Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas

criado em - atualizado em

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (RMBE) de Belo Horizonte atende os(as) estudantes das escolas municipais, desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), fornecendo acervo diversificado para os usuários e um espaço agradável para pesquisa, leitura e diversas atividades de incentivo à leitura e formação de leitores entre os(as) estudantes. Também podem usufruir dos serviços da Rede de Bibliotecas os cidadãos inscritos no  Centro de Referência da Biblioteca Escolar (CRBE) e nas bibliotecas escolares abertas à comunidade externa. 

A Rede de Bibliotecas Escolares é administrada pela Gerência de Bibliotecas (Gerbi), que promove o aperfeiçoamento técnico-pedagógico dos(as) profissionais que atuam nas bibliotecas e participam de suas ações. Visando à melhoria contínua dos serviços oferecidos, a experiência de automação das bibliotecas escolares de nossa rede, pioneira no Brasil, teve início em 2018, com o objetivo de promover o compartilhamento e a valorização de seu extenso acervo impresso e digital, viabilizados pelos diferentes recursos oferecidos pelo sistema de gerenciamento adotado. O software utilizado – Pergamum – permite o compartilhamento de informações entre as bibliotecas e possibilita aos usuários melhores condições para usar os serviços das diversas bibliotecas da RMBE (pesquisa de títulos, empréstimo, devolução, renovação de materiais etc), potencializando as experiências de leitura.

A Gerbi abriga três frentes de trabalho: Coordenação técnica de bibliotecasPromoção do Livro e da LeituraLivro Didático. Afirmando o compromisso da Smed com a leitura, em 2017, nasceu o Programa Leituras em Conexão, com o objetivo de promover a leitura e envolver todos os profissionais da educação, nos diversos ambientes da escola.

 

Para conhecer parte do acervo já catalogado, acesse o Pergamumhttps://bibliotecaspbh.pbh.gov.br/.

 

Centro de Referência da Biblioteca Escolar

O Centro de Referência da Biblioteca Escolar (CRBE), antiga Biblioteca do Professor/Smed, é uma das unidades da Rede de Bibliotecas Escolares administradas pela Gerência de Bibliotecas (Gerbi). Seu acervo é composto principalmente de livros de literatura infanto-juvenil, literatura brasileira, literatura estrangeira e livros na área de educação (para formação dos profissionais da Smed). O CRBE também serve de apoio para a formação dos(as) profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, além de ser responsável pela preservação da memória do Kit Literário e do Kit de Literatura Afro-Brasileira distribuídos pela PBH.

 

Trata-se de um espaço para leitura e formação. O acesso é livre para a comunidade em geral. O cadastramento para fazer o empréstimo é feito de forma automática para quem já estiver cadastrado no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Para o público externo, é necessário preencher e escanear o termo de cadastramento de usuário, além de enviar cópia de um documento de identidade e de um comprovante de endereço para o e-mail: gerbi.smed@edu.pbh.gov.br.

 

Horário de funcionamento

8h às 12h e 13h às 17h (segunda a sexta-feira)

 

Endereço

Rua Carangola, 288 – 1º andar

30330-240 – Bairro Santo Antônio

Belo Horizonte - MG

 

Coordenação Técnica de Bibliotecas

A Coordenação Técnica de Bibliotecas é responsável pela promoção de formação e realização de reuniões com os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, além de se responsabilizar pela coordenação técnica dessas unidades, definindo políticas e procedimentos de desenvolvimento de acervos, de alinhamento com a política educacional do município e de atendimento de usuários.

 

O conjunto de bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte é integrado por bibliotecas distribuídas em todas escolas de Ensino Fundamental do município, com a atuação de 76 bibliotecários. Também compõe esse conjunto o Centro de Referência da Biblioteca Escolar (CRBE).

 

O processo de automação das bibliotecas escolares é uma importante frente de trabalho da coordenação. Ele foi iniciado na RME-BH em 2018 e vem sendo implementado gradativamente, de modo que os serviços da biblioteca realizados manualmente, que demandavam um tempo maior para realização de atividades, aos poucos, vêm sendo informatizados.

 

A automação dos serviços e do acervo possibilita o controle do patrimônio bibliográfico e a melhoria nos serviços prestados à população. São inúmeras as melhorias propiciadas pela automação. Dentre elas, destacamos: a) gestão adequada do patrimônio bibliográfico; b) precisão na busca de informações no acervo da biblioteca; c) agilidade no serviço de empréstimo; d) o tempo gasto em média em cada empréstimo é de 2 min e a devolução é realizada em média em 1 min, assim os profissionais têm mais tempo para se dedicarem à promoção e mediação de leitura; e) otimização do tempo dos serviços oferecidos pelas bibliotecas.

 

Promoção do livro e da leitura

 

Parte constituinte das bibliotecas escolares, a formação de leitores é o ponto central dos esforços das equipes das bibliotecas, em conjunto com toda a comunidade escolar. O papel da biblioteca escolar passa necessariamente pela preocupação com o leitor e sua formação como cidadão. Nessa perspectiva, os trabalhos realizados são compreendidos como parte importante do currículo escolar e contribuem para a formação acadêmica, social e cultural dos(as) estudantes. 

 

Nessa perspectiva, nasceu o Programa Leituras em Conexão, instituído desde 2017, que têm sido o pilar das ações de promoção do livro e da leitura. Ele tem como objetivo implementar e potencializar ações de incentivo à leitura nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e na rede parceira. Sua concepção primordial é a de que a leitura não se restringe ao ato de decodificar letras e palavras, devendo ser compreendida como parte de um processo mais amplo e complexo, e promovida por meio de interações cotidianas e de diversas estratégias. No trabalho de promoção da leitura e de formação de leitores, o Leituras em Conexão se desdobra em outras ações, que são: Jornada Literária, Kit literário e Bate-Papo com autores, assim como as ações formativas com professores(as) e demais profissionais da educação (Grupo de trabalho Leituras em Conexão, Formações da Jornada Literária e Café Literário). 

 


 

KIT LITERÁRIO E BATE-PAPO COM AUTORES

 

O Kit Literário é uma política pública da Prefeitura de Belo Horizonte que nasceu em 2004 e distribui obras literárias para todos(as) os(as) estudantes matriculados(as) nas escolas municipais e nas instituições parceiras, sendo um livro para as crianças da Educação Infantil e dois para os(as) alunos(as) do Ensino Fundamental e da EJA. O programa tem favorecido o desencadeamento de muitas ações de mediação de leitura e projetos a partir das obras, envolvendo não apenas o corpo discente como toda a comunidade escolar, considerando as escolas municipais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, da EJA e da rede parceira (creches conveniadas). Vale ressaltar que, mensalmente, tem sido realizado um momento (on-line) de bate-papo com os autores dos livros do Kit Literário, momento no qual os autores falam sobre seus livros e suas experiências criativas, movimentando a Rede e provocando a imaginação e a criatividade dos participantes. 

 

 

#paratodosverem: Fotografia colorida de estudantes na biblioteca, lendo os livros oferecidos pelo Kit Literário. Cerca de 17  crianças sentadas em mesas coloridas organizadas de forma circular, formando quatro grupos, leem uma obra literária. Ao fundo, uma estante com diversos livros.

Foto por: Acervo Smed.

O Kit Literário busca abordar um acervo diverso de obras literárias

 


 

JORNADA LITERÁRIA

 

A Jornada Literária é um projeto voltado para os(as) estudantes da Educação Infantil (4 e 5 anos),  do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo produto final é a produção de um livro. O projeto possui um regulamento próprio e o seu desenvolvimento acontece sob a orientação da equipe da Gerência de Bibliotecas, que proporciona encontros formativos durante todo o ano. 

Conheça o histórico do projeto e faça parte dessa jornada: https://prefeitura.pbh.gov.br/educacao/jornada-literaria

 


 

EVENTOS LITERÁRIOS 

 

A promoção do livro e da leitura também é realizada a partir da proposição e do acompanhamento da participação dos(as) estudantes a eventos literários realizados na cidade, como: Bienal do Livro,  Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI), Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o Salão do Livro, a Primavera do Livro e a Feira do Livro/UFMG. A realização de contação de histórias e distribuição de livros literários nos eventos Semana da Educação Virada Cultural são outras ações de fundamental importância.

 

#paratodosverem: fotografia colorida de um grande grupo de  estudantes sentados diante de uma contadora de histórias. Ela está à direita da foto, veste uma roupa colorida, tem enfeite de flor e tiras coloridas no cabelo e está segurando um microfone. Eles estão no parque municipal.  Ao fundo, enfeites coloridos pendurados em um varal e as árvores do parque.

Foto por: Acervo Smed.

 

Contação de histórias na Semana da Educação 2023

 

Livro didático

A Gerbi oferece suporte às escolas com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

 

O Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, unificou as ações de aquisição e distribuição de livros didáticos e literários, anteriormente contempladas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Entretanto, vale lembrar que o  livro didático não faz parte do acervo das bibliotecas escolares. 

Para saber mais, acesse: Programa Nacional do Livro e do Material Didático

 

Seleção Kit de literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena 2024

 

COMUNICADO
 

A Secretaria Municipal de Educação, conforme previsto na Portaria SMED   Nº 081/2024, Art. 11 § 1º, publicada em 21 de março de 2024,  torna público o resultado do processo de seleção interna de servidores(as) para o exercício da atividade de análise e emissão de parecer prévio de livros a serem adquiridos pela PBH como parte da Política Municipal do Kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena do Ensino Fundamental e do Kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena da Educação Infantil.

 

SELECIONADOS/AS


01 - BM 75756-3
02 - BM  81298-X 
03 - BM 105995-3 
04 - BM  106759 - X 
05 - BM  113117-4   
06 - BM  117985-1
07 - BM  118146-5  
08 - BM  118648-3
09 - BM 314586-5

 

Em relação ao prazo para recurso, considerar disposições do  Art. 11 da Portaria SMED   Nº 081/2024.

 

A Secretaria Municipal de Educação, conforme previsto na Portaria SMED   Nº 082/2024, Art. 11 § 1º, publicada em 21 de março de 2024,  torna público o resultado do processo de seleção interna de servidores(as) para o exercício da atividade de análise e emissão de parecer prévio de livros a serem adquiridos pela PBH como parte da Política Municipal do Kit Literário:

 

SELECIONADOS/AS
 

01 - BM 49.650-6
02 - BM  108.950-x
03 - BM 111.472-5

 

Em relação ao prazo para recurso, considerar disposições do  Art. 11 da Portaria SMED   Nº 082/2024.

Dicas e sugestões

 

Esse cantinho tem o objetivo de  facilitar o acesso a um acervo literário diversificado, que possa promover o prazer pela leitura, favorecer a formação de professores(as) e educadores(as), bem como ampliar as possibilidades de busca por informações que contribuam para os planejamentos pedagógicos de cada escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Nesse sentido, conheça links úteis de outras bibliotecas, com acervos e serviços que estão disponíveis via internet. 

 

REPOSITÓRIO UFMG

 

.O Repositório Institucional da UFMG, criado em 2017, visa a disponibilizar as produções feitas pela instituição e criar um diálogo entre academia e comunidade externa. Lá, a UFMG disponibiliza teses, dissertações e monografias para acesso livre, que podem ser pesquisadas por áreas de conhecimento, tipo ou autoria. Além disso, há também recursos educacionais para livre uso. Educadores, acessem o link e boa pesquisa!

 

REPOSITÓRIO UEMG  

 

A Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG disponibiliza um banco de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação. No intuito de preservar e disponibilizar a produção na área, os textos encontram-se em acesso livre, para que educadores e comunidade acadêmica pensem e conheçam mais sobre suas áreas. Educadores, acessem o link e boa leitura!

 

REPOSITÓRIO PUC MINAS

 

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais disponibiliza consulta ao seu acervo de monografias, dissertações e teses, buscando promover o diálogo entre universidade, escola e comunidade. Na Biblioteca Digital PUC você poderá encontrar toda a produção feita por estudantes da instituição. Pode-se pesquisar por autor, tipo de trabalho ou área de conhecimento. Educadores, acessem o link e boa pesquisa! 

 

BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN 

 

.

Um dos maiores acervos particulares no Brasil encontra-se disponível, de forma gratuita, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Fundada em 2005, o acervo físico encontra-se disponível na Universidade de São Paulo. Desde 2013, as obras vêm sendo digitalizadas e distribuídas ao público. Dentre elas, encontram-se livros, manuscritos e pinturas feitas por artistas e teóricos brasileiros, mostrando a trajetória de nossas produções acadêmico-culturais. Organizado por temas, como literatura e histórias brasileiras, o acervo conta com 32 mil títulos.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais disponibiliza consulta ao seu acervo de monografias, dissertações e teses, buscando promover o diálogo entre universidade, escola e comunidade. Na Biblioteca Digital PUC você poderá encontrar toda a produção feita por estudantes da instituição. Pode-se pesquisar por autor, tipo de trabalho ou área de conhecimento.  

 

SITE DOMÍNIO PÚBLICO

 

A seleção de um bom material ajuda na aproximação e formalização de conhecimento. E, se pensarmos que a interação com o material é de extrema importância, o uso de recursos multimídia – como audiobooks – apresenta-se como uma boa alternativa. Para auxiliá-lo, apresentamos o site Domínio Público, do Governo Federal, que nos dá acesso a obras que vão desde Shakespeare a Machado de Assis, além de audiobooks de histórias infantis. Você também precisa conhecer a Coleção Educadores, que traz textos escritos por professores sobre autores de nossa literatura ou teóricos sobre o ensino, como Piaget e Vygotsky. Não deixe de conferir!

 

PROJETO GUTENBERG 

 

O Projeto Gutenberg, nomeado em homenagem ao inventor da prensa mecânica, é um marco para ao acesso à leitura. É a primeira biblioteca digital da web, abrigando mais de sessenta mil livros de domínio público para acesso livre. O acervo diversificado foi organizado no intuito de apresentar como se deram as produções artísticas no mundo ao longo dos tempos. Além dos textos serem disponibilizados em várias línguas, também estão em diversos formatos. A pesquisa pode ser feita por autores ou por línguas. 

Acesse: https://www.gutenberg.org/