O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos(às) estudantes, aos (às)professores(as), aos(às) servidores(as) e à toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Com uma proposta de metodologia participativa, que prioriza a inovação e a criatividade, o Clic desenvolve um vasto conjunto de ações pedagógicas estimulantes focadas nas múltiplas linguagens.
Todos os ambientes do Clic se integram para criar espaços agradáveis, estimulantes e propícios às atividades pedagógicas. Em um ambiente dinâmico, articulado, multifacetado e disruptivo, com espaços especialmente preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, o Centro oferece uma variedade de atividades extracurriculares com o objetivo de promover a aprendizagem criativa, o ensino por investigação e a cultura maker.
O espaço foi projetado para acolher, oferecer e divulgar propostas de inovação pedagógica relacionadas ao uso de recursos de baixa e de alta tecnologia. Cada sala é identificada com cores vibrantes, de acordo com a área de conhecimento e com a funcionalidade. Os corredores são lugar de estar e não apenas lugar de passagem, projetados em diálogo com os espaços de Belo Horizonte, reforçando o caráter educativo da cidade: cidade jardim, cidade educadora, cidade criativa, cidade maker e cidade inteligente, explorando as oportunidades de aprendizado na cidade, da cidade, sobre a cidade e a favor da cidade.
A primeira unidade do Clic, inaugurada em 2019, está situada no 3º andar, na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A segunda unidade, situada no Centro de Educação Integral Imaculada Conceição, entrou em funcionamento em fevereiro de 2024 e a terceira unidade, situada à Rua Cristina Maria de Assis, 202, Califórnia, está em processo de implantação.
- Diretrizes Pedagógicas
- Revista Clic
- Núcleo de Línguas (Nuli)
O Núcleo de Línguas (Nuli) do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) promove cursos e oficinas de línguas estrangeiras modernas para estudantes e educadores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e contribui com a política de acolhimento aos(às) estudantes migrantes matriculados na Rede. Tem como principais ações:
- oferta de curso básico de inglês, espanhol, francês, italiano, árabe e mandarim;
- curso e oficina de Português como Língua de Acolhimento (Plac) para estudantes migrantes e seus familiares;
- cursos e oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para educadores;
- tradução livre de documentos de migrantes para matrícula na rede;
- oficinas demandadas pelas escolas para acolhimento linguístico aos estudantes em situação de refúgio/migração;
- Centro de Atendimento aos Estudantes Migrantes e familiares com oficinas temáticas.
O Núcleo de Línguas conta com parcerias importantes, como as efetivadas com a Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Guia do Migrante
Dúvidas, informações, telefones úteis e demais informações.
- Núcleo de Ciências (Nuci)
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Ciências (Nuci) do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), promove e assessora o uso pedagógico do Laboratório de Ciências, apoiando estudantes e professores, buscando a reflexão, o letramento científico por meio da abordagem do ensino por investigação, cultura Maker e da educação STHEAM. As práticas de experimentação e investigação estão disponíveis na nossa área EAD, Laboratório de Ciências.
Metodologia STHEAM
O STEAM, um acrônimo em língua inglesa para science, technology, engineering, art and mathematics (ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) propõe por meio da transdisciplinaridade a conexão dessas áreas para a resolução de problemas. Por meio de projetos à luz da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), os(as) estudantes aprendem fazendo, propondo e testando hipóteses de forma que utilizem conhecimentos adquiridos por eles(as) na escola, aliados às tecnologias, à robótica, aos laboratórios de ciências, etc.
O Clic propõe, desde 2019, a transformação da abordagem STEAM em STHEAM, com a inclusão das Humanidades (questões Humanas e Sociais) como parâmetros para toda problematização e toda aprendizagem, de forma que as práticas estejam adequadas à realidade dos(as) estudantes.A atuação do Nuci visa:
- Desenvolver atividades experimentais baseadas no ensino por investigação que procuram inspirar as escolas da rede no uso de seus laboratórios de ciências ou de salas ambientes;
- Ofertar uma sala ambiente interessante, chamativa e acolhedora com a materialidade já presente nos laboratórios de ciências das escolas da rede e materiais alternativos, em conformidade com a cultura Maker;
- Utilizar os recursos atualmente existentes na rede de tecnologia (tablets, chromebooks) e criar sequências didáticas pelas quais os(as) estudantes poderão, por meio da mediação dos estagiários de ciências, usufruir do ambiente e da materialidade presentes para o aprendizado de ciências;
- Divulgação do guia Laboratório de Ciências – Orientações para as escolas: além de servir como inspiração, o compêndio reúne instruções indispensáveis, voltadas para os cuidados com a segurança durante as aulas de experimentos no Laboratório de Ciências, bem como sugere diversas possibilidades de utilização da materialidade que faz parte desse universo. Ao confeccioná-lo, considerou-se a importância e os benefícios das aulas práticas de laboratório, de modo a propiciar aos(às) estudantes experienciar a aplicação do conteúdo trabalhado em aulas teóricas – manuseando equipamentos, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, dentre outras atividades interessantes, garantindo assim maior efetividade ao processo de ensino/aprendizagem, como também de reforço escolar.
Por fim, o Nuci convida as escolas da RME-BH a acessarem o Laboratório de Ciências na área EAD da PBH, que possui várias sugestões de experienciações. Convidamos também a participarem das sequências didáticas de Ciências desenvolvidas no Clic para os(as) nossos(as) estudantes.
Mais informações: nuci.clic@edu.pbh.gov.br
- Núcleo Educação e Tecnologia (Net)
O Núcleo de Educação e Tecnologias (Net) acolhe, oferece e divulga propostas de inovação pedagógica relacionadas ao uso de recursos e ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, da Educomunicação, da Edutecnologia e das Ciências do Espaço.
Dentre suas principais ações, destacam-se:
Ciências do espaço
As Ciências do Espaço favorecem atividades práticas para estudantes e educadores(as), voltadas para a problematização de fenômenos físicos na natureza, com o uso de tecnologias para sua observação e registro. Servem tanto para a inspiração pedagógica, quanto para o uso de instrumentos, modelos e aparelhos para o ensino de Astronomia, Astronáutica, Aeronáutica e ciências afins, promovendo o uso de sequências didáticas alinhadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como estratégia para desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Educação Maker e Robótica Criativa
A Educação Maker e a Robótica Criativa proporciona atividades práticas de montagem de estruturas modeladas e livres, utilizando aplicativos (app's) que desenvolvem o pensamento computacional e proporcionam o contato com a linguagem de programação em atividades coletivas de produção e socialização de conhecimento, utilizando plataformas Wiki e editores síncronos, construção de brinquedos, móveis e articulados utilizando materiais reaproveitáveis.
Educomunicação
A Educomunicação apresenta um conjunto de atividades práticas que busca integrar estratégias e produtos da Educação e da Comunicação, para favorecer a conscientização sobre o compartilhamento do conhecimento e da informação, a fim de desenvolver habilidades de estudantes e educadores(as) para utilização de diferentes mídias e linguagens de forma autônoma, crítica e criativa.
Edutecnologia
A Edutecnologia possibilita espaços de problematização de práticas educativas aliadas ao desenvolvimento da cultura digital saudável no mundo digital e educação na nuvem, para o uso de plataformas, portais, aplicativos e ferramentas web, em equipamentos como chromebooks, tablets, computadores e smartphones, de forma autônoma e colaborativa.
Letramento e Inclusão Digital
O Letramento e a Inclusão Digital permitem a iniciação do uso de recursos tecnológicos presentes e úteis em nossa sociedade atual, em especial as ferramentas digitais para educadores(as) e estudantes, incluindo a comunidade escolar de modo geral e os demais munícipes e/ou instituições interessadas. Garantem ainda experimentações de uso prático e racional das tecnologias presentes nas diversas telas, a partir do “faça você mesmo”, em trilhas que fomentam os processos criativos para a efetiva inclusão digital.
Programação Criativa
A Programação Criativa oferece, como prática pedagógica, diversos recursos tecnológicos plugados e desplugados, com alto potencial de desenvolvimento de habilidades de compreensão e resolução de problemas do cotidiano por meio do uso de linguagens de programação em jogos, animações e aplicativos digitais.
- Laboratório de Interdisciplinaridade e Gestão da Aprendizagem (Liga)
Um laboratório diferente
O Laboratório de Interdisciplinaridade e Gestão da Aprendizagem (Liga) possui como objetivo potencializar o aprendizado dos(as) estudantes e a prática dos(as) professores(as) por meio de estratégias pedagógicas diversificadas e metodologias ativas. Com o uso de jogos e tecnologias digitais, busca-se incentivar o protagonismo, levando professores(as) e estudantes a uma reflexão sobre os espaços educativos da escola. O Liga é também um espaço de observação e experimentação em que se estuda o processo de ensino/aprendizagem e seus resultados. Com foco na recomposição das aprendizagens e no reforço escolar, especialmente em matemática, o Liga propõe, por meio dos jogos e outras atividades, redescobrir o caminho mais agradável para a aquisição de conhecimento e mostrar que aprender pode ser divertido!
Jogos matemáticos
Esta ação promove oficinas e encontros sobre jogos matemáticos para estudantes e professores(as), auxiliando professores(as), monitores(as) do Programa Escola Integrada (Pei) e estagiários(as) na ampliação do banco de atividades e das metodologias pedagógicas, para o ensino e letramento matemático por meio dos jogos de tabuleiro ou digitais, promovendo a contínua interação e melhoria da aprendizagem matemática. As ações podem ser presenciais, no Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), ou in loco, nas escolas que demandarem a visita da equipe do Liga.
Olimpíadas estudantis
O Liga divulga e acompanha as Olimpíadas Estudantis, especialmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a OBMEP Mirim, que desempenham um papel fundamental no processo de empoderamento estudantil dos(as) participantes, proporcionando modelos desafiadores e incentivando o aprofundamento do conhecimento matemático. Além disso, ao premiar e reconhecer o esforço e dedicação dos(as) estudantes, esses eventos promovem a autoestima e estimulam o crescimento pessoal, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos(as) participantes.
Khan Academy
A utilização gratuita da plataforma Khan Academy como um instrumento para a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências do 1° ao 9° anos alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma das ações de impacto nas escolas que o Liga propõe e dissemina. A Khan Academy é uma ferramenta pedagógica – adaptativa e gamificada – para a recomposição de aprendizagens e reforço escolar por meio de tecnologia digital. Estudantes e professores possuem relatórios de acompanhamento e desenvolvimento em tempo real.Xadrez
O Liga promove, também, oficinas de ensino do xadrez para estudantes e professores(as), presencial ou virtualmente, difundindo e massificando a prática do xadrez nas escolas. Assessora professores(as), coordenadores(as), estagiários(as) e monitores(as) envolvidos(as) no projeto por meio da utilização do jogo de xadrez como um instrumento/ferramenta de ensino e aprendizagem. E, ainda, promove eventos e torneios de xadrez para toda a comunidade escolar.
- PERCURSO IMAGEM E MOVIMENTO
O Percurso Imagem e Movimento do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) tem como função externar, visibilizar e viabilizar a construção de conexões entre os sujeitos e as múltiplas dimensões educativas. Ancora suas intenções e concepções educativas na centralidade dos(das) estudantes apresentando intervenções e propostas criativas, inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de uma educação inteligente e eficiente.
O Percurso desenvolve suas ações em três frentes de trabalho distintas:
A primeira refere-se à visitação dos(as) estudantes oriundos dos projetos contemplados pelo Circuito de Museus, cujo objetivo é construir conexões significativas por meio de experimentações contextualizadas, relacionadas aos conhecimentos acessados nas visitas aos acervos do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Cine Santa Tereza, ampliando as possibilidades em compreender e produzir imagens, sons e movimentos a partir do uso de software, hardware, plataformas educativas e materiais de baixo custo. Isso possibilita aos(às) estudantes executarem construções e/ou produções coletivas de um acervo de processos educativos, flexibilizando a produção de informação, comunicação e socialização de conhecimento entre os seus pares dentro e fora do contexto escolar.
A segunda se refere à atuação do Percurso Imagem e Movimento em relacionar os conhecimentos científicos curriculares que envolvem os conceitos de construção da Imagem e do Movimento, por intermédio de oferta de práticas pedagógicas alicerçadas pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas práticas são subsidiadas pelas múltiplas linguagens, como: física, matemática, literária, histórica, ambiental, científica, tecnológica entre outras. As práticas se conectam com os múltiplos saberes e conceitos científicos que fortalecem o protagonismo estudantil dentro e fora da escola. Isso proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da lógica do pensamento, do trabalho colaborativo e de um perfil sustentabilista, bem como aprendizagens contextualizadas, construção e identificação de conhecimentos importantes e úteis para a manutenção e/ou transformação social (letramento) e resolução de problemas.
A terceira, trata da sala 6D, o Parque Multidisciplinar Clic. Esse espaço é utilizado para desenvolver práticas que tem como objetivo fortalecer, refletir e exercitar o princípio da equidade, no que se refere às diferenças e diversidade, como também, para promover práticas alicerçadas pelo currículo escolar mediadas por uma metodologia que contribui para o protagonismo e autonomia estudantil no processo de ensino e aprendizagem.- Núcleo de Artes (Narte)
O Núcleo de Artes (Narte) promove, apoia e aplica propostas educacionais no campo das artes e da cultura. Entre suas principais ações, destacam-se:
- apresentações culturais;
- pandeirando/musicalização/teatro;
- intervenções artísticas em eventos da rede;
- articulação com a cultura em BH;
- formações para servidores no campo das artes.
- Programa EcoEscola BH: conheça e participe!