Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A foto mostra um grupo de crianças pequenas sentadas e em pé no pátio escolar, acompanhadas por quatro mulheres. O fundo é decorado com bandeiras coloridas ilustradas com personagens sorridentes e os nomes das turmas, como “Turma do Martelo” e “Turma do Trenzinho”. Há também trabalhos manuais, desenhos e almofadas estampadas com as mesmas figuras. Em meio as crianças, agachada com uma blusa azul, está a artista Raquel Bolinho.
Acervo EMEI Petrópolis

EMEI recebe Raquel Bolinho

criado em - atualizado em

O muro virou obra de arte na Escola Municipal de Educação Infantil Petrópolis, que preparou uma atividade especial com seus estudantes de 2 e 3 anos, envolvendo pintura, criatividade e a visita de uma artista renomada em BH.

 

Primeiramente, as crianças foram apresentadas ao personagem Bolinho, figura conhecida da arte urbana belo-horizontina, durante rodas de conversa. As obras coloridas e divertidas despertaram a curiosidade dos estudantes.

 

Posteriormente, os estudantes produziram desenhos e releituras das obras feitas pela criadora do bolinho, conhecida como Raquel Bolinho. Criaram obras coletivas, montaram um mural de exposição e participaram de jogos e brincadeiras dentro da temática dos personagens.

 

Todas as releituras foram expostas pela escola, que recebeu  a visita da artista no dia 12 de setembro, para prestigiar todo o talento dos estudantes. Raquel passou um tempo conversando com as crianças sobre sua trajetória e obras e, por fim, pintou em uma das paredes da escola uma obra inédita, criando uma lembrança incrível para a escola.

 

A professora responsável, Josiane de Oliveira, comentou que todas as etapas do projeto foram muito especiais. “Foi um projeto apaixonante, que conquistou as crianças e a equipe de profissionais.”

 

Esta prática mostra o comprometimento que a EMEI Petrópolis tem em colocar a arte como objeto de estudo, forma de expressão e direito essencial na vida do cidadão. Isso abre portas para ampliar o repertório cultural das crianças, através da artista mineira, contemplando suas pinturas e enfatizando sua origem.