Pular para o conteúdo principal

CLIC - Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

A foto mostra um corredor com paredes brancas com portas pintadas de cores variadas como azul e vermelho. Também estão colocados puffs coloridos.
Arquivo Smed
criado em 29/11/2019 - atualizado em 23/11/2022 | 15:30

 

Localizado na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o CLIC é um espaço voltado para a aprendizagem criativa. Além dos alunos atendidos, pais, responsáveis e servidores da Rede Municipal de Educação também podem participar de diversos cursos e atividades extracurriculares oferecidos no local. 

 

ECOESCOLA BH

UM CLIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

.O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Com proposta ousada de metodologia e de ambientação, o Clic articula-se com o fazer pedagógico que tem como foco a inovação e a criatividade, oferecendo uma série de atividades extracurriculares que acontecem em ambientes preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, no intuito de estimular o aprendizado. Pensado e construído na perspectiva de potencializar novas oportunidades de aprendizagens, cada um dos espaços tem suas peculiaridades.  Em todos os ambientes, as ações pedagógicas e a infraestrutura têm a intencionalidade de tornar o local agradável, estimulante e propício às atividades que serão desenvolvidas. Cores vibrantes identificam as salas, conforme a área de conhecimento e funcionalidade. Os corredores lembram espaços da cidade, o que permite reforçar o caráter educador de Belo Horizonte e investir nas possibilidades de aprender na cidade, a cidade e da cidade. A acessibilidade se faz presente em todos os espaços, começando pela identificação das salas, também em braile, piso tátil, além de rampas, elevadores, banheiros e móveis acessíveis. O Clic é vinculado à Escola Municipal Caio Líbano Soares e está localizado no 3º andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, que também abriga o Conselho Municipal de Educação e a Escola Santo Antônio.
 
NÚCLEO DE CIÊNCIAS - NUCI

Logotipo NUCI

 

Dando continuidade à perspectiva de potencializar novas oportunidades de aprendizagens e tendo os ambientes, as ações pedagógicas e a infraestrutura com a intencionalidade de criar locais agradáveis, estimulantes e propícios às atividades que serão desenvolvidas, a Secretaria Municipal de Educação - SMED, por meio do Núcleo de Ciências (NUCI) do CLIC, proporciona às escolas o laboratório de ciências capaz de propiciar oficinas para a educação infantil, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

imagem 1


Para o atendimento dos(as) estudantes, são sugeridas práticas de experimentação, e investigação inspiradas no movimento STEAM e adaptadas à abordagem STHEAM, todas elas disponíveis na nossa área EAD, "Laboratório de Ciências". Essa abordagem parte do princípio de que as ciências, a tecnologia, a engenharia, a arte, a tecnologia, as humanidades e a matemática são seis áreas fundamentais para o desenvolvimento de todas as faixas etárias que estão correlacionadas às múltiplas linguagens e, dentre elas, a aprendizagem baseada em problemas - ABP, uma vez que possui o caráter de uma aprendizagem com foco na resolução de problemas, por meio de  dinâmicas que viabilizam o desenvolvimento de competências e habilidades, errando e aprendendo com o erro, proporcionando aos(às) estudantes aprendizagens amparadas nos pressupostos da Educação integral.  

 

imagem 2


O NUCI também possui uma sala ambiente de ciências, que tem como função oferecer  práticas experimentais de ciências e inspirar as escolas da rede com utilização da tecnologia em articulação com o Khan Academy. A sala possui diversos materiais didáticos à disposição dos (as) estudantes para orientar a realização das atividades proporcionando visualização e manuseio dos materiais para melhor desenvolvimento das habilidades e do aprendizado. A ideia é criar uma sala ambiente interessante, chamativa e acolhedora com a materialidade que está sendo recebida, utilizar os recursos já existentes na rede de tecnologia (tablets, chromebooks) e criar sequências didáticas onde os(as) estudantes poderão através do apoio de QR codes e a mediação dos estagiários, usufruírem da sala ambiente para o aprendizado de ciências.

 

imagem 3

 

Outra ação do NUCI apresenta o guia icone pdfLaboratório de Ciências - Orientações para as escolas”. Além de servir de inspiração, o compêndio reúne instruções indispensáveis, voltadas para os cuidados com a segurança durante as aulas de experimentos no LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, bem como sugere diversas possibilidades de utilização da materialidade que faz parte desse universo, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes, não se limitando à nomeação e manipulações de vidrarias e reagentes. Para isso, ao confeccioná-lo, considerou-se a importância e os benefícios das aulas práticas de laboratório, de modo a propiciar aos estudantes experienciar a aplicação do conteúdo trabalhado em aulas teóricas - manuseando equipamentos, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, dentre outras atividades interessantes, garantindo assim maior efetividade ao processo de ensino/aprendizagem, como também de reforço escolar.

 

imagem 4

 

Por fim, o NUCI convida as escolas da RME-BH a acessarem o "Laboratório de Ciências" na área  EAD da PBH, que possui várias sugestões de experimentações. Convidamos também a participarem das sequências didáticas de Ciências desenvolvidas no CLIC para os nossos estudantes.

 

Mais informações:
 

nuci.clic@edu.pbh.gov.br
 

 

Espaço de Criação


Uma Rede de Aprendizagem Criativa e Colaborativa

.

Possibilitar a aprendizagem de maneira criativa e colaborativa é o propósito da criação deste espaço do Clic, cujas propostas utilizam metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Jogos, que visa ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos participantes. O espaço foi projetado para acolher, oferecer e divulgar propostas inovadoras ligadas à Robótica, à Gamificação, à linguagem de programação e à produção audiovisual, em formato de cursos e minicursos, numa perspectiva de integração entre teoria e prática. Para alcançar estes objetivos, o espaço conta com uma equipe de mediadores da aprendizagem com formação em diferentes áreas do conhecimento.  
 

Núcleo de Línguas


Aprendendo um idioma por meio da rede mundial de computadores

.
O Laboratório de Línguas do Clic destina-se ao aprendizado de idiomas, tendo como proposta principal o acesso a recursos e ferramentas digitais disponíveis, online e offline, na rede mundial de computadores. O espaço propicia que o estudante concentre-se nos áudios e na sua própria fala, por meio do uso de fone de ouvido e microfone. Estes instrumentos permitem a adequação da pronúncia e da entonação e favorecem a percepção das diferenças entre as palavras, frases e textos. Além disso, o espaço favorece o acesso a uma série de conteúdos autênticos, de modo que o estudante fica o mais próximo possível do contexto real de uso do idioma estudado.
 


Falando com o mundo por meio do Clic

.
Comunicar-se em outro idioma vai além de saber falar outra língua, significa, também, abrir portas para o mundo. O Núcleo de Línguas do Clic oferece ao seu público-alvo os seguintes cursos de idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Mandarim, Libras e Português como Língua de Acolhimento; além de formação continuada para os professores de inglês da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O núcleo de línguas conta com parcerias importantes, como as efetivadas com a Diretoria de Relações Internacionais, o Instituto Confúcio e o Projeto de formação linguística para fins acadêmico-profissionais e de internacionalização (UFMG).    
 

Espaço Liga


Um laboratório diferente

 

. 

O Laboratório de Investigação e Gestão da Aprendizagem (Liga) é um espaço de observação e experimentação em que se estuda o processo de aprendizagem e seu resultado. Investindo em técnicas variadas e jogos criativos, o Liga propõe redescobrir o caminho mais agradável para a aquisição de conhecimento e mostra que aprender pode ser divertido.