3 Fevereiro 2026 -
A Oficina Coral da Escola Municipal Caio Líbano Soares, localizada no Centro-Sul, foi criada em 2024, com objetivo terapêutico, fortalecendo autoestima, discurso pessoal, postura e respiração dos participantes. Desde então o grupo da escola, que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), vem encantando com seu canto.
O repertório do coral é voltado para vozes desacompanhadas de instrumentos e tem relações multidisciplinares, notadamente com as áreas de Artes e Linguagens. Os ensaios acontecem às quartas-feiras, entre os turnos da tarde e noite. As escolhas musicais são variadas, indo do Canto Gregoriano até a MPB, passando pelo folclore mineiro e nacional.
A metodologia usada inclui aquecimento vocal, relaxamento, constante melhora da afinação, percepção acústica local e descobertas pessoais ligadas à própria voz.
O grupo já se apresentou em eventos festivos escolares, como o Sarau SerEJA em 2024 e a Festa Junina 2025.
O professor Marcelo Resende Lemos, que também é o coordenador administrativo do Projeto Hospitais e Turmas Externas da EMCLS, disse que a experiência de participar do coral é enriquecedora para os estudantes que têm aulas em hospitais. “Esta atividade implica o trabalho de professores da Escola junto a pacientes de hemodiálise. Acredito que seja possível estender o alcance artístico da Oficina Coral no Hospital Evangélico em 2026. Num momento inicial da atividade musical, os funcionários seriam contemplados”, compartilha.
