÃO

Em 2020, foi realizada uma formação sobre os “Cadernos Pedagógicos da EJA” para 200 profissionais. O produto dessa formação foi a criação de cinco cadernos, em parceria com a UFMG, sob a coordenação do professor Heli Sabino.

 
Em 2021, iniciou-se a produção de 10 volumes pedagógicos sobre alfabetização na EJA, em parceria com a UFMG, sob a coordenação da professora Francisca Maciel, finalizando em 2022. A partir desses volumes pedagógicos sobre alfabetização na EJA, foi realizada uma formação  no período de 3 de setembro de 2021 a 19 de agosto de 2022. 
 
Para acessar os “Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos, clique em: DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES DA EJA E TRABALHOS DE DOCENTES.

 

Print da formação de Produção dos Cadernos Pedagógicos da EJA

AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO À EJA

A Secretaria Municipal de Educação amplia o atendimento a estudantes de EJA em turmas externas, iniciadas a partir da intersetorialidade. O objetivo é apresentar propostas de ações para o público da EJA em diálogo permanente com os demais setores envolvidos no atendimento a esses sujeitos, pensando em novas possibilidades de atendimento intersetorial, para que a educação se torne mais acessível para as pessoas jovens, adultas e idosas.

PROJETOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Considerando os desafios socioeconômicos desencadeados pela pandemia da covid-19 em todo o país e, pontualmente em Belo Horizonte, para as camadas mais vulneráveis da população, um projeto de qualificação para o trabalho, emprego e renda torna-se necessário no sentido de trazer opções para minimizar as dificuldades cotidianas de jovens, adultos/as e idosos/as da EJA, além de identificar e viabilizar a qualificação para o trabalho, emprego e a geração de renda como um dos direitos do/a cidadão/ã estudante da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
 
O Projeto Geração de Emprego e Renda para estudantes da EJA (Gere) é uma opção de resposta aos atuais desafios enfrentados por grande parcela da população jovem, adulta e idosa (60+) da nossa cidade. O projeto visa atender estudantes da EJA que estão desempregados ou atuando no trabalho informal, no empreendedorismo de necessidade, na economia solidária, na expectativa do primeiro emprego ou precisando de orientações como menor aprendiz.
 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), pretende-se inserir estudantes, professores e profissionais da EJA no “Fórum Qualifica BH”, promovido pela Subsecretaria do Trabalho e Emprego (SUTE) da SMDE. Além disso, anualmente, é realizado o “Qualifica EJA”, evento que tem a parceria da SMDE com a Smed, para levar estudantes da EJA a conhecerem parcerias voltadas para a formação profissional.

QUALIFICA EJA 

O Qualifica EJA é uma ação conjunta da SMED e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio  do Fórum Qualifica BH e do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda de Belo Horizonte (PMQER/BH), com o propósito de informar, estimular e disponibilizar oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional para os/as estudantes matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte, especialmente nas Escolas da Rede Municipal de Educação.

Boas Práticas Especial - Qualifica EJA 2024

 

GERE: PROJETO DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA ESTUDANTES DA EJA

Ação estratégica para informar, encorajar e disponibilizar oportunidades de aprendizagem e ofertas de qualificação profissional para o trabalho, o emprego e a geração de renda para estudantes matriculados na EJA que precisarem e desejarem participar.
 
A abertura oficial do  Projeto de Geração de Emprego e Renda (Gere) ocorreu no dia 17 de setembro de 2021, tendo a participação de parceiros que oportunizam cursos de formação para nossos/as estudantes. Novas oportunidades de formação e disponibilização de vagas para os próximos cursos  estão sendo constantemente renovadas e divulgadas.
 
Veja o vídeo do aluno Hebert, que participou do curso de panificação.

Qualifica EJA- (Gere)-setembro de 2021

 

Em 2023, a abertura do QUALIFICA EJA foi em 27 de março, em sequência, aconteceram encontros presenciais regionalizados entre os dias 28 e 30 de março. Participaram muitos/as parceiros/as importantes para o desenvolvimento dessa ação.
 
Parceiros: AFAs - SINE - Ações Formativas de Aprendizagens - Sistema Nacional de Emprego | ASHOKA Brasil/FA.VELA ASSPROM  - Associação Profissionalizante do Menor | CEDIPRO - Sistema Divina Providência | CENAP - Centro Nacional de  Aprendizagem Profissional | CLIC - Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade | COMUPRA - Conselho  Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu | CRESAN - Mercado da Lagoinha - Centro de Referência em Segurança  Alimentar e Nutricional | DOCE REVOLLUTION ALFAJORES | ELA/ARENA da CULTURA - Escola Livre de Artes/ Arena  da Cultura | FUNDAÇÃO CDL (PET) - Programa Educação e Trabalho | IOS - Instituto de Oportunidade Social | ONG  RAIO DE LUZ | OSC AST - Ação Social Técnica | PODCAST DO ZOOI | PRODABEL - Empresa de Informática e  Informação do Município de Belo Horizonte | RAÍZES - Formação em cidadania para jovens. Programa da Fundação  Dom Cabral | SEBRAE MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas | SENAC - Serviço Nacional de  Aprendizagem Comercial | SESC MG - Serviço Social do Comércio | IPPE - Instituto de Pesquisas e Projetos  Empreendedores | SMDE(Cê Tá On, GOBH) - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico | SUTE/ECOSOL -  Subsecretaria de Trabalho e Emprego - Economia Solidária

 

 Sistema GERE: Geração de Emprego e Renda - EJA

 

icone pdf  Tutorial para acessar o GERE 

 

QUALIFICA EJA: AÇÕES 50+

PROJETO OUTUBRO PRATEADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA PESSOA

A modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) é ministrada nas escolas da cidade, mas aulas também acontecem em turmas externas da EJA, que são vinculadas às escolas e funcionam em espaços distintos nas nove regionais da cidade, compreendendo instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), unidade hospitalar, centros de referência em saúde mental (CERSAMs), salas, salões ou espaços em igrejas das mais diversas denominações, instituições privadas, centros de convivência, Centro Pop Leste, Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Ocupação Dandara,  dentre outras realidades. Assim, são assistidas pessoas jovens, adultas e idosas que se encontram em variadas circunstâncias de vida.

No que diz respeito à pessoa idosa, considerada aqui como aquela com idade igual ou superior a 60 anos, tal como apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Política Nacional do Idoso (Brasil, 1994) e pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Brasil, 2003), a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) assiste 1.380 pessoas na modalidade da EJA (Belo Horizonte, 2023) tanto nas turmas em funcionamento nas escolas quanto nas turmas de EJA externa. Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte está composta por 2.357 educandos(as) 50+, de modo que este projeto atende uma expressiva comunidade (Belo Horizonte, 2023).

Motivados pela campanha do Outubro Prateado, que já faz parte do calendário anual da DPEI e do CRPI), incentiva-se a realização de eventos, celebrações, ações de valorização e atividades e reflexão durante todo o mês de outubro, para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento.

Em 2023, foram oferecidas diversas atividades e oficinas no CRPI, como: musicalização, artesanato, dança de salão, boliche adaptado, vôlei adaptado, biodança, planetário, presença do TRE para atualizar biometria, apresentações teatrais e musicais, tai chi chuan, contação de histórias, dança sênior entre outras, com boa aceitação e participação.

 

#paratodosverem: fotografia colorida de um grupo com cerca de 30 idosos, de mãos dadas, formando dois círculos, sendo um dentro do outro. Eles estão em uma sala ampla, com duas janelas grandes ao fundo, uma janela grande na lateral direita e dois ventiladores de teto.

Foto: acervo Smed. 

Ações 50+

                                                                                                              Idosos participam de atividade no CRPI

Essa ação foi estrategicamente pensada para promoção do envelhecimento saudável.

DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES DA EJA E TRABALHOS DE DOCENTES

Proposições Curriculares EJA

Proposições Curriculares Eja

Proposições Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos

 

Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em Tempos de Pandemia

Percursos curriculares

Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em Tempos de Pandemia

 

Matrizes de Habilidades da EJA para o SMAE - Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Escolar na EJA

icone pdf Matrizes de Habilidades da EJA para o SMAE - Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Escolar na EJA

Trabalhos apresentados nos congressos de Boas Práticas de Educação da PBH

Anais do 1º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da RME | BH - 2018 

Anais do 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da RME | BH - 2019

 

Trabalhos de professores/as da EJA

Tenha acesso a trabalhos e projetos desenvolvidos por professores/as da EJA. 

 

Diálogos na Rede Municipal sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

A equipe da Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-Racial (DEID) em parceria com a equipe do APPIA EJA: consolidando projetos de vida produziu o Caderno "Diálogos na Rede Municipal sobre o enfrentamento à violência contra a mulher". O material contém um resgate histórico de marcos legais municipais, estaduais e federais sobre o tema, uma tipologia da violência contra a mulher, uma síntese do Programa de Dignidade Menstrual e uma contextualização teórica sobre a Política de Equidade entre Mulheres e Homens na Educação.

 

icone pdf Diálogos na Rede Municipal sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

Cadernos Pedagógicos EJA

Cadernos Pedagógicos 1: EJA, ESPAÇO E CULTURA: Direito à Cidade

icone pdf Cadernos Pedagógicos 1: EJA, ESPAÇO E CULTURA: Direito à Cidade

 

Cadernos Pedagógicos 2: EJA E CIDADE: Direito à Memória

icone pdf Cadernos Pedagógicos 2: EJA E CIDADE: Direito à Memória

 

Cadernos Pedagógicos 3: EJA, MUNDO DO TRABALHO: Direito à Dignidade

icone pdf Cadernos Pedagógicos 3: EJA, MUNDO DO TRABALHO: Direito à Dignidade

 

Cadernos Pedagógicos 4: EJA, SAÚDE E CORPOREIDADE: Direito à Vida

icone pdf Cadernos Pedagógicos 4: EJA, SAÚDE E CORPOREIDADE: Direito à Vida

 

Cadernos Pedagógicos 5: EJA, EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direito à Informação e à Comunicação

icone pdf Cadernos Pedagógicos 5: EJA, EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direito à Informação e à Comunicação

Volumes Pedagógicos EJA

A formação continuada é um marco de consciência e aprimoramento do/a profissional docente. Por isso, o coletivo de professores/as conta, novamente, com o trabalho colaborativo e parceiro da UFMG.

Com a produção de nove volumes pedagógicos da coleção “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo”, (ainda em elaboração), específica de letramento e alfabetização na EJA, os/as professores/as poderão participar de novos processos formativos para seu desempenho profissional.

 

Documento orientador

icone pdf Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo: conhecimentos essenciais para a alfabetização de jovens e adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

 

Volume 1

icone pdf Volume 1 - Alfabetização e Letramento da EJA e os Princípios Freirianos.

 

Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo: conhecimentos essenciais para a alfabetização de jovens e adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte- Volume 2

icone pdf Volume 2 - Cultura Escrita, Oralidade e os Preconceitos Linguísticos.

 

Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo: conhecimentos essenciais para a alfabetização de jovens e adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte- Volume 3

icone pdf Volume 3 - A Psicogênese da Língua Escrita e a Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

 

Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo: conhecimentos essenciais para a alfabetização de jovens e adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte- Volume 4

icone pdf Volume 4 - Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética na Alfabetização de Jovens e Adultos.

 

Volume 5 - Conhecimentos de Ortografia e a Alfabetização de Jovens e Adultos

icone pdf Volume 5 - Conhecimentos de Ortografia e a Alfabetização de Jovens e Adultos

 

Volume 6 - Leitura e Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

icone pdf Volume 6 - Leitura e Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

 

Volume 7 - Produção de textos escritos e Alfabetização na Educação de jovens e adultos

icone pdf Volume 7 - Produção de textos escritos e Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

 

Volume 8 - Planejamento: o fazer docente na Educação de jovens e adultos

icone pdf Volume 8 - Planejamento: o fazer docente na Educação de Jovens e Adultos

 

Volume 9 - Monitoramento e a Alfabetização de Jovens e Adultos

icone pdf Volume 9 - Monitoramento e a Alfabetização de Jovens e Adultos

 

FORMAÇÕES EJA

As formações para os/as profissionais da EJA, estão disponíveis no link do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape).


O Cape promove a formação e o desenvolvimento dos/as profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).  Ele tem desenvolvido ações de promoção, incentivo e colaboração voltadas para os/as profissionais da educação. Dentre essas ações, encontram-se a organização, a articulação e a divulgação de encontros formativos, webinários e cursos de formação continuada.

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape)

 

Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo”

 

Em setembro de 2021, teve início a Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo”, voltada para a alfabetização de jovens e adultos e suas especificidades, encerrando-se em agosto de 2022.

 

A formação totalizou uma carga horária total de 134 horas, com 17 encontros síncronos de 2 horas (totalizando 34 horas), mais 2 horas semanais de leitura de materiais e de realização de atividades (totalizando 100 horas). Foram momentos ricos de trocas de conhecimentos, especialmente, devido à participação enriquecedora de cursistas, que partilham suas vivências em turmas de EJA, sempre colaborando para o desenvolvimento da formação.
 

O encerramento da formação aconteceu em 19 de agosto de 2022, no auditório do 8º andar da SMED.
 

Os temas abordados nos encontros são:
 

1) Conhecimento essenciais para a alfabetização de jovens e adultos na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
 

2) Especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
 

3) Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos
 

4) Psicogênese da língua escrita
 

5) Ortografia no ensino para adultos da EJA
 

6) Oralidade
 

7) Produção textual
 

8) Leitura
 

9) Planejamento
 

10)  Avaliação

ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO LENDO E ESCREVENDO AS PALAVRAS, LENDO E ESCREVENDO O MUNDO

 

Atualmente, está disponível em formato Ead a Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo - Trilhas de aprendizagem


Destinada a todos/as professores/as de turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos e demais professores/as interessados na temática.


Disponível através do link: https://ead.pbh.gov.br


Esta formação está organizada em cinco módulos, sendo eles:


Módulo I: Ler e escrever palavras, ler e escrever o mundo;

 

Módulo II: Ler e escrever palavras na perspectiva freiriana: alfabetização e letramento;


Módulo III: Alfabetização e processo de desenvolvimento da escrita na EJA;


Módulo IV: Leitura e produção de textos na EJA;


Módulo V: Planejamento e avaliação na EJA.


Cada módulo contém um roteiro de estudo a partir da leitura de textos base e uma atividade, que deverá ser realizada no ambiente virtual. Ao final, os/as cursistas deverão elaborar uma sequência didática e postá-la no ambiente virtual. 

ESCOLAS MUNICIPAIS QUE OFERECEM TURMA DE EJA

A Rede Municipal de Educação conta, atualmente, com 95 Escolas Municipais que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos- EJA, na cidade de Belo Horizonte. As escolas estão distribuídas nas nove regionais da cidade.

São oferecidas turmas mistas de alfabetização e certificação. Há oferta de turmas em outros espaços da cidade, para atender demandas específicas.

RegionaisEscolas com EJATurmas de Eja Externas*
Barreiro1608
Centro-Sul0909
Leste0608
Nordeste1206
Noroeste0907
Norte1301
Oeste0602
Pampulha0809
Venda Nova1606

 * As turmas externas da Educação de Jovens e Adultos existem para que a educação se torne mais acessível para as pessoas jovens, adultas e idosas. São 56 turmas em diversos espaços da cidade, tais como, CRAS, Centros de Convivências, Igrejas, Centros culturais, ILPIs, entre outros espaços da Cidade.

 

Endereço das Diretorias Regionais de Educação(verifique qual é a regional mais próxima da sua casa ou trabalho).

Conheça as escolas municipais com turmas de EJA e faça contato para tirar quaisquer dúvidas.

 

 

 

MATRÍCULA NA EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos/as que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e/ou o Ensino Médio.
 
A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano, na escola de preferência do/a estudante. A proposta da Educação de Jovens e Adultos é garantir o direito a todos/as os/as cidadãos/ãs de iniciar, retomar ou concluir os estudos.
           
A Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte oferece Ensino Médio somente na modalidade EJA e apenas na Escola Municipal Caio Líbano Soares, rua Carangola, 288, 6º andar, bairro Santo Antônio. É a única escola da RME-BH que atende exclusivamente a modalidade EJA, contemplando todas as idades e níveis de Ensino Fundamental e Médio, nos três turnos de funcionamento.
 
Para ingressar no Ensino Fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos. Para o Ensino Médio, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos e a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental.
 
Conforme o Ofício SMED/DAOR/EXTER No 001/2022, as matrículas para a EJA podem ser feitas diretamente nas escolas.
 
As matrículas também podem ser realizadas por meio do cadastro, de acordo com calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação. 

 

icone pdf Ofício SMED/DAOR/EXTER No 001/2022 - Orientações para o fluxo de efetivação de matrículas na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA