23 Maio 2025 -
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Solar Rubi realizou, no dia 12 de abril, a “Festa da Família”, evento com objetivo de valorizar as diferentes famílias e estreitar os vínculos afetivos entre a comunidade escolar e familiares. Com a participação de todas as turmas, a festa reuniu crianças, famílias, professores(as) e funcionários(as) em uma manhã de sábado, com muita arte, cultura, música e emoção.
Durante as semanas anteriores à festa, os(as) professores(as) trabalharam o tema "famílias" com as crianças, por meio de atividades de literatura, dança, música e pintura. Uma das ações de mais destaque foi a oficina de pintura em tela realizada com as famílias, que culminou em uma linda exposição no dia do evento. As vivências abriram espaço para a expressão de sentimentos e o fortalecimento de laços com o auxílio da arte.
A festa contou com a apresentação da Orquestra Jovem das Gerais, que tocou músicas populares para pessoas adultas e crianças. Além disso, o evento contou com o grupo musical Chukaká, que preparou um repertório animado. As crianças também participaram com duas músicas, “Cuida de mim” e “Não custa nada”, e leituras de poesias em homenagem às famílias. Para os(as) pequenos(as) se divertirem, havia brinquedos infláveis e outras brincadeiras, bem como lanche para todos(as) os(as) presentes.
“Todos os funcionários se empenharam muito para deixar a escola linda e as crianças preparadas para as apresentações. As crianças e suas famílias se divertiram muito, algumas pessoas relataram ser a primeira oportunidade de ouvirem uma orquestra. Ficaram encantados! Foi uma manhã inesquecível!”, afirmou Sandra, diretora da escola.
A “Festa da Família” na Emei Solar Rubi foi uma oportunidade para acolher, escutar e reafirmar que cada família diversa tem lugar e valor. O papel da comunidade escolar é promover um ambiente de construção coletiva de afeto, e esse evento foi uma importante forma de criar memórias afetivas.