Pular para o conteúdo principal

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAPE)

atualizado em 16/04/2021 | 15:50

O Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape) tem como competência promover a formação e o desenvolvimento dos(as) profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). O Cape tem desenvolvido, de forma especial, ações de promoção, incentivo e colaboração voltadas para os(as) profissionais da educação, considerando o distanciamento social decorrente do contexto de pandemia. Dentre essas ações, encontram-se a organização, articulação e divulgação de encontros formativos, webinários e cursos de formação continuada.
Confira no banner como participar das formações ofertadas em articulação com Cape/Smed.

Banner CAPE

 

Para participar de quaisquer formações ofertadas pela Smed e parceiros, é necessário fazer um cadastro em um dos links abaixo. Este cadastro deve ser realizado apenas uma vez. Após preenchê-lo, você poderá fazer a inscrição em qualquer outra formação ofertada pela Smed e seus parceiros, desde que ela seja destinada à sua função/cargo profissional. 

 

Cadastro – Professores(as) da Rede Municipal de Educação que atuam na escola:

 

CADASTRE-SE

 

 

Cadastro – Outros(as) profissionais da educação (professores(as) que atuam na Smed e DIRE, creche parceira, monitor da integrada, auxiliar de apoio ao educando, dentre outros):

 

CADASTRE-SE

 

Confira algumas formações abertas para este primeiro semestre de 2021 em “Formações SMED e parceiros” disponíveis abaixo.

FORMAÇÕES SMED E PARCEIROS

 

SELEÇÃO INTERNA

Seleção interna para Representantes das escolas - Projeto estratégico InterAção: clique aqui

 


Seleção interna: Coordenadores/as Alfaletra -Projeto estratégico InterAção: clique aqui

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

EU e o OUTRO VIVÊNCIAS DO ADOLESCER

A formação busca capacitar professores para lidar com temáticas que podem surgir no cotidiano escolar envolvendo os adolescentes, tais como: prevenção às IST, prevenção ao uso de drogas, à automutilação e ao autoextermínio, dentre outros.

 

Plano de Curso da Formação EU e o OUTRO VIVÊNCIAS DO ADOLESCER INSCREVA-SE

 

 

 


 

Plano Anual de desenvolvimento do servidor (PADS)

O Plano Anual de Desenvolvimento do Servidor (PADS) é um instrumento da Administração Pública para planejamento, acompanhamento, controle e execução das ações de desenvolvimento profissional na PBH.

A definição das ações de capacitação de servidores que fazem parte do Quadro de Pessoal da Prefeitura de Belo Horizonte, no âmbito do PADS, é de responsabilidade dos seus respectivos Órgãos de lotação e também da Gerência de Gestão do Desenvolvimento (Gesde), ligada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

No atual contexto de pandemia da COVID-19, a Gesde tem indicado cursos exclusivamente à distância, realizados por instituições renomadas. São ofertados desde cursos de informática até aqueles relacionados às mais diversas temáticas no âmbito da gestão pública. Todos eles disponíveis por meio da plataforma EaD da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Para acessar, siga os passos indicados a seguir.

Acesse aqui

Identifique-se, faça login de acordo com as instruções abaixo: 

Para acessar a plataforma os Servidores/Empregados da PBH  não  devem utilizar o e-mail completo nomedeusuario@pbh.gov.br ou nomedeusuario@edu.pbh.gov.br
Informe apenas o nome de usuário da sua conta, assim:
Usuário:     nomedeusuario
Senha:     ************


 

Percurso Curricular: reflexão e ação no contexto da Pandemia


A formação busca proporcionar momentos de reflexão e construção de saberes sobre os currículos e a prática de ensino no contexto de pandemia, favorecendo a ressignificação das experiências e a reelaboração das práticas para que o(a) docente possa planejar, monitorar, avaliar e intervir no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes.


Público-alvo: Professores(as) dos 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos de todas as áreas, professores(as) do Geração Ativa, coordenadores(as) pedagógicos, vice-diretores(as) e diretores(as) das escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

 

Plano de Curso - 4º, 5º e 6º anos INSCREVA-SE

 

Plano de Curso - 7º, 8º e 9º anos INSCREVA-SE

 


 

Webinários EcoEscola BH


O Programa de Educação Ambiental de Belo Horizonte (EcoEscola BH), juntamente com seus parceiros, divulga a sequência de webinários para o primeiro semestre de 2021.

 

Os temas propostos para a sequência de webinários apresentada foram sugeridos pelos Cursistas do Programa Ecoescola BH EaD no final de 2020, mas as inscrições são abertas para todos(as). Estes encontros formativos serão realizados por diversos parceiros ao longo do ano.

 

Webnários EcoEscola BH INSCREVA-SE


 

EcoEscola BH EaD

 

O EcoEscola BH EaD é o conjunto de cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores das Escolas Municipais de Belo Horizonte. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para capacitar professores(as) e monitores(as) das escolas municipais de Belo Horizonte para desenvolverem ações de sustentabilidade ambiental em suas instituições de ensino. Não é plataforma apenas de formação, mas de aplicação prática de atividades sustentáveis. Visa desafiar os(as) educadores(as) a desenvolverem ações com seus estudantes, para que a escola e sua comunidade se tornem locais de educação, conscientização e, principalmente, do planejamento de atividades para a melhoria do meio ambiente.

 

EaD EcoEscola BH INSCREVA-SE

INSCRIÇÕES FINALIZADAS

 

Encontros sobre a Plataforma Khan Academy


Aliados à proposta do Meta Educação, os encontros sobre a Khan Academy pretendem levar aos interessados a utilização, com intencionalidade pedagógica, da plataforma Khan Academy, especialmente em Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. A plataforma Khan é uma organização sem fins lucrativos, que possui como objetivo o uso de recursos tecnológicos aplicados à educação, de forma gratuita, adaptativa e gamificada.

 

Encontros sobre a Plataforma Khan Academy INSCRIÇÕES ENCERRADAS


 

Programa INTEGRARTE: Formação em Arte e Cultura

 

O Curso Integrarte busca desenvolver e relacionar conteúdos das Artes, da Cultura e da Educação, com objetivo de qualificar as práticas profissionais de agentes públicos(as) da SMED e instituições parceiras. Com caráter multiplicador, o Integrarte destina-se à sensibilização das comunidades escolares transversalizando estudos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Design Popular, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.

 

INTEGRARTE INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Documentos que norteiam a política da Rede
E-book: Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens em Tempos de Pandemia


Trata-se da apresentação dos eixos estruturadores de uma proposta pedagógica especialmente pensada para o atual contexto. O documento está estruturado em sete capítulos. O primeiro trata de uma importante provocação (a reinvenção da profissão docente e da escola), a qual a educação é chamada a responder de forma muito significativa. O segundo apresenta a construção do Mapa Socioeducacional como um instrumento estratégico para a construção dos conhecimentos sobre os sujeitos e as realidades de cada território, favorecendo a proposição de práticas pedagógicas focadas no direito às aprendizagens. O terceiro propõe uma reflexão de suma relevância para a efetivação de toda prática pedagógica, especialmente, nestes novos tempos: a centralidade do(a) estudante no processo de ensino-aprendizagem no ensino híbrido.

 

O quarto capítulo ressalta a importância de desenvolver uma educação acessível a crianças, adolescentes, jovens, adultos(as) e idosos(as), respeitando as  diversidades que os tornam sujeitos singulares no mundo. O quinto, o sexto e o sétimo capítulos contextualizam o processo de construção dos conhecimentos essenciais para cada etapa/nível de escolarização ofertado pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: infâncias, adolescências, juventudes e vidas adulta e idosa.

Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens em Tempos de Pandemia

 

Clique aqui para acessar o e-book.

 

Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Os Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos foram elaborados entre os anos de 2018 a 2020, por professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), estudantes de graduação e professores(as) da UFMG. Trata-se de cadernos elaborados pelas/os e para as/os profissionais docentes que atuam nessa modalidade educativa. Os cadernos apresentam os seguintes títulos e abordagens: 

 

Cadernos Pedagógicos 1: EJA, ESPAÇO E CULTURA: Direito à Cidade

Cadernos Pedagógicos 2 : EJA E CIDADE: Direito à Memória

Cadernos Pedagógicos 3: EJA, MUNDO DO TRABALHO: Direito à Dignidade

Cadernos Pedagógicos 4 : EJA, SAÚDE E CORPOREIDADE: Direito à Vida 

Cadernos Pedagógicos 5: EJA, EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direito à Informação e à Comunicação

Congresso de Boas Práticas

O Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Socializando Experiências e Conectando Saberes - é realizado anualmente, desde 2018, e tem como objetivo divulgar e compartilhar as práticas pedagógicas e experiências exitosas que acontecem em nossa Rede. A programação inclui apresentação de trabalhos dos(as) profissionais da educação, divididos em duas categorias: comunicação oral e pôster. O evento conta, ainda, com palestras, mesas redondas, apresentações culturais, minicursos e rodas de conversa. 

 

As inscrições são abertas a todos(as) os(as) profissionais da educação municipal, independentemente da função que exercem nas unidades escolares. As apresentações são em dupla e, pelo menos, um dos integrantes da mesma deve ser professor(a) da Rede. O congresso foi pensado em uma perspectiva de formação entre pares. 

 

Para tornar pública a produção acadêmica dos(as) docentes e educadores(as) da RME/BH foi construído o espaço “Repositórios dos Anais dos Congressos de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH)”, que permite que sejam conhecidos e consultados os artigos e pôsteres apresentados pelos(as) docentes e educadores(as) da RME/BH nos congressos. 

 

Anais do 1º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da RME | BH - 2018 

 

Anais do 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da RME | BH - 2019

 
Devido à pandemia, não foi possível realizar o Congresso de Boas Práticas no ano de 2020. Contudo, para 2021, uma nova edição do Congresso está sendo organizada e será realizada de acordo com as condições e possibilidades do momento.

Produção acadêmicas dos(as) docentes e educadores(as) da RME/BH 

Com o objetivo de tornar pública a produção acadêmica dos(as) profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH), foi criado o “Repositório de publicações de docentes e educadores(as) da RME/BH”. Nesse espaço, poderão ser conhecidos e consultados teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso de especialização ou de graduação, monografias, artigos elaborados pelos professores(as) e outros(as) educadores(as) da RME-BH.

Repositório de publicações de docentes e educadores(as) da RME/BH

Caso seja um(a) profissional da RME/BH e queira compartilhar seu  trabalho, envie o material para: cape.smed@pbh.gov.br e compartilhe com a Rede suas reflexões e contribuições para a educação.

Pesquisa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed), por meio do Cape, compreende a importância das pesquisas para a evolução dos saberes humanos e, especificamente, para a compreensão da realidade das escolas. A partir das pesquisas no âmbito da educação, é possível construir conhecimentos essenciais para a elaboração de políticas públicas, planos de ação, propostas de formação, dentre outros, que visam melhorar a qualidade da educação ofertada.

 
Caso tenha o intuito de realizar pesquisa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e lhe sejam necessários os documentos Termo de Anuência e Carta de Apresentação para a(s) escola(s) de campo, pedimos que clique aqui e preencha o formulário. Após avaliação da pertinência do projeto de pesquisa, serão disponibilizados os documentos necessários.

 
Contamos com sua colaboração para compartilhar os resultados da sua pesquisa, enviando-os, por e-mail, para: cape.smed@pbh.gov.br