Pular para o conteúdo principal

Bibliotecando

criado em - atualizado em
Logo Bibliotecando
Ascom

 

A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. 
(A importância do ato de ler, Paulo Freire)

 

APRESENTAÇÃO


O “Bibliotecando” é o programa de leitura e bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), que toma forma por meio das ações da Gerência de Bibliotecas e está alinhado com a Lei Municipal nº 11.641, o Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte (PMLLLB-BH), e com o Plano Nacional do Livro e da Leitura, instituído pelo Ministério da Cultura. Essa legislação estabelece diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro em Belo Horizonte e no Brasil, respectivamente.


Compreendendo a importância da leitura para a promoção de uma educação de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed-BH) concebe o “Bibliotecando” no intuito de potencializar ações de incentivo ao livro e à leitura nas escolas municipais e nas instituições da Rede Parceira, bem como implementar novas iniciativas, considerando, principalmente, a potencialização do espaço da biblioteca escolar.


O programa assume a concepção da leitura como parte de um processo amplo e complexo, que se desenvolve nas interações cotidianas e contribui para o desenvolvimento de inúmeras habilidades. Ao se apropriar das possíveis e diversas estratégias de leitura, o(a) leitor(a) se qualifica para participar mais ativamente da vida cidadã, compreendendo o processo de construção dos significados nos mais diversos gêneros textuais.


Nesse sentido, o ato de ler e produzir textos relaciona-se intimamente com as mais diversas linguagens utilizadas na comunicação humana, o que requer, no âmbito escolar, a promoção de experiências educacionais organizadas por meio de práticas pedagógicas relevantes para que os(as) estudantes se formem como leitores(as) e produtores(as) de textos, por meio de aprendizagens sensíveis e significativas.


Com o objetivo de conectar a leitura com as aprendizagens e a formação integral dos(as) alunos(as), o “Bibliotecando” abre um leque de possibilidades de encontro dos(as) estudantes com o livro e a biblioteca, articulando e potencializando ações e projetos educativos, novos e já existentes, para assegurar os direitos de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas.

 

AÇÕES FORMATIVAS E PROJETOS


Grupo de Trabalho Bibliotecando


O “Grupo de Trabalho (GT) Bibliotencando” é constituído por profissionais dedicados(as) à tarefa de formar leitores(as) e promover a leitura literária. Configura-se como um território formativo com foco na leitura e na formação de leitores(as), proporcionando formação continuada e troca de experiências. O GT mantém um calendário mensal de atividades. 
Jornada Literária


A “Jornada Literária” é um projeto voltado para os(as) estudantes da Educação Infantil (4 e 5 anos), do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) cujo produto final é um livro confeccionado pelos(as) alunos(as). Com a participação de diferentes profissionais da Educação, o projeto possui um regulamento próprio e acontece sob a orientação da equipe da Gerência de Bibliotecas, que proporciona encontros formativos durante todo o ano. 


Encontros formativos com as pessoas bibliotecárias


A pessoa bibliotecária, com formação em Biblioteconomia e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (6ª Região),  é capacitada para atuar como mediadora do acesso à informação e à cultura, de modo que deve proceder explorando toda sua potencialidade e integrando-se aos demais setores da escola.  Assim, sua formação é fundamental para promover o desenvolvimento de uma nova visão sobre a biblioteca escolar, como um espaço dinâmico, agradável e acolhedor, de maneira que o(a) estudante sinta-se acolhido(a) e motivado(a) na busca de seu aprendizado. A Gerência de Bibliotecas mantém um calendário mensal de encontros formativos.


Bate-Papo com o Autor


O “Bate-Papo com o Autor” é um encontro mensal que tem por objetivo incentivar a leitura, valorizar o papel da biblioteca escolar e colocar os(as) profissionais da Educação em contato direto com escritores(as) e com a experiência da leitura e da escrita literária, promovendo reflexões e estimulando práticas de formação de leitores(as) literários(as) na escola.


Café Literário


O “Café Literário” consiste em momentos de promoção do livro e da leitura realizados nas nove regionais da cidade. Com calendário anual, o projeto propõe a partilha de experiências literárias e de promoção da leitura entre os(as) profissionais, fomentando boas práticas e inovação nas ações propostas nas escolas.


Kit Literário 


 O “Kit Literário” é uma política que visa à ampliação do processo de leitura e alfabetização por parte dos(as) educandos(as) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e oferece aos(às) estudantes e a seus familiares a possibilidade de formação de um acervo pessoal, potencializando a criação de um ambiente familiar de leitura e estreitamento do contato com os livros desde a mais tenra idade. A política consiste na aquisição e na distribuição de livros literários para os(as) estudantes da RME-BH. As obras literárias são distribuídas para todos os(as) educandos(as) matriculados(as) nas escolas municipais e nas instituições parceiras, sendo dois livros para cada  estudante.


Juventudes Transformadoras


Realizado em parceria com a Gerência dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a Gerência da Educação de Jovens e Adultos, o “Projeto Juventudes Transformadoras” visa criar espaços para que os(as) jovens sejam protagonistas de suas histórias, contribuindo ativamente para a transformação das comunidades escolares e dos territórios nos quais estão inseridos(as). A proposta é promover encontros que favoreçam a elaboração de um diagnóstico participativo da comunidade, bem como o mapeamento de desafios e interesses dos estudantes, e, a partir daí, realizar oficinas sobre protagonismo estudantil e participação cidadã, com a posterior elaboração e implementação, pelos(as) estudantes, de projetos de impacto na comunidade. 


Práticas Informacionais (PraInfo)


O Grupo de Trabalho tem por objetivo propor diretrizes para ampliar ações pedagógicas informacionais e culturais na biblioteca que visem ao desenvolvimento do sujeito informacional na sua integralidade. Tem como participantes as pessoas bibliotecárias e assistentes administrativos(as) educacionais.

 

FIQUE DE OLHO! 


As ações e projetos do “Bibliotecando” objetivam, principalmente, potencializar a educação integral dos sujeitos, melhorar as aprendizagens e criar um ambiente escolar mais inclusivo, inovador e dinâmico. Com a construção de cantinhos de leitura, a ampliação de projetos como a “Jornada Literária”, a implementação do “Juventudes Transformadoras” para os Anos Finais e a EJA, a revitalização dos espaços físicos das bibliotecas e a formação de bibliotecários(as) inovadores(as), dentre outras propostas, espera-se proporcionar uma experiência educativa que integre a leitura, o acesso à informação e a formação de cidadãos(ãs) críticos(as) e conscientes, contribuindo para o desenvolvimento integral de todos(as) os(as) estudantes da RME-BH e, consequentemente, para a melhoria das aprendizagens. Fiquem de olho, pois novas iniciativas e parcerias estão a caminho!

 


Orquestra do projeto Cariúnas abre evento de lançamento do “Bibliotecando”

 


Ao lado da bibliotecária Adriana Pedrosa, o autor Roberto de Freitas encanta noite de lançamento