Pular para o conteúdo principal

CLIC - Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

atualizado em 18/11/2020 | 16:05

.

 

Localizado na Secretaria Municipal de Belo Horizonte, é um espaço voltado para a aprendizagem criativa. Além dos alunos atendidos, pais, responsáveis e servidores da Rede Municipal de Educação também podem participar de diversos cursos e atividades extracurriculares oferecidos no local. 

 

 

UM CLIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

.O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Com proposta ousada de metodologia e de ambientação, o Clic articula-se com o fazer pedagógico que tem como foco a inovação e a criatividade, oferecendo uma série de atividades extracurriculares, que acontecem em ambientes preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, no intuito de estimular o aprendizado. Pensado e construído na perspectiva de potencializar novas oportunidades de aprendizagens, cada um dos espaços tem suas peculiaridades.  Em todos os ambientes, as ações pedagógicas e a infraestrutura têm a intencionalidade de tornar o local agradável, estimulante e propício às atividades que serão desenvolvidas. Cores vibrantes identificam as salas, conforme a área de conhecimento e funcionalidade. Os corredores lembram espaços da cidade, o que permite reforçar o caráter educador de Belo Horizonte e investir nas possibilidades de aprender na cidade, aprender a cidade e aprender da cidade. A acessibilidade se faz presente em todos os espaços, começando pela identificação das salas, também em braile, piso tátil, além de rampas, elevadores, banheiros e móveis acessíveis. O Clic é vinculado à Escola Municipal Caio Líbano Soares e está localizado no 3º andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, que também abriga o Conselho Municipal de Educação e a Escola Santo Antônio.
Agroecologia, Gastronomia, Qualificação/Empreendedorismo

.O Clic conta com espaços destinados à formação na área de Agroecologia, Gastronomia, Qualificação e Empreendedorismo. Na temática voltada à Agroecologia, ele oferece conhecimentos de práticas sustentáveis relacionadas ao cultivo de plantas e a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente e promoção da saúde. Na área de Gastronomia, propõe capacitar o estudante em técnicas de produção de receitas simples, saudáveis e de baixo custo, levando-o a adquirir conhecimentos teórico e prático necessários para a produção de alimentos, seja para consumo próprio ou para geração de renda. No espaço de Qualificação/Empreendedorismo, incentiva-se a formação e a qualificação técnica para a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável local, com base na formação para a implantação da  Agenda 20/30 Nações Unidas Brasil
 

Cozinha Experimental

.Esse espaço convida o estudante a colocar em prática técnicas de culinária apresentadas nas aulas de gastronomia, tais como cortes de alimentos e criação de receitas; bem como executar pratos típicos de países estrangeiros estudados nos cursos de idiomas; elaborar dietas com produtos naturais/orgânicos;  preparar alimentos que podem complementar a renda da família e consolidar alguns  conceitos da matemática, das ciências e de disciplinas afins. A cozinha é um espaço de experimentação e integração das diversas áreas em atividade no Clic.  

 

Espaço de Criação

Uma Rede de Aprendizagem Criativa e Colaborativa

.

 

Possibilitar a aprendizagem de maneira criativa e colaborativa é o propósito da criação deste espaço do Clic, cujas propostas utilizam metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Jogos, que visa ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos participantes. O espaço foi projetado para acolher, oferecer e divulgar propostas inovadoras ligadas à Robótica, à Gamificação, à linguagem de programação e à produção audiovisual, em formato de cursos e minicursos, numa perspectiva de integração entre teoria e prática. Para alcançar estes objetivos, o espaço conta com uma equipe de mediadores da aprendizagem com formação em diferentes áreas do conhecimento.  

 

ESPAÇO INFÂNCIA

Um Lugar para Soltar a Imaginação

.
O Espaço Infância, localizado na sala 324 do CLIC, tem como proposta garantir às crianças seus direitos de aprendizagem, desenvolver suas capacidades de conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e se conhecer, por meio de atividades lúdicas, recreativas e com temáticas diversificadas. 

 

 

Núcleo de Línguas

Aprendendo um idioma por meio da rede mundial de computadores

.
O Laboratório de Línguas do Clic destina-se ao aprendizado de idiomas, tendo como proposta principal o acesso a recursos e ferramentas digitais disponíveis, online e offline, na rede mundial de computadores. O espaço propicia que o estudante concentre-se nos áudios e na sua própria fala, por meio do uso de fone de ouvido e microfone. Estes instrumentos permitem a adequação da pronúncia e da entonação e favorecem a percepção das diferenças entre as palavras, frases e textos. Além disso, o espaço favorece o acesso a uma série de conteúdos autênticos, de modo que o estudante fica o mais próximo possível do contexto real de uso do idioma estudado.

  


Falando com o mundo por meio do Clic

.
Comunicar-se em outro idioma vai além de saber falar outra língua ou a língua de outro país, significa, também, abrir portas para o mundo. O Núcleo de Línguas do Clic oferece ao seu público-alvo os seguintes cursos de idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Mandarim, Libras e Português como Língua de Acolhimento; além de formação continuada para os professores de inglês da Rede Municipal de Educação. O núcleo de línguas conta com parcerias importantes, como as efetivadas com a Diretoria de Relações Internacionais, o Instituto Confúcio e o Projeto de formação linguística para fins acadêmico-profissionais e de internacionalização (IUFMG).    

 

Espaço Liga

Um laboratório diferente

 

.O Laboratório de Investigação e Gestão da Aprendizagem (Liga) é um espaço de observação e experimentação em que se estuda o processo de aprendizagem e seu resultado. Investindo em técnicas variadas e jogos criativos, o Liga propõe  redescobrir o caminho mais agradável para a aquisição de conhecimento e mostra que aprender pode ser divertido.