Pular para o conteúdo principal

CLIC - Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

criado em 29/11/2019 - atualizado em 04/10/2021 | 17:20

.

 

Localizado na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o CLIC é um espaço voltado para a aprendizagem criativa. Além dos alunos atendidos, pais, responsáveis e servidores da Rede Municipal de Educação também podem participar de diversos cursos e atividades extracurriculares oferecidos no local. 

 

UM CLIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

.O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Com proposta ousada de metodologia e de ambientação, o Clic articula-se com o fazer pedagógico que tem como foco a inovação e a criatividade, oferecendo uma série de atividades extracurriculares que acontecem em ambientes preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, no intuito de estimular o aprendizado. Pensado e construído na perspectiva de potencializar novas oportunidades de aprendizagens, cada um dos espaços tem suas peculiaridades.  Em todos os ambientes, as ações pedagógicas e a infraestrutura têm a intencionalidade de tornar o local agradável, estimulante e propício às atividades que serão desenvolvidas. Cores vibrantes identificam as salas, conforme a área de conhecimento e funcionalidade. Os corredores lembram espaços da cidade, o que permite reforçar o caráter educador de Belo Horizonte e investir nas possibilidades de aprender na cidade, a cidade e da cidade. A acessibilidade se faz presente em todos os espaços, começando pela identificação das salas, também em braile, piso tátil, além de rampas, elevadores, banheiros e móveis acessíveis. O Clic é vinculado à Escola Municipal Caio Líbano Soares e está localizado no 3º andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, que também abriga o Conselho Municipal de Educação e a Escola Santo Antônio.
 
ECOESCOLA BH

foto ecoescola 3
EcoEscola BH é o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. Criado em 2016, ele tem o objetivo de fortalecer, incentivar, certificar e divulgar ações de Educação Socioambiental das escolas municipais de Belo Horizonte. 

 
Sua concepção está fundamentada nos eixos: formações, publicações, certificações, ECOGEO , projetos e parcerias. 
 
Considerando o momento atual, em que a pandemia da covid-19 impôs a necessidade do distanciamento social e a busca por novas possibilidades de promoção da aprendizagem, a Educação a Distância e as formas virtuais de encontro tornaram-se meios para favorecer essa  troca de saberes, além de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e incentivar ações socioambientais.
 

Logo EcoEscola

 

Formações Virtuais para educadores(as) socioambientais (professores(as)) e líderes ambientais (monitores(as) e estagiários(as)) 

 

Horário: 9h30 às 11h e 14h às 15h30

Data

Tema

ParceiroInscrições
27 de abrilAbertura ECOESCOLA 2021 Lançamento do curso virtual "Conexões com a natureza".

Luciana Moreira/Colônia do Brincar e representante Smed do Appia Infância.

Encerradas
25 de maioControle de pragas e biofábrica de joaninhas.Dany Silva e Wagner/SMMA.Encerradas
22 de junhoPlantas medicinais.Aparecida Ana (Tantinha)/Ervanário São Francisco de Assis.

1º) É necessário realizar cadastro no CAPE da SMED

(OBS: parceiros do Ecoescola não precisam realizar esse cadastro)

Cadastro – Ficha Cadastral RME - Profissionais da educação CLIQUE AQUI
 
2º) Preencher o formulário indicando qual(is) webinários pretende participar. CLIQUE AQUI

13 de julhoEducação Ambiental Humanitária em bem-estar animal.Elizabeth Mac Gregor/Movimento Mineiro Pelos Direitos Animais. 

1º) É necessário realizar cadastro no CAPE da SMED

(OBS: parceiros do Ecoescola não precisam realizar esse cadastro)

Cadastro – Ficha Cadastral RME - Profissionais da educação CLIQUE AQUI
 
2º) Preencher o formulário indicando qual(is) webinários pretende participar. CLIQUE AQUI

 

Cursos Virtuais na Plataforma Moodle da PBH

EcoEscola BH EaD é o conjunto de cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores(as) das Escolas Municipais de Belo Horizonte.

Logo EcoEscola EaD


​O EcoEscola BH EaD é iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para capacitar professores(as) e monitores(as) das escolas municipais de Belo Horizonte para desenvolverem ações de sustentabilidade ambiental nas instituições de ensino. Não se trata de uma plataforma apenas de formação, mas de aplicação prática de atividades sustentáveis. Visa desafiar os(as) educadores(as) a desenvolverem ações com os(as) estudantes, para que a escola e sua comunidade se tornem locais de educação, conscientização e, principalmente, de planejamento de atividades para a melhoria do meio ambiente.

 

CURSOS CONDIÇÃO
Programa EcoEscola BHObrigatório
Ações de sustentabilidadeObrigatório
Projeto socioambiental escolarObrigatório
Uso consciente da águaOptativo
Eficiência energéticaOptativo
Coleta seletivaOptativo
Plantio de árvoresOptativo
CompostagemOptativo
Percursos ambientaisOptativo
Consumo conscienteOptativo
HortaOptativo
ECOGEO BHOptativo
Covid-19 e meio ambienteOptativo
Oficinas de educação ambientalOptativo
Bacias hidrográficasOptativo
Crise climática para educadoresOptativo
Conexões com a naturezaOptativo

 

Os cursos são autoinstrucionais. Todavia, há encontros virtuais, realizados ao longo do ano. Para o primeiro semestre de 2021, os(as) participantes dos cursos virtuais do programa serão convidados(as) a participar dos Encontros com os Cursistas do Ecoescola BH EaD, previstos para os dias 30 de abril e 8 de junho.

Inscrição:


Para quem possui e-mail @pbh.gov.br ou @edu.pbh.gov.br
1) Basta acessar a página clicando aqui
 

2) Informar usuário e senha.

Para quem não possui e-mail @pbh.gov.br o @edu.pbh.gov.br

1) O(a) interessado(a) em participar dos cursos deve responder ao formulário: INSCRIÇÃO ECOESCOLA-EAD .

2) Após o cadastramento, você receberá e-mail com as informações para acessar o site.
Se o e-mail não estiver na "Caixa de Entrada", verificar na pasta "Spam".

​3) Após o primeiro acesso, o(a) usuário(a) deverá trocar a senha.

4) Basta acessar a página clicando aqui

5) Informar usuário e senha.

 

Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental

Certificação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais de Educação Infantil e Instituições Socioeducativas que apresentam ações relevantes em prol do meio ambiente. Ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e URBEL.

 

Foto: Entrega do Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental - Ano 2016

Foto: Entrega do Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental - Ano 2016

 

Revista EcoEscola BH

Revista Ecoescola BH 2019 

 

Publicação anual que reúne relatos de atividades exitosas em Educação Socioambiental desenvolvidas nas instituições, revelando a criatividade e o compromisso das comunidades escolares com o meio ambiente.

 

Projetos e Parcerias

O Programa Ecoescola BH realiza parcerias diversas, com o intuito de fortalecer as ações, agregar reflexões e práticas educacionais e promover o desenvolvimento de vários projetos com a participação das escolas, como: Coleta Seletiva, Horta e Compostagem, Plantar BH, Percursos Ambientais, Jardinagem e Uso consciente da água. 

 

Projeto PlantAR BH - plantio de árvores pelos(as) estudantes, na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Estrela.
Foto: Projeto PlantAR BH - plantio de árvores pelos(as) estudantes, na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Estrela.
 
Cozinha Experimental

 

Esse espaço convida o estudante a colocar em prática técnicas de culinária apresentadas nas aulas de gastronomia, tais como cortes de alimentos e criação de receitas; bem como executar pratos típicos de países estrangeiros estudados nos cursos de idiomas; elaborar dietas com produtos orgânicos;  preparar alimentos que podem complementar a renda da família e consolidar alguns conceitos da matemática, das ciências e de disciplinas afins. A cozinha é um espaço de experimentação e integração das diversas áreas em atividade no Clic.  

 

Espaço de Criação


Uma Rede de Aprendizagem Criativa e Colaborativa

.

 

Possibilitar a aprendizagem de maneira criativa e colaborativa é o propósito da criação deste espaço do Clic, cujas propostas utilizam metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Jogos, que visa ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos participantes. O espaço foi projetado para acolher, oferecer e divulgar propostas inovadoras ligadas à Robótica, à Gamificação, à linguagem de programação e à produção audiovisual, em formato de cursos e minicursos, numa perspectiva de integração entre teoria e prática. Para alcançar estes objetivos, o espaço conta com uma equipe de mediadores da aprendizagem com formação em diferentes áreas do conhecimento.  
 

ESPAÇO INFÂNCIA


Um Lugar para Soltar a Imaginação

.
O Espaço Infância, localizado na sala 324 do Clic, tem como proposta garantir às crianças seus direitos de aprendizagem, desenvolver suas capacidades de conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e se conhecer, por meio de atividades lúdicas, recreativas e com temáticas diversificadas. 
 

Núcleo de Línguas


Aprendendo um idioma por meio da rede mundial de computadores

.
O Laboratório de Línguas do Clic destina-se ao aprendizado de idiomas, tendo como proposta principal o acesso a recursos e ferramentas digitais disponíveis, online e offline, na rede mundial de computadores. O espaço propicia que o estudante concentre-se nos áudios e na sua própria fala, por meio do uso de fone de ouvido e microfone. Estes instrumentos permitem a adequação da pronúncia e da entonação e favorecem a percepção das diferenças entre as palavras, frases e textos. Além disso, o espaço favorece o acesso a uma série de conteúdos autênticos, de modo que o estudante fica o mais próximo possível do contexto real de uso do idioma estudado.
 


Falando com o mundo por meio do Clic

.
Comunicar-se em outro idioma vai além de saber falar outra língua, significa, também, abrir portas para o mundo. O Núcleo de Línguas do Clic oferece ao seu público-alvo os seguintes cursos de idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Mandarim, Libras e Português como Língua de Acolhimento; além de formação continuada para os professores de inglês da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O núcleo de línguas conta com parcerias importantes, como as efetivadas com a Diretoria de Relações Internacionais, o Instituto Confúcio e o Projeto de formação linguística para fins acadêmico-profissionais e de internacionalização (UFMG).    
 

Espaço Liga


Um laboratório diferente

 

. O Laboratório de Investigação e Gestão da Aprendizagem (Liga) é um espaço de observação e experimentação em que se estuda o processo de aprendizagem e seu resultado. Investindo em técnicas variadas e jogos criativos, o Liga propõe redescobrir o caminho mais agradável para a aquisição de conhecimento e mostra que aprender pode ser divertido.