Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas

atualizado em 29/03/2021 | 17:14

Neste espaço, estão abrigados links para acessar as mais diversas bibliotecas públicas com acervos digitalizados. As obras disponibilizadas estão em formato de imagem, som ou texto, são de domínio público ou têm autorização expressa de divulgação e/ou exibição dos detentores dos seus direitos autorais ou de seus representantes legais. Nossos objetivos são facilitar o acesso a um acervo literário diversificado, que possa promover o prazer pela leitura; favorecer a formação de professores e educadores e ampliar as possibilidades de busca por informações que contribuam para enriquecer ainda mais os planejamentos pedagógicos de cada escola da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Bibliotecas da Prefeitura de Belo Horizonte: catálogo online

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou, em diferentes bibliotecas de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH), o Pergamum – software adotado por centenas de instituições de ensino – para empréstimo, divulgação de produções de docentes e consulta a acervos.

Com este novo sistema, o usuário terá acesso a diferentes mídias sobre um determinado livro, como resenhas, sequências didáticas, vídeos produzidos por colegas educadores e por estudantes da RME-BH. Além disso, o usuário poderá sugerir a aquisição de alguma obra para a biblioteca de sua instituição. 

Para a utilização de alguns serviços será necessário estar logado no sistema. Em breve, estudantes, docentes, funcionários e comunidade terão acesso a mais informações para a criação de usuário (login e senha), para ter acesso ao sistema. 

Proposições Curriculares da Rede
Educação Infantil


Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 1 - Fundamentos

Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 2 - Eixos Estruturadores 

Avaliação na Educação Infantil: desafios da prática 
 

Ensino Fundamental


Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Arte 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Ciências

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Educação Física

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Geografia

Proposições Curriculares Ensino Fundamental História 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Língua Inglesa 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Língua Portuguesa 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Matemática 

 

Educação de Jovens e Adultos

Proposições Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos 
 

Repositório UFMG: divulgação acadêmico-cultural

.O Repositório Institucional da UFMG, criado em 2017, visa a disponibilizar as produções feitas pela instituição e criar um diálogo entre academia e comunidade externa. Lá, a UFMG disponibiliza teses, dissertações e monografias para acesso livre, que podem ser pesquisadas por áreas de conhecimento, tipo ou autoria. Além disso, há também recursos educacionais para livre uso. Educadores, acessem o link e boa pesquisa!

Repositório UEMG: divulgando a Educação

A Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG disponibiliza um banco de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação. No intuito de preservar e disponibilizar a produção na área, os textos encontram-se em acesso livre, para que educadores e comunidade acadêmica pensem e conheçam mais sobre suas áreas. Educadores, acessem o link e boa leitura!
 

Repositório PUC: consulte o acervo da Biblioteca Digital PUC Minas 

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais disponibiliza consulta ao seu acervo de monografias, dissertações e teses, buscando promover o diálogo entre universidade, escola e comunidade. Na Biblioteca Digital PUC você poderá encontrar toda a produção feita por estudantes da instituição. Pode-se pesquisar por autor, tipo de trabalho ou área de conhecimento. Educadores, acessem o link e boa pesquisa!
 

Conheça a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

.Um dos maiores acervos particulares no Brasil encontra-se disponível, de forma gratuita, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Fundada em 2005, o acervo físico encontra-se disponível na Universidade de São Paulo. Desde 2013, as obras vêm sendo digitalizadas e distribuídas ao público. Dentre elas, encontram-se livros, manuscritos e pinturas feitas por artistas e teóricos brasileiros, mostrando a trajetória de nossas produções acadêmico-culturais. Organizado por temas, como literatura e histórias brasileiras, o acervo conta com 32 mil títulos.

Site de domínio público oferece acesso a acervo multimídia

Educador, nesse momento de reestruturação de nossas atividades, o desenvolvimento de material pedagógico torna-se importantíssimo. Sabemos que a seleção de um bom material ajuda na aproximação e formalização de conhecimento. E, se pensarmos que a interação com o material é de extrema importância, o uso de recursos multimídia – como audiobooks – apresenta-se como uma boa alternativa. Para auxiliá-lo, apresentamos o site Domínio Público, do Governo Federal, que nos dá acesso a obras que vão desde Shakespeare a Machado de Assis, além de audiobooks de histórias infantis. Você também precisa conhecer a Coleção Educadores, que traz textos escritos por professores sobre autores de nossa literatura ou teóricos sobre o ensino, como Piaget e Vygotsky. Não deixe de conferir!
 

Projeto Gutenberg traz inovação na Web

O Projeto Gutenberg, nomeado em homenagem ao inventor da prensa mecânica, é um marco para ao acesso à leitura. É a primeira biblioteca digital da web, abrigando mais de sessenta mil livros de domínio público para acesso livre. O acervo diversificado foi organizado no intuito de apresentar como se deram as produções artísticas no mundo ao longo dos tempos. Além dos textos serem disponibilizados em várias línguas, também estão em diversos formatos. A pesquisa pode ser feita por autores ou por línguas. Acesse.