Pular para o conteúdo principal

Programa EcoEscola BH

criado em - atualizado em
Capa EcoEscola

 

O programa EcoEscola BH é o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação(Smed), que tem por objetivo fortalecer, incentivar, certificar e divulgar as ações de Educação Socioambiental das escolas municipais de Belo Horizonte.


O Programa faz parte do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), localizado no prédio da Smed, à Rua Carangola, 288, 3° andar – Santo Antônio. Atua também, nas ações socioambientais do Clic/CEI (Centro de Educação Integral Imaculada), situado à Rua Espírito Santo, 1471 – Lourdes, assim como em todas as unidades escolares da RME-BH


Sua concepção está fundamentada nos eixos: formações, publicações, certificações, ECOGEO, projetos e parcerias.

 

Formação do Programa EcoEscola BH, realizada pela Miura Cerejeiras no Condomínio do Morro do Chapéu, para educadores da Rede Municipal de Educação e rede parceira.

 

Os(As) gestores(as) das escolas municipais deve promover a indicação de um Educador Referência para o Programa EcoEscola BH, que coordenará o projeto de educação ambiental em cada instituição de ensino. Para definir quem serão estes profissionais em cada escola é preciso preencher este formulário.

 

Centro educativo “O clima nos envolve”


É uma exposição permanente que tem como proposta a conscientização e a inclusão da educação ambiental com foco na mudança climática e na preservação socioambiental do planeta. Apresenta discussões sobre a importância da utilização de energias renováveis e da atuação dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), no fomento a projetos desenvolvidos com baixo uso de carbono, nas grandes metrópoles. O espaço está aberto à visitação de escolas municipais de Belo Horizonte, mediante agendamento.


A mostra conta com instalações interativas que abordam o efeito estufa no planeta, a utilização de energias renováveis, as emissões de gases no Brasil e a poluição nas grandes cidades. Os conteúdos têm, ainda, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e vídeos em Libras, sobre os temas elencados, disponíveis por meio de um QR code.

 

 

Sala interativa para estudantes de qualquer idade.

 

Projetos

 

Plantio de muda de cerejeira, feito pelos alunos(as) da Emei Marfim.

 

Horta e compostagem


As escolas municipais e as da rede parceira interessadas na criação/manutenção de hortas escolares e compostagem, devem solicitar o fornecimento de mudas de hortaliças, adubos e orientação técnica para a Gerência de Fomento à Agricultura Urbana (Gefau) , da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), que atuam em parceria com o Programa EcoEscola BH.

A solicitação de mudas e compostagem deve ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/4BwsYgEPETDRCmbm9 

 

Caso a instituição apresente dúvidas técnicas relacionadas a horta e compostagem ou está enfrentando algum problema, as solicitações devem ser feitas poir meio do formulário: https://forms.gle/QYmduL9HVcPg1YyV7 

 

Coleta Seletiva


O  Projeto Coleta Seletiva nas escolas municipais de Belo Horizonte é realizado em parceria entre o Programa EcoEscola BH, o Departamento de Políticas Sociais e Mobilização (DP-PSM) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e as Cooperativas de Catadores.


Percursos Ambientais (Aguardando liberação)


O Projeto Percursos Ambientais propicia visitas escolares a diversos locais interessantes da cidade com foco na Educação Ambiental. Os educadores podem usufruir dos espaços de parceiros e das aulas direcionadas como metodologia de ensino para aprofundar os conhecimentos sobre o meio ambiente.


Para acessar o Sistema de Percursos Ambientais (Sipa) e obter de informações é feito por meio do link: https://sistemaseducacao.pbh.gov.br/ecoescola/pagina/s/home 

 

Jardinagem na escola


O Projeto Jardinagem na Escola é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e o Programa EcoEscola BH. As escolas municipais e da rede parceira poderão solicitar até 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies para criar seu jardim ou seu projeto paisagístico. A proposta do projeto é que os(as) estudantes participem de todo o processo, desde a escolha das espécies até o plantio, o cuidado e a manutenção do jardim.

 

No Catálogo de Plantas Ornamentais, estão listadas as espécies de plantas ornamentais disponíveis para retirada pelas escolas na FPMZB.


A inscrição para o projeto pode ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/jTqUzk25p6JhTA69A 

 

PlantAR BH


O Projeto PlantAR BH é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o Programa EcoEscola BH. Tem por finalidade a preservação ambiental, por meio do plantio de árvores nas escolas municipais de Belo Horizonte e da rede parceira.


Dessa forma, pretende-se conscientizar os(as) estudantes sobre a importância das árvores para o ambiente, para o equilíbrio climático e para nossa própria saúde.
 

Para verificar as espécies disponíveis e obter maiores informações, consulte o Catálogo de Árvores.


A solicitação de mudas de árvores deve ser feita por meio do formulário: https://forms.gle/uv4ts5MiqX287AUC7 

 

Formações

A formação de educadores(as) é de grande importância para que eles possam contribuir e proporcionar condições de inserir as pessoas no cerne das questões socioambientais do município, criando condições concretas para a busca de diferentes caminhos éticos, sociais, políticos e de transformação individual e coletiva.

 

Formações presenciais


São oferecidas 8 a 10 formações, anualmente, com temáticas variadas. 

Em breve será disponibilizado o plano de curso para 2025.
 

EcoEscola EaD


O EcoEscola BH EaD é o conjunto de 19 cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores da Rede Municipal e Parceira de Belo Horizonte e acessível às pessoas interessadas na temática, na plataforma moodle da PBH.

 


Conheça os cursos disponíveis na plataforma EcoEscola EaD
 

Certificações

 

Selo Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental


O Selo de Boas Práticas Ambientais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), desde 2016.


Corresponde à certificação das escolas municipais e da rede parceira que atendem a critérios ambientais, como: economia de água; desenvolvimento do projeto socioambiental da escola; desenvolvimento de ações do Plano de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa (PREGEE) e participação nas formações propostas pelo Programa EcoEscola BH e do Programa Ambiente em Foco Virtual, da SMMA.

 


Entrega do Selo de Boas Práticas Ambientais para as 59 instituições escolares que atenderam aos critérios em 2024.

 

Publicações

 

Revista EcoEscola BH


Publicação anual que reúne relatos de atividades exitosas em Educação Socioambiental desenvolvidas nas instituições da Rede Municipal de Ensino e Rede Parceira, revelando a criatividade e o compromisso das comunidades escolares com o meio ambiente.

 


Edição 2024

 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 08 – 2024

 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 07 – 2023

 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 06 – 2022

 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 05 – 2021

 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 04 – 2019
 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 03 – 2018
 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 02 – 2017
 

icone pdf Revista EcoEscola BH nº 01 – 2016

EcoGeo BH

 

Sistema de geoprocessamento do Programa EcoEscola BH que possui o diagnóstico das ações socioambientais desenvolvidas nas instituições de ensino e nas comunidades.


Em breve, maiores informações.

 

Parcerias

 

  • Brinquedoteca itinerante Colônia do Brincar;
  • Carabina Filmes;
  • Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel);
  • Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra);
  • Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária (Rede Cataunidos);
  • Cooperativa dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli);
  • Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal;
  • Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB);
  • Fundação Ezequiel Dias (Funed),
  • Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei);
  • Konrad Adenauer (KAS);
  • Movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa”;
  • Movimento Mineiro pelos Direitos Animais;
  • Ecologia e Observação de aves (Ecoavis);
  • Plant-for-the-planet;
  • ONG Adote um Amigo;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA);
  • Secretaria Municipal de Saúde (SMSA);
  • Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC), da Secretaria Municipal de Obras (SMOBI);
  • Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU);
  • Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), da  Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC);
  • Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap);
  • Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).