Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Capa de uma apostila com encadernação em espiral preta. O título é "Matemática Consciência negra" e o nome da professora é "Stefani Parreiras". O material inclui ilustrações em preto e branco de figuras afro-brasileiras e espaços para o nome do aluno e turma. O topo da capa tem o nome da escola: "ESCOLA MUNICIPAL EDITH PIMENTA DA VEIGA".
Acervo EMEPV

Projeto destaca matemáticos(as) negros(as)

criado em - atualizado em

Você sabia que a matemática tem grandes contribuições de pessoas negras? Pensando nisso, a professora Stefani De Morais Parreiras, da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, no Barreiro, desenvolveu um projeto com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para evidenciar essas figuras!

 

 

A professora desenvolveu pequenas apostilas, recurso didático de baixo custo e alta eficiência pedagógica, que destacaram a trajetória e as descobertas de matemáticos(as) negros(as), tanto nacionais quanto internacionais.

 

 

"Observar o brilho reflexivo no olhar dos discentes traduz a ressignificação identitária e o engajamento cognitivo potencializados pela percepção da representatividade intrínseca a esta prática. Tal manifestação de pertencimento constitui um indicador de aprendizagem afetiva e valoração do trabalho”, comenta a professora.

 

De acordo com Stefani, a estratégia está fundamentada na perspectiva antirracista e na pedagogia da presença, onde a identificação com modelos positivos fortalece a autoestima e o senso de pertencimento dos discentes.