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Jornada Literária

a foto mostra 19 livros exposto em uma mesa, de diversos formatos e diferentes capas.
Foto: Arquivo Smed
atualizado em 18/11/2020 | 14:20

Projeto Jornada Literária

Apresentação

A Jornada Literária é um projeto que propõe o desenvolvimento e a produção de um livro composto de textos escritos por estudantes do 4º ao 9º anos, do Ensino Fundamental, e por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O livro é fruto do desenvolvimento de um trabalho que envolve oficinas de produção de textos literários, contação de histórias, encenações teatrais, oficinas de desenhos, promoção de saraus literários, construção de todo o projeto gráfico do livro, sessão de autógrafos, dentre outras atividades. Para o desenvolvimento da Jornada Literária, é escolhido um tema anual que funciona como norteador para a produção dos textos.

O Projeto Jornada Literária, propondo a produção e edição de textos literários, tem por objetivos:

- ampliar nos estudantes as capacidades de leitura e escrita de texto, com ênfase no letramento literário;

    - possibilitar aos estudantes (re)conhecerem as particularidades e as características de diferentes textos literários;

    - subsidiar e propiciar o processo de ensino e aprendizagem que, permeado pela cultura, incentive a criação e o protagonismo dos estudantes em trabalhos interdisciplinares em que se reconheçam como sujeitos da sua formação;

    - possibilitar aos estudantes o contato com diferentes gêneros literários, ampliando seu repertório de leitura;

    - possibilitar aos estudantes o trabalho com as diferentes etapas de produção de texto (planejamento, escrita, revisão e reescrita) visando à produção de textos literários;

    - incentivar o trabalho coletivo, colaborativo e interdisciplinar como ação que possibilita a circulação e a ampliação de saberes da comunidade escolar.

    Ao elencar esses objetivos, o projeto Jornada Literária lança luz às potencialidades do trabalho com a leitura e a escrita na escola, incluindo/considerando a perspectiva da formação do estudante como autor.

      Histórico

      Iniciado em 2011, o projeto envolve, a cada ano, cerca de 3.500 estudantes e já foram produziram quase 500 livros.

      A escolha de temas a cada edição da Jornada é uma forma de orientar os trabalhos nas escolas, sendo um elemento propulsor para a pesquisa, a reflexão e a ampliação das vivências de estudantes, professores, monitores e outros profissionais envolvidos no projeto.

      Temas já trabalhados no projeto:

      2011 – Histórias de ruas

      2012 – Sons, cores, imagens e sabores: Áfricas no Brasil

      2013 – Histórias de Famílias

      2014 – Histórias de Pré-adolescentes e Adolescentes: em Casa, na Escola e na Rua

      2015 – Histórias de Mulheres

      2016 – “Sou do mundo, sou Minas Gerais”: histórias da nossa gente

      2017 – Eu leio, inspiro-me e conto: releituras

      2018 – Minha escola, meu espaço, novos olhares: eu participo!

      2019 – Luz, Câmera, ação! Escrevendo meu filme predileto