Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Em um espaço escolar decorado com um grande quadro preto, uma professora de blusa cinza lê um livro para um grupo de crianças pequenas, sentadas no chão. O quadro exibe a frase "BIBLIOTECANDO - LEITURAS QUE TRANSFORMAM". A cena, de fundo laranja vibrante, transmite um momento de contação de histórias e incentivo à leitura.
Acervo EMEI OP

Biblioteca se transforma em espaço de descobertas

criado em - atualizado em

Quem gosta de ler sabe que a biblioteca é um universo à parte e cheio de encantos. Na Emei Ouro Preto, na Pampulha, isso não é diferente! Nos últimos meses, as professoras Rosângela Dias e Irenice Gomes, e a bibliotecária Izabela Adriane, desenvolveram encontros literários com os estudantes. A intenção foi promover experiências literárias significativas para crianças pequenas, respeitando seus tempos, interesses e formas de expressão.

 

 

Em cada encontro, que dura cerca de 45 minutos, ocorrem contação de histórias, músicas  e brincadeiras, de forma natural e lúdica, destacando a diversidade cultural e étnico-racial presente na literatura infantil. Em um desses momentos, foi realizada uma dramatização da obra “Lulu Adora a Biblioteca”, incentivando a participação das crianças como personagens e exploradoras do espaço da leitura.

 

 

“As propostas oferecidas, sempre diversificadas, como o teatro de fantoches, a contação de histórias, a sacola literária e as intervenções com narrativas realizadas pela equipe PAS acontecem de maneira lúdica e educativa, favorecendo aprendizagens diárias e o desenvolvimento integral dos alunos”, comenta a professora Tatiane Silva Pereira Gontijo.

 

 

O projeto resultou em uma feira literária, em que a biblioteca, com a presença das famílias dos estudantes e com a distribuição de livros, foi transformada em um espaço de convivência e encantamento.