O programa EcoEscola BH é o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação(Smed), que tem por objetivo fortalecer, incentivar, certificar e divulgar as ações de Educação Socioambiental das escolas municipais de Belo Horizonte.
O Programa faz parte do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), localizado no prédio da Smed, à Rua Carangola, 288, 3° andar – Santo Antônio. Atua também, nas ações socioambientais do Clic/CEI (Centro de Educação Integral Imaculada), situado à Rua Espírito Santo, 1471 – Lourdes, assim como em todas as unidades escolares da RME-BH
Sua concepção está fundamentada nos eixos: formações, publicações, certificações, ECOGEO, projetos e parcerias.
Formação do Programa EcoEscola BH, realizada pela Miura Cerejeiras no Condomínio do Morro do Chapéu, para educadores da Rede Municipal de Educação e rede parceira.
Os(As) gestores(as) das escolas municipais deve promover a indicação de um Educador Referência para o Programa EcoEscola BH, que coordenará o projeto de educação ambiental em cada instituição de ensino. Para definir quem serão estes profissionais em cada escola é preciso preencher este formulário.
Centro educativo “O clima nos envolve”
É uma exposição permanente que tem como proposta a conscientização e a inclusão da educação ambiental com foco na mudança climática e na preservação socioambiental do planeta. Apresenta discussões sobre a importância da utilização de energias renováveis e da atuação dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), no fomento a projetos desenvolvidos com baixo uso de carbono, nas grandes metrópoles. O espaço está aberto à visitação de escolas municipais de Belo Horizonte, mediante agendamento.
A mostra conta com instalações interativas que abordam o efeito estufa no planeta, a utilização de energias renováveis, as emissões de gases no Brasil e a poluição nas grandes cidades. Os conteúdos têm, ainda, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e vídeos em Libras, sobre os temas elencados, disponíveis por meio de um QR code.
Sala interativa para estudantes de qualquer idade.
- Projetos
Plantio de muda de cerejeira, feito pelos alunos(as) da Emei Marfim.
Horta e compostagem
As escolas municipais e as da rede parceira interessadas na criação/manutenção de hortas escolares e compostagem, devem solicitar o fornecimento de mudas de hortaliças, adubos e orientação técnica para a Gerência de Fomento à Agricultura Urbana (Gefau) , da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), que atuam em parceria com o Programa EcoEscola BH.
A solicitação de mudas e compostagem deve ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/4BwsYgEPETDRCmbm9Caso a instituição apresente dúvidas técnicas relacionadas a horta e compostagem ou está enfrentando algum problema, as solicitações devem ser feitas poir meio do formulário: https://forms.gle/QYmduL9HVcPg1YyV7
Coleta Seletiva
O Projeto Coleta Seletiva nas escolas municipais de Belo Horizonte é realizado em parceria entre o Programa EcoEscola BH, o Departamento de Políticas Sociais e Mobilização (DP-PSM) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e as Cooperativas de Catadores.
Percursos Ambientais (Aguardando liberação)
O Projeto Percursos Ambientais propicia visitas escolares a diversos locais interessantes da cidade com foco na Educação Ambiental. Os educadores podem usufruir dos espaços de parceiros e das aulas direcionadas como metodologia de ensino para aprofundar os conhecimentos sobre o meio ambiente.
Para acessar o Sistema de Percursos Ambientais (Sipa) e obter de informações é feito por meio do link: https://sistemaseducacao.pbh.gov.br/ecoescola/pagina/s/homeJardinagem na escola
O Projeto Jardinagem na Escola é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e o Programa EcoEscola BH. As escolas municipais e da rede parceira poderão solicitar até 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies para criar seu jardim ou seu projeto paisagístico. A proposta do projeto é que os(as) estudantes participem de todo o processo, desde a escolha das espécies até o plantio, o cuidado e a manutenção do jardim.No Catálogo de Plantas Ornamentais, estão listadas as espécies de plantas ornamentais disponíveis para retirada pelas escolas na FPMZB.
A inscrição para o projeto pode ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/jTqUzk25p6JhTA69APlantAR BH
O Projeto PlantAR BH é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o Programa EcoEscola BH. Tem por finalidade a preservação ambiental, por meio do plantio de árvores nas escolas municipais de Belo Horizonte e da rede parceira.
Dessa forma, pretende-se conscientizar os(as) estudantes sobre a importância das árvores para o ambiente, para o equilíbrio climático e para nossa própria saúde.
Para verificar as espécies disponíveis e obter maiores informações, consulte o Catálogo de Árvores.
A solicitação de mudas de árvores deve ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/uv4ts5MiqX287AUC7
- Formações
A formação de educadores(as) é de grande importância para que eles possam contribuir e proporcionar condições de inserir as pessoas no cerne das questões socioambientais do município, criando condições concretas para a busca de diferentes caminhos éticos, sociais, políticos e de transformação individual e coletiva.
Formações presenciais
São oferecidas 8 a 10 formações, anualmente, com temáticas variadas.Em breve será disponibilizado o plano de curso para 2025.
EcoEscola EaD
O EcoEscola BH EaD é o conjunto de 19 cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores da Rede Municipal e Parceira de Belo Horizonte e acessível às pessoas interessadas na temática, na plataforma moodle da PBH.
Conheça os cursos disponíveis na plataforma EcoEscola EaD.
- Certificações
Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental
O Selo de Boas Práticas Ambientais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), desde 2016.
Corresponde à certificação das escolas municipais e da rede parceira que atendem a critérios ambientais, como: economia de água; desenvolvimento do projeto socioambiental da escola; desenvolvimento de ações do Plano de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa (PREGEE) e participação nas formações propostas pelo Programa EcoEscola BH e do Programa Ambiente em Foco Virtual, da SMMA.
Entrega do Selo de Boas Práticas Ambientais para as 59 instituições escolares que atenderam aos critérios em 2024.
- Publicações
Revista EcoEscola BH
Publicação anual que reúne relatos de atividades exitosas em Educação Socioambiental desenvolvidas nas instituições da Rede Municipal de Ensino e Rede Parceira, revelando a criatividade e o compromisso das comunidades escolares com o meio ambiente.
Edição 2024Revista EcoEscola BH nº 08 – 2024
Revista EcoEscola BH nº 07 – 2023
Revista EcoEscola BH nº 06 – 2022
Revista EcoEscola BH nº 05 – 2021
Revista EcoEscola BH nº 04 – 2019
Revista EcoEscola BH nº 03 – 2018
- EcoGeo BH
Sistema de geoprocessamento do Programa EcoEscola BH que possui o diagnóstico das ações socioambientais desenvolvidas nas instituições de ensino e nas comunidades.
Em breve, maiores informações.- Parcerias
- Brinquedoteca itinerante Colônia do Brincar;
- Carabina Filmes;
- Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel);
- Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra);
- Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária (Rede Cataunidos);
- Cooperativa dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli);
- Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal;
- Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB);
- Fundação Ezequiel Dias (Funed),
- Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei);
- Konrad Adenauer (KAS);
- Movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa”;
- Movimento Mineiro pelos Direitos Animais;
- Ecologia e Observação de aves (Ecoavis);
- Plant-for-the-planet;
- ONG Adote um Amigo;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA);
- Secretaria Municipal de Saúde (SMSA);
- Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC), da Secretaria Municipal de Obras (SMOBI);
- Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU);
- Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC);
- Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap);
- Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).