30 Maio 2025 -
No dia 26 de março, os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor Moacyr Andrade (EMPMA), na Regional Venda Nova, tiveram uma aula inaugural na biblioteca da escola, com o objetivo de conhecer os(as) colaboradores(as) responsáveis pelo espaço.
O planejamento do encontro, proposto para que os(as) alunos(as) também conhecessem a biblioteca escolar, foi realizado por Daiana Batista, Denise Alves, Ingred Dias e Verônica Silva, assistentes administrativos educacionais, e Thiago Brodés, monitor de Informática da EJA, a fim de traçar as melhores alternativas de apresentação do ambiente para os(as) discentes do noturno. No início, como forma de descontração dos(as) estudantes, Daiana tocou pandeiro enquanto Ingred e Verônica cantavam “Olá! Como vai você? O meu nome eu vou dizer.” Então, cada estudante falou o próprio nome, respondendo: “Eu sou... Muito prazer!” Após a apresentação, foi realizada a dinâmica do balão, em que cada participante pegou um balão, encheu-o e tentou equilibrá-lo em sua cabeça. O(A) último(a) que permanecesse com o balão na cabeça e não colocasse a mão nele venceria.
Em seguida, a bibliotecária Ingred leu o livro escrito por Kobi Yamada e ilustrado por Mae Besom “O que faz com uma ideia?”, cuja capa foi projetada a partir do projetor multimídia da biblioteca. Após a leitura, um exemplar foi passado de mão em mão, com o intuito de que cada educando(a) apreciasse as imagens e o conteúdo da obra. Foi iniciado, pois, um momento para que cada membro da EJA, caso desejasse, falasse sobre o livro, suas ideias e seus argumentos.
Thiago Aparecido dos Santos Brodés, monitor de Informática da EJA e um dos idealizadores da ação, comentou sobre a importância da iniciativa: “É fundamental elaborar projetos que promovam a interação com os estudantes da EJA, permitindo conversas e debates entre os estudantes de diferentes idades que compõem o público do noturno.” Ele ainda complementou que os projetos promovidos pela escola visam combater os estereótipos etaristas dentro e fora dos espaços escolares, de maneira que os(as) alunos(as) sejam os(as) protagonistas de suas formações.