Projeto Jornada Literária
A Jornada Literária é um projeto que propõe o desenvolvimento e a produção de um livro composto de textos escritos por estudantes do 4º ao 9º anos, do Ensino Fundamental, e por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O livro é fruto do desenvolvimento de um trabalho que envolve oficinas de produção de textos literários, contação de histórias, encenações teatrais, oficinas de desenhos, promoção de saraus literários, construção de todo o projeto gráfico do livro, sessão de autógrafos, dentre outras atividades. Para o desenvolvimento da Jornada Literária, é escolhido um tema anual que funciona como norteador para a produção dos textos.
O Projeto Jornada Literária, propondo a produção e edição de textos literários, tem por objetivos:
ampliar nos estudantes as capacidades de leitura e escrita de texto, com ênfase no letramento literário;
possibilitar aos estudantes (re)conhecerem as particularidades e as características de diferentes textos literários;
subsidiar e propiciar o processo de ensino e aprendizagem que, permeado pela cultura, incentive a criação e o protagonismo dos estudantes em trabalhos interdisciplinares em que se reconheçam como sujeitos da sua formação;
possibilitar aos estudantes o contato com diferentes gêneros literários, ampliando seu repertório de leitura;
possibilitar aos estudantes o trabalho com as diferentes etapas de produção de texto (planejamento, escrita, revisão e reescrita) visando à produção de textos literários;
incentivar o trabalho coletivo, colaborativo e interdisciplinar como ação que possibilita a circulação e a ampliação de saberes da comunidade escolar.
Ao elencar esses objetivos, o projeto Jornada Literária lança luz às potencialidades do trabalho com a leitura e a escrita na escola, incluindo/considerando a perspectiva da formação do estudante como autor.
Histórico
Iniciado em 2011, o projeto envolve, a cada ano, cerca de 3.500 estudantes e já foram produziram quase 500 livros.
A escolha de temas a cada edição da Jornada é uma forma de orientar os trabalhos nas escolas, sendo um elemento propulsor para a pesquisa, a reflexão e a ampliação das vivências de estudantes, professores, monitores e outros profissionais envolvidos no projeto.
Temas já trabalhados no projeto:
2011 – Histórias de ruas
2012 – Sons, cores, imagens e sabores: Áfricas no Brasil
2013 – Histórias de Famílias
2014 – Histórias de Pré-adolescentes e Adolescentes: em Casa, na Escola e na Rua
2015 – Histórias de Mulheres
2016 – “Sou do mundo, sou Minas Gerais”: histórias da nossa gente
2017 – Eu leio, inspiro-me e conto: releituras
2018 – Minha escola, meu espaço, novos olhares: eu participo!
2019 – Luz, Câmera, ação! Escrevendo meu filme predileto
2023 - Ubunto: eu sou porque nós somos
- Jornada 2024
Na 11ª edição do projeto, o tema é “Teko Porã (Bem Viver em Guarani) - equilíbrio, respeito mútuo e harmonia”. “Teko Porã” é um conceito que abrange aspectos filosóficos, políticos, sociais e culturais, mostrando a interconexão dessa grande “teia” em que estamos inseridos. Representa uma forma de ser e existir com respeito mútuo e harmonia entre a sociedade e a natureza. Para os diferentes povos originários, o “bem viver” está associado ao território, ao lugar do ser. Sendo assim, é preciso ter terra, água, floresta e toda a vida incluída. Porém, vivenciar o sentido pleno do “bem viver” nos dias de hoje, pode muitas vezes parecer algo contraditório, devido às diversas situações que nos afastam dele.
Nesta edição, convidamos os(as) estudantes da Rede Municipal de Educação a escreverem sobre os povos originários do Brasil, apresentando suas comunidades prósperas, suas histórias e culturas, e reiteramos a importância de promover este espaço dialógico à luz do objetivo maior da jornada, que é possibilitar aos(às) estudantes vivências no universo da escrita literária, ampliando seus horizontes como autores(as).
Os livros produzidos pelas escolas podem ser inscritos nas seguintes categorias:
● Categoria 1 - Textos literários da Educação Infantil (4 a 5 anos);
● Categoria 2 - Textos literários dos anos iniciais (1º ciclo);
● Categoria 3 - Textos literários dos anos iniciais (2º ciclo);
● Categoria 4 - Textos literários dos anos finais (3º ciclo);
● Categoria 5 - Textos literários da EJA ;
● Categoria 6 - Língua inglesa, língua espanhola ou edição bilíngue ou na língua nativa dos(as) estudantes estrangeiros(as) ou em Libras (excepcionalmente neste caso, o suporte utilizado será um arquivo em vídeo);
● Categoria 7 - Relato de experiência dos profissionais da educação sobre o processo de escrita da 11ª Jornada Literária.
Quaisquer dessas categorias podem produzir o livro em quadrinhos (HQ) ou nos gêneros literários: conto, poema, cordel, crônica, ou imagem. Cada escola poderá concorrer com 1 (um) livro por categoria.
Próximos etapas:04 de junho - Recursos e possibilidades de diagramação e publicação digital
21 a 25 de outubro - Entrega da “boneca” do livro
até 01 de novembro - plantão na Smed
29 de novembro - envio da versão final do livro para a Smed
5 de dezembro - evento de certificação
Dúvidas sobre o projeto podem ser encaminhadas por email: jornada.literaria@edu.pbh.gov.br