Pular para o conteúdo principal

Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic)

criado em - atualizado em
A foto mostra um corredor com paredes brancas com portas pintadas de cores variadas como azul e vermelho. Também estão colocados puffs coloridos.
Arquivo Smed

 

O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos(às) estudantes, aos (às)professores(as), aos(às) servidores(as) e à toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Com uma proposta de metodologia participativa, que prioriza a inovação e a criatividade, o Clic desenvolve um vasto conjunto de ações pedagógicas estimulantes focadas nas múltiplas linguagens.


Todos os ambientes do Clic se integram para criar espaços agradáveis, estimulantes e propícios às atividades pedagógicas. Em um ambiente dinâmico, articulado, multifacetado e disruptivo, com espaços especialmente preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, o Centro oferece uma variedade de atividades extracurriculares com o objetivo de promover a aprendizagem criativa, o ensino por investigação e a cultura maker.


O espaço foi projetado para acolher, oferecer e divulgar propostas de inovação pedagógica relacionadas ao uso de recursos de baixa e de alta tecnologia. Cada sala é identificada com cores vibrantes, de acordo com a área de conhecimento e com a funcionalidade. Os corredores são lugar de estar e não apenas lugar de passagem, projetados em diálogo com os espaços de Belo Horizonte, reforçando o caráter educativo da cidade: cidade jardim, cidade educadora, cidade criativa, cidade maker e cidade inteligente, explorando as oportunidades de aprendizado na cidade, da cidade, sobre a cidade e a favor da cidade.


A primeira unidade do Clic, inaugurada em 2019, está situada no 3º andar, na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A segunda unidade, situada no Centro de Educação Integral Imaculada Conceição, entrou em funcionamento em fevereiro de 2024 e a terceira unidade, situada à Rua Cristina Maria de Assis, 202, Califórnia, está em processo de implantação.

 

 

Revista Clic

icone pdf  DANDO UM CLIC NA EDUCAÇÃO

Núcleo de Línguas (Nuli)

 

O Núcleo de Línguas (Nuli) do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) promove cursos e oficinas de línguas estrangeiras modernas para estudantes e educadores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e contribui com a política de acolhimento aos(às) estudantes migrantes matriculados na Rede. Tem como principais ações: 

  • oferta de curso básico de inglês, espanhol, francês, italiano, árabe e  mandarim; 
  • curso e oficina de Português como Língua de Acolhimento (Plac) para estudantes migrantes e seus familiares; 
  • cursos e oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para educadores;
  • tradução livre de documentos de migrantes para matrícula na rede;
  • oficinas demandadas pelas escolas para acolhimento linguístico aos estudantes em situação de refúgio/migração;
  • Centro de Atendimento aos Estudantes Migrantes e familiares com oficinas temáticas.

 

 

O Núcleo de Línguas conta com parcerias importantes, como as efetivadas com a Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


 


 

Guia do Migrante

 

Dúvidas, informações, telefones úteis e demais informações. 



icone pdf MIGRANT GUIDE – ENG

 

icone pdf GUIA DO MIGRANTE – PTBR

 

icone pdf GUÍA DEL MIGRANTE – SPN

 

icone pdf GUIDE DU MIGRANT – FRA


icone pdf 移民指南 – MAD

 

Núcleo de Ciências (Nuci)

Logotipo NUCI

 

Dando continuidade à perspectiva de potencializar novas oportunidades de aprendizagens e tendo os ambientes, as ações pedagógicas e a infraestrutura com a intencionalidade de criar locais agradáveis, estimulantes e propícios às atividades que serão desenvolvidas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Ciências (Nuci) do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), proporciona às escolas o laboratório de ciências capaz de propiciar oficinas para a educação infantil, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

imagem 1


Para o atendimento dos(as) estudantes, são sugeridas práticas de experimentação, e investigação inspiradas no movimento Steam e adaptadas à abordagem Stheam, todas elas disponíveis na nossa área de Educação a Distância (EAD), "Laboratório de Ciências". Essa abordagem parte do princípio de que as ciências, a tecnologia, a engenharia, a arte, as humanidades e a matemática são seis áreas fundamentais para o desenvolvimento de todas as faixas etárias que estão correlacionadas às múltiplas linguagens, entre elas a aprendizagem baseada em problemas – ABP, uma vez que possui o caráter de uma aprendizagem com foco na resolução de problemas, por meio de  dinâmicas que viabilizam o desenvolvimento de competências e habilidades, errando e aprendendo com o erro, proporcionando aos(às) estudantes aprendizagens amparadas nos pressupostos da Educação Integral.  

 

imagem 2


O Nuci também possui uma sala ambiente de ciências, que tem como função oferecer  práticas experimentais de ciências e inspirar as escolas da rede com utilização da tecnologia em articulação com o Khan Academy. A sala possui diversos materiais didáticos à disposição dos(as) estudantes para orientar a realização das atividades, proporcionando visualização e manuseio dos materiais para melhor desenvolvimento das habilidades e do aprendizado. A ideia é criar uma sala ambiente interessante, chamativa e acolhedora com a materialidade que está sendo recebida, utilizar os recursos já existentes na rede de tecnologia (tablets, chromebooks) e criar sequências didáticas pelas quais os(as) estudantes poderão, por meio do apoio de QR codes e da mediação dos(as) estagiários(as), usufruírem da sala ambiente para o aprendizado de ciências.

 

imagem 3

 

Outra ação do Nuci apresenta o guia "Laboratório de Ciências – Orientações para as escolas". Além de servir de inspiração, o compêndio reúne instruções indispensáveis, voltadas para os cuidados com a segurança durante as aulas de experimentos no laboratório de ciências, e sugere diversas possibilidades de utilização da materialidade que faz parte desse universo, ao lado de conhecimentos dos procedimentos e de atitudes, não se limitando à nomeação e à manipulações de vidrarias e reagentes. Para isso, ao confeccioná-lo, considerou-se a importância e os benefícios das aulas práticas de laboratório, de modo a propiciar aos(às) estudantes experienciar a aplicação do conteúdo trabalhado em aulas teóricas – manuseando equipamentos, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, e outras atividades interessantes, garantindo assim maior efetividade no processo de ensino/aprendizagem e no reforço escolar.

 

icone pdf  Laboratório de Ciências – Orientações para as escolas

 

imagem 4

 

Por fim, o Nuci convida as escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte a acessarem o "Laboratório de Ciências" na área EAD da Prefeitura de Belo Horizonte, que possui várias sugestões de experimentações. Convidamos também a participarem das sequências didáticas de Ciências desenvolvidas no CLIC para os(as) nossos(as) estudantes.

 

Mais informações:
 

nuci.clic@edu.pbh.gov.br
 

 

Núcleo Educação e Tecnologia (Net)


O Núcleo de Educação e Tecnologias (Net) acolhe, oferece e divulga propostas de inovação pedagógica relacionadas ao uso de recursos e ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, da Educomunicação, da Edutecnologia  e das Ciências do Espaço.  
Dentre suas principais ações, destacam-se:
 


 

Ciências do espaço

 

As Ciências do Espaço favorecem atividades práticas para estudantes e educadores(as), voltadas para a problematização de fenômenos físicos na natureza, com o uso de tecnologias para sua observação e registro. Servem tanto para a inspiração pedagógica, quanto para o uso de instrumentos, modelos e aparelhos para o ensino de Astronomia, Astronáutica, Aeronáutica e ciências afins, promovendo o uso de sequências didáticas alinhadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como estratégia para desenvolvimento das múltiplas inteligências.

 

 


 

Educação Maker e Robótica Criativa

 

A Educação Maker e a Robótica Criativa proporciona atividades práticas de montagem de estruturas modeladas e livres, utilizando aplicativos (app's) que desenvolvem o pensamento computacional e proporcionam o contato com a linguagem de programação em atividades coletivas de produção e socialização de conhecimento, utilizando plataformas Wiki e editores síncronos, construção de brinquedos, móveis e articulados utilizando materiais reaproveitáveis.

 

 


 

Educomunicação

 

A Educomunicação apresenta um conjunto de atividades práticas que busca integrar estratégias e produtos da Educação e da Comunicação, para favorecer a conscientização sobre o compartilhamento do conhecimento e da informação, a fim de desenvolver habilidades de estudantes e educadores(as) para utilização de diferentes mídias e linguagens de forma autônoma, crítica e criativa.

 

 


 

Edutecnologia

 

A Edutecnologia possibilita espaços de problematização de práticas educativas aliadas ao desenvolvimento da cultura digital saudável no mundo digital e educação na nuvem, para o uso de plataformas, portais, aplicativos e ferramentas web, em equipamentos como chromebooks, tablets, computadores e smartphones, de forma autônoma e colaborativa.

 

 


 

Letramento e Inclusão Digital

 

O Letramento e a Inclusão Digital permitem a iniciação do uso de recursos tecnológicos presentes e úteis em nossa sociedade atual, em especial as ferramentas digitais para educadores(as) e estudantes, incluindo a comunidade escolar de modo geral e os demais munícipes e/ou instituições interessadas. Garantem ainda experimentações de uso prático e racional das tecnologias presentes nas diversas telas, a partir do “faça você mesmo”, em trilhas que fomentam os processos criativos para a efetiva inclusão digital.

 

 


 

Programação Criativa

 

A Programação Criativa oferece, como prática pedagógica, diversos recursos tecnológicos plugados e desplugados, com alto potencial de desenvolvimento de habilidades de compreensão e resolução de problemas do cotidiano por meio do uso de linguagens de programação em jogos, animações e aplicativos digitais.

 

 

Laboratório de Interdisciplinaridade e Gestão da Aprendizagem (Liga)

 

Um laboratório diferente

 

O Laboratório de Interdisciplinaridade e Gestão da Aprendizagem (Liga) possui como objetivo potencializar o aprendizado dos(as) estudantes e a prática dos(as) professores(as) por meio de estratégias pedagógicas diversificadas e metodologias ativas. Com o uso de jogos e tecnologias digitais, busca-se incentivar o protagonismo, levando professores(as) e estudantes a uma reflexão sobre os espaços educativos da escola. O Liga é também um espaço de observação e experimentação em que se estuda o processo de ensino/aprendizagem e seus resultados. Com foco na recomposição das aprendizagens e no reforço escolar, especialmente em matemática, o Liga propõe, por meio dos jogos e outras atividades, redescobrir o caminho mais agradável para a aquisição de conhecimento e mostrar que aprender pode ser divertido!

. 

 


 

Jogos matemáticos

 

Esta ação promove oficinas e encontros sobre jogos matemáticos para estudantes e professores(as), auxiliando professores(as), monitores(as) do Programa Escola Integrada (Pei) e estagiários(as) na ampliação do banco de atividades e das metodologias pedagógicas, para o ensino e letramento matemático por meio dos jogos de tabuleiro ou digitais, promovendo a contínua interação e melhoria da aprendizagem matemática. As ações podem ser presenciais, no Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), ou in loco, nas escolas que demandarem a visita da equipe do Liga.

 


 

Olimpíadas estudantis

 

O Liga divulga e acompanha as Olimpíadas Estudantis, especialmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a OBMEP Mirim, que desempenham um papel fundamental no processo de empoderamento estudantil dos(as) participantes, proporcionando modelos desafiadores e incentivando o aprofundamento do conhecimento matemático. Além disso, ao premiar e reconhecer o esforço e dedicação dos(as) estudantes, esses eventos promovem a autoestima e estimulam o crescimento pessoal, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos(as) participantes.

 


 

Khan Academy


A utilização gratuita da plataforma Khan Academy como um instrumento para a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências do 1° ao 9° anos alinhadas à  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma das ações de impacto nas escolas que o Liga propõe e dissemina. A Khan Academy é uma ferramenta pedagógica – adaptativa e gamificada – para a recomposição de aprendizagens e reforço escolar por meio de tecnologia digital. Estudantes e professores possuem relatórios de acompanhamento e desenvolvimento em tempo real.

 


 

Xadrez

 

O Liga promove, também, oficinas de ensino do xadrez para estudantes e professores(as), presencial ou virtualmente, difundindo e massificando a prática do xadrez nas escolas. Assessora professores(as), coordenadores(as), estagiários(as) e monitores(as) envolvidos(as) no projeto por meio da utilização do jogo de xadrez como um instrumento/ferramenta de ensino e aprendizagem. E, ainda, promove eventos e torneios de xadrez para toda a comunidade escolar.

 

PERCURSO IMAGEM E MOVIMENTO

 

O Percurso Imagem e Movimento do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) tem como função externar, visibilizar e viabilizar a construção de conexões entre os sujeitos e as múltiplas dimensões educativas. Ancora suas intenções e concepções educativas na centralidade dos(das) estudantes apresentando intervenções e propostas criativas, inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de uma educação inteligente e eficiente.

 


O Percurso desenvolve suas ações em três frentes de trabalho distintas:


A primeira refere-se à visitação dos(as) estudantes oriundos dos projetos contemplados pelo Circuito de Museus, cujo objetivo é construir conexões significativas por meio de experimentações contextualizadas, relacionadas aos conhecimentos acessados nas visitas aos acervos do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Cine Santa Tereza, ampliando as possibilidades em compreender e produzir  imagens, sons e movimentos a partir do uso de software, hardware, plataformas educativas e materiais de baixo custo. Isso possibilita aos(às) estudantes executarem construções e/ou produções coletivas de um acervo de processos educativos, flexibilizando a produção de informação, comunicação e socialização de conhecimento entre os seus pares dentro e fora do contexto escolar.


A segunda se refere à atuação do Percurso Imagem e Movimento em relacionar os conhecimentos científicos curriculares que envolvem os conceitos de construção da Imagem e do Movimento, por intermédio de oferta de práticas pedagógicas alicerçadas pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas práticas são subsidiadas pelas múltiplas linguagens, como: física, matemática, literária, histórica, ambiental, científica, tecnológica entre outras. As práticas se conectam com os múltiplos saberes e conceitos científicos que fortalecem o protagonismo estudantil dentro e fora da escola. Isso proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da lógica do pensamento, do trabalho colaborativo e de um perfil sustentabilista, bem como aprendizagens contextualizadas, construção e identificação de conhecimentos importantes e úteis para a manutenção e/ou transformação social (letramento) e resolução de problemas.


A terceira, trata da sala 6D, o Parque Multidisciplinar Clic. Esse espaço é utilizado para desenvolver práticas que tem como objetivo fortalecer, refletir e exercitar  o princípio da equidade, no que se refere às diferenças e diversidade, como também, para promover práticas alicerçadas pelo currículo escolar mediadas por uma metodologia que contribui para o protagonismo e autonomia estudantil no processo de ensino e aprendizagem.

 

Núcleo de Artes (Nart)

 

O Núcleo de Artes (Nart) promove, apoia e aplica propostas educacionais no campo das artes e da cultura. Entre suas principais ações, destacam-se:

  • apresentações culturais;
  • pandeirando/musicalização/teatro;
  • intervenções artísticas em eventos da rede;
  • articulação com a cultura em BH;
  • formações para servidores no campo das artes.

 

 

EcoEscola: conheça e participe!

ECOESCOLA BH