Pular para o conteúdo principal

EcoEscola BH

EcoEscola BH
criado em - atualizado em

EcoEscola BH é o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. Criado em 2016, ele tem o objetivo de fortalecer, incentivar, certificar e divulgar ações de educação socioambiental das escolas municipais de Belo Horizonte.

 

O programa faz parte do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), localizado no prédio da Smed, na Rua Carangola, 288 - 3o andar, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 
Sua concepção está fundamentada nos eixos: formações, publicações, certificações, ECOGEO, projetos e parcerias.

 

Projeto PlantAR BH - plantio de árvores pelos(as) estudantes, na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Estrela.

Foto: Projeto PlantAR BH - plantio de árvores pelos(as) estudantes, na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Estrela.

 

COLETA SELETIVA

O Programa EcoEscola BH, juntamente com o Departamento de Políticas Sociais e Mobilização (DP-PSM) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e as cooperativas de catadores desenvolvem o projeto  de coleta seletiva nas escolas municipais de Belo Horizonte.

Link para  a inscrição no projeto: https://forms.gle/4QgdFKgPDvNxjaDu7

 

HORTA E COMPOSTAGEM

Com vistas a realizar atendimento mais amplo e eficiente às escolas interessadas na criação de hortas escolares e compostagem, a SMED e a SUSAN (Subsecretaria de Segurança Alimentar e  Nutricional) construíram um plano de ação em que é oferecido às escolas da Rede Municipal e Parceira o fornecimento de adubo, mudas de hortaliças e orientação técnica.

Link de acesso para solicitação:https://forms.gle/2qQyVKzwBsA3nzex8

 

JARDINAGEM NA ESCOLA

Numa parceria com a FPMZB (Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica), as escolas da Rede Municipal e Parceira que desejarem  poderão solicitar até 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies para criar seu jardim. A proposta do Projeto "Jardinagem na Escola" é que os estudantes participem de todo o processo desde a escolha das espécies até o plantio e cuidado como jardim.

Para verificar as espécies disponíveis no Catálogo de Plantas Ornamentais acesse: https://forms.gle/M1Vy55edGmVTmTam9

 

PERCURSOS AMBIENTAIS

Percursos Ambientais é o projeto que consiste em visitas escolares a diversos espaços da cidade com foco na Educação Ambiental. Os educadores podem usufruir desses espaços como metodologia de ensino para aprofundar os conhecimentos sobre o meio ambiente.

Link para acesso ao SIPA (Sistema de Percursos Ambientais) e obtenção de  informaçõeshttps://sistemaseducacao.pbh.gov.br/ecoescola

 

PLANTAR BH

Projeto realizado em parceria com Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica que tem por finalidade a preservação ambiental por meio do incentivo de plantio de árvores nas escolas de Belo Horizonte.

Dessa forma, pretende-se conscientizar os estudantes sobre a importância das árvores para o meio ambiente, para o equilíbrio climático e para nossa própria saúde.

 

Para verificar as espécies disponíveis no Catálogo de árvores acesse: https://forms.gle/j84Lfma4VcWX2eKw9

 

Formações presenciais

A formação de educadores é de grande importância, pois contribuii e proporciona condições de inserir as pessoas no cerne das questões socioambientais do município, criando possibilidades concretas para a busca de diferentes caminhos éticos, sociais, políticos e de transformação individual e coletiva.

 

São oferecidas 8 a 10 formações anualmente com temáticas variadas.

 

Acesse o Plano de Curso: https://docs.google.com/document/d/1lBtHL1bPpEoZCKcRBJkJbTTwJMNcYjbB/edit?usp=sharing&ouid=106407072241174733849&rtpof=true&sd=true

Formações Virtuais para educadores(as) socioambientais (professores(as)) e líderes ambientais (monitores(as) e estagiários(as) 

A formação de educadores é de grande importância, pois contribui e proporciona condições de inserir as pessoas no cerne das questões socioambientais do município, criando possibilidades concretas para a busca de diferentes caminhos éticos, sociais, políticos e de transformação individual e coletiva.

 

Este espaço reflete o fato de que a Educação a Distância e as formas virtuais de encontro tornaram-se meios para favorecer essa  troca de saberes, além de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e incentivar ações socioambientais.

 

Cursos Virtuais na Plataforma Moodle da PBH

O EcoEscola BH EaD é o conjunto de 19 cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores da Rede Municipal de Educação e Rede Parceira de Belo Horizonte. Os cursos são acessíveis a pessoas interessadas na temática e podem ser acessados na plataforma moodle da PBH.

 

Logo EcoEscola EaD


 

Link para acesso aos cursos: https://ead.pbh.gov.br/course/index.php?categoryid=246

 

 

Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental

Certificação das Escolas da Rede Municipal e Parceira que apresentam ações relevantes em prol do meio ambiente. Ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e URBEL.

 

Foto: Entrega do Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental - Ano 2016

Foto: Entrega do Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental - Ano 2016

Revista EcoEscola BH

Publicação anual que reúne relatos de atividades exitosas em educação socioambiental desenvolvidas nas instituições da Rede Municipal e Parceira, revelando a criatividade e o compromisso das comunidades escolares com o meio ambiente.


 
 Revista Ecoescola BH 2019


 

icone pdf  Revista EcoEscola BH nº 05 - 2021
icone pdf  Revista EcoEscola BH nº 04 - 2019
icone pdf  Revista EcoEscola BH nº 03 - 2018
icone pdf  Revista EcoEscola BH nº 02 - 2017
icone pdf  Revista EcoEscola BH nº 01 - 2016


 

EcoGeo BH

ASistema de geoprocessamento do Programa EcoEscola BH, possui o diagnóstico das ações socioambientais desenvolvidas nas instituições de ensino e comunidades.

Pode ser acessado no endereço: https://www.ecoescolabh.com/ecogeobh

 

Parcerias

O Programa Ecoescola BH realiza parcerias diversas, com o intuito de fortalecer as ações, agregar reflexões e práticas educacionais e promover o desenvolvimento de vários projetos com a participação das escolas, como: Coleta Seletiva, Horta e Compostagem, Plantar BH, Percursos Ambientais, Jardinagem e Uso consciente da água. 

 

- Carabina Filmes

- Colônia do Brincar

- Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL)

- Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA)

- Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária (REDE CATAUNIDOS)

- Cooperativa dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (COOPERSOLI)

- Estação Ecológica da UFMG

- Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

- Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) 

- ICLEI

- Konrad Adenauer (KAS)

- Movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa”

- Movimento Mineiro pelos Direitos Animais

- ONG ECOAVIS

- Plant-for-the-planet

- ONG Adote um Amigo

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMMA)

- Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA)

- Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Obras

- Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN)

- Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP

- Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)

 

Projeto Horta e Compostagem - EMEI Santa Cruz

Projeto Horta e Compostagem - EMEI Santa Cruz