5 December 2025 -
Em uma escola onde se ouvem vozes vindas de diferentes cantos da América Latina, as palavras ganham novos significados. Na EMEF Ignácio de Andrade Melo, Regional Pampulha, o projeto “¡HispanoHablantes!" nasceu da convivência entre culturas e do desejo de transformar a diversidade em aprendizado compartilhado.
A iniciativa, conduzida pela professora de espanhol Karlla Andrea Leal Cruz, com apoio da coordenação e do Núcleo de Políticas Educacionais Para Estudantes em Situação de Migração (Nupem/Smed) promove uma educação intercultural que une estudantes brasileiros e migrantes, vindos principalmente da Bolívia e da Venezuela. As aulas, realizadas dentro da grade regular, envolvem práticas em Português Como Língua de Acolhimento (PLAc) e espanhol para os dois públicos, com atividades literárias, musicais, artísticas e virtuais que estimulam a troca de experiências e o respeito às diferenças.
“Considerando o quantitativo de estudantes migrantes do Ensino Fundamental na escola, o projeto tem sido de grande valia. Todos os estudantes estão engajados e empolgados com as aulas. A iniciativa tem contribuído também para a redução de faltas, visto que alguns alunos migrantes estavam se sentindo desmotivados”, destaca Karlla Leal.
Mais do que ensinar um novo idioma, o projeto fortalece laços e amplia horizontes. Ao compartilhar palavras e histórias, a comunidade escolar descobre que a linguagem mais importante é a do acolhimento.
