Projeto Jornada Literária
A Jornada Literária é um projeto que propõe o desenvolvimento e a produção de um livro por estudantes da Educação Infantil (4 e 5 nos), do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O livro é fruto do desenvolvimento de um trabalho que envolve oficinas de produção de textos literários, contação de histórias, encenações teatrais, oficinas de desenhos e promoção de saraus literários, bem como construção de todo o projeto gráfico do livro, sessão de autógrafos, dentre outras atividades. Para o desenvolvimento da Jornada Literária, é escolhido um tema anual que funciona como norteador para a produção dos textos.
Ao propor a produção e a edição de textos literários, o projeto tem por objetivos:
- ampliar as capacidades de leitura e escrita de texto dos estudantes, com ênfase no letramento literário;
- possibilitar aos estudantes (re)conhecerem as particularidades e as características de diferentes textos literários;
- subsidiar e propiciar o processo de ensino e aprendizagem que, permeado pela cultura, incentive a criação e o protagonismo dos estudantes em trabalhos interdisciplinares em que se reconheçam como sujeitos da sua formação;
- possibilitar aos estudantes o contato com diferentes gêneros literários, ampliando seu repertório de leitura;
- possibilitar aos estudantes o trabalho com as diferentes etapas de produção de texto (planejamento, escrita, revisão e reescrita) visando à produção de textos literários;
- incentivar o trabalho coletivo, colaborativo e interdisciplinar como ação que possibilita a circulação e a ampliação de saberes da comunidade escolar.
O projeto Jornada Literária lança luz às potencialidades do trabalho com a leitura e a escrita na escola, considerando a perspectiva da formação do estudante como autor.
Histórico
Iniciado em 2011, o projeto envolve, a cada ano, cerca de 3.500 estudantes e já foram produziram quase 500 livros.
A escolha de temas a cada edição da Jornada é uma forma de orientar os trabalhos nas escolas, sendo um elemento propulsor para a pesquisa, a reflexão e a ampliação das vivências de estudantes, professores, monitores e outros profissionais envolvidos no projeto.
Temas já trabalhados no projeto:
2011 – Histórias de ruas
2012 – Sons, cores, imagens e sabores: Áfricas no Brasil
2013 – Histórias de Famílias
2014 – Histórias de Pré-adolescentes e Adolescentes: em Casa, na Escola e na Rua
2015 – Histórias de Mulheres
2016 – “Sou do mundo, sou Minas Gerais”: histórias da nossa gente
2017 – Eu leio, inspiro-me e conto: releituras
2018 – Minha escola, meu espaço, novos olhares: eu participo!
2019 – Luz, Câmera, ação! Escrevendo meu filme predileto
2023 – Ubuntu: eu sou porque nós somos
2024 – Teko Porã: bem viver em Guarani
- Jornada 2025
O tema da 12ª edição do projeto ainda não foi divulgado. Entretanto, sabemos que será um sucesso, motivando a escrita literária, a reflexão e as aprendizagens.
Aguardem!
Os livros produzidos pelas escolas poderão ser inscritos nas seguintes categorias:- Categoria 1 – Textos literários da Educação Infantil (4 a 5 anos);
- Categoria 2 – Textos literários dos anos iniciais (1º ciclo);
- Categoria 3 – Textos literários dos anos iniciais (2º ciclo);
- Categoria 4 – Textos literários dos anos finais (3º ciclo);
- Categoria 5 – Textos literários da EJA;
- Categoria 6 – Língua inglesa, língua espanhola ou edição bilíngue ou na língua nativa dos(as) estudantes estrangeiros(as) ou em Língua Brasileira de Sinais – Libras (excepcionalmente neste caso, o suporte utilizado será um arquivo em vídeo);
- Categoria 7 – Relato de experiência dos profissionais da educação sobre o processo de escrita da 12ª Jornada Literária.
Quaisquer dessas categorias podem produzir o livro em quadrinhos (HQ) ou nos gêneros literários: conto, poema, cordel, crônica ou imagem. Cada escola poderá participar com 1 (um) livro por categoria.