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#paratodosverem: a imagem mostra uma roda de conversa em uma biblioteca. Um grupo de crianças e adolescentes está sentado, prestando atenção em uma mulher que fala de pé, à frente do grupo. Ao fundo, há estantes com livros, cartazes e decorações.
Acervo EMPDA

Projeto literário na biblioteca da EMPDA

criado em - atualizado em

 

Na manhã do dia 23 de maio, a Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga (EMPDA) recebeu a escritora Lavínia Rocha, cujas obras estiveram em destaque nas aulas de Língua Portuguesa, desde o início do ano letivo. O projeto literário é realizado desde 2019, e os(as) alunos(as) do 6º ao 9º ano tiveram, em 2025, a oportunidade de conhecer mais sobre a autora. 


A iniciativa, denominada “Bate-papo com autores”, é realizada na biblioteca escolar Rosa Leão e tem como objetivo promover o incentivo à leitura, apresentar novos(as) autores(as) aos(às) jovens e mostrar que a literatura é uma ferramenta poderosa de transformação.


Durante os meses de fevereiro a maio, estudantes mergulharam em títulos como “O mistério da sala secreta”, “Raízes do amanhã”, “Entre 3 mundos”, “Entre 3 razões” e “Entre 3 segredos”, obras de Lavínia Rocha que abordam temas como juventude, identidade e questões étnico-raciais. Além da leitura, realizada tanto em sala de aula quanto em momentos extraclasse, os(as) alunos(as) desenvolveram pesquisas sobre a trajetória da autora e sobre a importância das temáticas tratadas em seus livros.


O encontro com a escritora, que retornou à escola, após ter participado de uma edição anterior do projeto, foi emocionante. Para Rafaela de Paula, bibliotecária escolar, momentos como os vivenciados durante as atividades literárias reforçam a importância do contato direto entre leitores(as) e escritores(as). “A visita da autora encantou os alunos”, destacou.


O projeto foi construído com a participação de professores(as) que acolhem a proposta da biblioteca e integram a leitura das obras ao currículo das turmas, com o objetivo de contribuir para a formação crítica dos(as) estudantes e a ampliação do vínculo entre a escola e a literatura. São atividades de que os(as) estudantes gostam muito e cuja espera é aguardada.