Pular para o conteúdo principal

Novembro Negro

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio Subsecretaria de Direitos de Cidadania, realiza uma série de eventos dentro da ação “Novembro Negro: BH sem Racismo”, em que diversas ações serão promovidas para marcar o dia 20 de Novembro, Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra.

 

O principal objetivo desta ação, coordenada da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial (DPIR), é levantar a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção e na cultura da cidade de Belo Horizonte com impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira e, também, para evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população, que representa 53% da população da cidade de Belo Horizonte.

 

O Novembro Negro faz alusão ao Dia Municipal da Consciência Negra e é composto de diversas atividades voltadas para servidores públicos municipais e toda a sociedade civil. 

 

Conheça outras ações da Diretoria de Política de Reparação e Promoção da Igualdade Racial.

 

PROGRAMAÇÃO 2024

 

06/11 - 10h - Seminário de Abertura Novembro Negro

Ementa: O mês de novembro tornou-se um marco para o movimento negro por ser o mês da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e referência nacional da luta pela libertação do povo negro escravizado no Brasil colonial. Em comemoração ao Novembro Negro, este Seminário marca a abertura das atividades a serem realizadas pela Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR). Tais atividades têm como objetivo evidenciar as lutas e resistências do povo preto contra os preconceitos, os racismos e desigualdades sociais resultado destas práticas. Nesse sentido, no Seminário de Abertura contaremos com a presença de Yone Maria Gonzaga, Doutora em Educação/UFMG, professora voluntária Programa Mestrado Profissional Educação e Docência/UFMG e Consultora em Relações Étnico-raciais e de Gênero, para compor as ações realizadas neste importante mês, por meio de uma reflexão histórica e crítica que envolve a memória e a atualidade das questões étnico-raciais no Brasil.
Assista ao Seminário: CLIQUE AQUI
Atividade Virtual: Google Meet
Público-alvo: Servidores Públicos Municipais, Conselheiros Municipais de Direitos e Sociedade Civil em Geral


06/11 - 10h - Encontro 1 - Formação social brasileira a partir de um olhar afrocentrado

Palestrante:  Polyana Aparecida Valente
Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais do Departamento de Ciências Humanas e Fundamentos da Educação (DCHFE). Atualmente atua como subchefe do DCHFE (2022-2024) e coordenadora do curso de História (2023-2025), da UEMG unidade de Ibirité. É doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz Fiocruz/RJ (2008) e Graduada em História pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005). Compõe os Comitês de Heteroidentificação Racial na UEMG/Ibirité e no Instituto René Rachou. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) na UEMG.
Inscrições: CLIQUE AQUI
Público-alvo: Servidores da Secretaria Municipal de Saúde
Realização: Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com o MOVIMENTA PBH


11/11 - 15h - Encontro 2 - Igualdade de gênero e equidade de raça

Palestrante: Etna da Silva
Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde Coletiva com área de concentração em Epidemiologia e Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Rede Ajeum: Coletivo de Nutricionistas e Estudantes de Nutrição Negras e Negros.
Atividade Virtual: Google Meet
Inscrições: CLIQUE AQUI
Público-alvo: Servidores da Secretaria Municipal de Saúde
Realização: Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com o MOVIMENTA PBH


12/11 - 14h - Seminário das Infâncias de Apresentação do Mapeamento Participativo das Infâncias dos Povos Indígenas, Quilombolas e Ciganos de Belo Horizonte

Ementa: O presente seminário tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa e extensão Mapeamento participativo da condição das infâncias dos povos indígenas, quilombolas e ciganos de Belo Horizonte, realizado pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA), da Faculdade de Educação da UFMG. O projeto teve como objetivo conhecer as infâncias de três grupos minorizados da cidade de Belo Horizonte: ciganos, indígenas e quilombolas. Os resultados da pesquisa apontam, simultaneamente, a permanência efetiva e insidiosa de demandas históricas desses grupos por reconhecimento de seus territórios e de sua existência, assim como a riqueza cultural e simbólica expressa em seus modos de vida, nos quais a ancestralidade lastreia singularidades únicas no tecido urbano de Belo Horizonte.
Atividade Presencial
Local: Salão Verde - Avenida Afonso Pena, 342 - 10º Andar, Centro.
Inscrições: Evento destinados a conselheiros e conselheiras municipais.
Público-alvo: Conselheiros Municipais da Promoção da igualdade Racial e Dos Direitos da Criança e do Adolescente.


19/11 - 14h - Seminário Encerramento da Oficina Aya

Ementa: Dentre as ações formativas em Educação em Direitos Humanos desenvolvidas em 2024 pela DPIR, encontra-se a Oficina AYA, realizada ao longo do ano junto a agentes públicos das nove regionais administrativas de Belo Horizonte. Neste Seminário de Encerramento, convidamos à experiência de movimentos intelectuais, afetivos, corporais e sociais que levem as/os participantes a refletir sobre suas práticas cotidianas diante de situações adversas relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero e de classe. O intuito é trazer elementos, dados  e conceitos que balizaram os encontros realizados e ajudaram a pensar sobre equidade e a promoção de humanidades singulares.
Atividade Presencial
Local: Auditório Secretaria Municipal da Fazenda - Rua Espírito Santo, 605, 7º andar, Centro.
Inscrições: Evento destinados a servidores e servidoras municipais
Público-alvo: Servidoras e Servidores que participaram encontros regionais da Oficina Aya


19/11 - Esquete teatral: Fábulas negras" com Grupo de Teatro de Mobilização Social (MOBS)

Local: Pilotis da SMSA - Secretaria Municipal de Saúde
Realização: Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Diretoria de Políticas para Igualdade Racial /SMASAC.


21/11 - 14h - Plenária Especial do COMPIR

Ementa: O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) é um espaço colegiado e participativo que visa colaborar na elaboração e no desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação e a xenofobia, bem como reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural. Nesta Plenária Especial, será apresentada e entregue uma publicação sobre isenções tributárias para terreiros de religiões de matriz africana em Belo Horizonte, demarcando um avanço para a equidade no acesso a esses direitos.
Atividade Presencial
Local: Auditório Liberdade - Afonso Pena, 342 - Térreo, Centro.
Inscrições: Atividade destinada aos conselheiros e conselheiras municipais.
Público-alvo: Conselheiros/as de Direitos Humanos, Representantes de Povos e Comunidades Tradicionais.


25/11 - 9h30 - Seminário Conhecer, Respeitar e Multiplicar

Ementa: A liberdade de consciência e crença religiosa, bem como o respeito à diversidade de cultos religiosos, é assegurada por diversos mecanismos legais, institucionais e nacionais. Apesar disso, a intolerância religiosa, sobretudo, contra as manifestações de povos de comunidades tradicionais e populares, continua sendo um elemento de intervenção do campo do combate às múltiplas formas de racismo e descriminação. Na direção de somar as ações combativas e afirmativas, o presente seminário visa à inauguração do Projeto de Capacitação Permanente do Programa de Atendimento aos povos e comunidades tradicionais nos Parques, Centros de Vivência Agroecológica – CEVAES e Cemitérios Públicos de Belo Horizonte, instituído pela Portaria Conjunta SMASAC/SMSP/FPMZB nº 003/2024. O programa prevê, dentro de suas ações, a capacitação em caráter periódico de agentes públicos lotados nesses espaços, de modo a enfrentar ativamente o racismo institucional, o racismo ambiental e a intolerância religiosa.   Atividade Presencial
Local: Prefeitura de Belo Horizonte - Auditório JK - Av. Afonso Pena, 1212, Centro.
Inscrições: CLIQUE AQUI
Público-alvo: Representantes de Povos e Comunidades Tradicionais, Conselheiros de Igualdade Racial de BH, Trabalhadores da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Trabalhadores de Fundação Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte.


25/11 - 10h - Encontro 3 - Racismo institucional

Palestrante: Ana Pereira dos Santos
Psicóloga pela Puc Minas, mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Psicologia pela Puc Minas. Atualmente é pos-doutoranda no Instituto Renê Rachou (Fiocruz Minas) e professora da pos-graduacao em Psicologia da Puc Minas.
Atividade Virtual: Google Meet
Inscrições: CLIQUE AQUI
Público-alvo: Servidores da Secretaria Municipal de Saúde
Realização: Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com o MOVIMENTA PBH.


27/11 - 16h - Formação dos Servidores do Restaurante Popular I

Ementa: A formação dos Servidores do Restaurante Popular foi uma iniciativa de gestores do Restaurante Popular I - Herbert de Souza e tem como objetivo garantir o atendimento humanizado e respeitoso aos usuários do serviço. Os Restaurantes Populares têm por objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional; e também promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais. Ao considerarmos o perfil das pessoas que acessam o estabelecimento, em sua maioria, pessoas pardas e pretas, é fundamental garantir o acesso ao bom atendimento, o que implica no reconhecimento e no enfrentamento ao racismo e a todas as formas de discriminação e preconceito. 
Atividade Presencial
Local: Restaurante Popular I - Avenida Do Contorno, 11.484, Centro.
Inscrições: Atividade destinada aos Servidores do Restaurante Popular I


28/11 - 14h - Encontro Das Tradições De Matriz Africana

Ementa: O Encontro das tradições Matrizes Africanas tem como objetivo o compartilhamento entres os presentes de tecnologias, práticas e vivências que foram mantidas ao longo do tempo como manifestação da resistência do povo preto, a despeito do apagamento imposto pelo preconceito e descriminação. Dessa forma, o encontro encerra as ações do Novembro Negro com a celebração partilhada pela memória e o afeto preservados e presentes nas práticas religiosas de matriz africana em Belo Horizonte. 
Atividade Presencial
Local: Parque Lagoa do Nado - Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã.
Inscrições: CLIQUE AQUI
Público-alvo: Representantes de Povos e Comunidades Tradicionais, Conselheiros de Igualdade Racial de BH e Sociedade Civil em Geral

 


PROGRAMAÇÃO 2023 - Novembro Preto
PROGRAMAÇÃO 2023
4/11 (sábado) - 16h | FESTIVAL GIRA - Ativação da Melanina

Local: Mirante Lagoinha* (Rua Diamantina, 734) e em seguida o Arrastão do Bloco Afro Magia Negra segue para o Galpão 54 (R. Francisco Soucasseaux, 54 - Lagoinha, Belo Horizonte)

Realização: Viva Lagoinha e Bloco Afro Magia Negra

 

7/11 (terça feira) - 14 às 17 h | Racismo religiosos no Brasil e a negação de nossas raízes afro brasileiras

Local: Auditório 1070  Faculdade de Ciências  Econômicas (FACE)- Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

Realização: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais

 

11/11 (sábado) - 13 às 19 h | Seminário Africanidades e Brasilidades 

Local: MUMO- Rua da Bahia 1149- Centro

Realização: DPIR - Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial | Contrapartida do Projeto 1273-18 LMIC- III Mostra Brasil Afro Moda

Formulário de Inscrição: Faça sua inscrição aqui

 

16/11 (quinta feira) - às 19h | Prêmio Zumbi de Cultura - Cia Baobá Minas 2023

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium-  R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30160-041

Realização: Cia Baobá Minas

 
18/11 (sábado) - 14 às 17h | Roda de Conversa: Inclusão produtiva da população negra, cigana e indígena 

Local: Centro Cultural Thirey Ilê Odara -Rua São Clemente, 1132- Santo André

Realização: DPIR/ Educação em Direitos Humanos 

Formulário de inscrição: Faça sua inscrição aqui 

 

23/11 (quinta feira) - 18h30 | Roda de Conversa: Reparação da Escravidão em Compreensão Histórica e Jurídica

Local: Auditório do CREA - Praça Mário Carvalho Azevedo de Barros, 95 - Esplanada da Estação - Itabira 

Realização:  Diretoria Municipal para Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira

Inscrições: até o dia 21/11 via whatsapp: (31) 98776-9021

 

24/11 (sexta feira) - 19h | 6ª semana da Consciência Negra- FAE/UEMG

Local: FAE - Av. Prudente de Morais, 444 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG, 30380-002

Realização: FAE/UEMG

 

25/11 (sábado) - 9h às 11h30| Cerimônia de Lançamento do Comitê de Salvaguarda do Largo do Rosário

Local: EMEI Timbiras (Rua dos Timbiras, 1697, Lourdes - Belo Horizonte

Realização: Comitê de Salvaguarda do Largo do Rosário

 

27/11 (segunda feira) - 19h às 21h | Roda de Conversa online : O que diz o estatuto da Igualdade Racial e a Reparação

Local: Online

Realização: DPIR/ Educação em Direitos Humanos 

Formulário de inscrição: Faça sua inscrição aqui    

 

11/12 (segunda feira) - Dia todo | CONSCIÊNCIA EM FOCO - Atividades e atendimento ao público da  DPIR - Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial 

Local: Praça 7 de Setembro 

Realização: DPIR em parceria com Comissão de Verdade Sobre a Escravidão OAB-MG, Centro Cultural Thirey Ilê Odara e Compir

 

12/12 (terça feira) - 14h às 17h | Oficina online : Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais

Local: Online

Realização: DPIR/ Educação em Direitos Humanos 

Formulário de inscrição: Faça sua inscrição aqui  

 

PROGRAMAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL 2023

Programação em construção
 
Outubro/23 a Março/24  | Formação antirracista para trabalhadoras e trabalhadores que atuam no atendimento às mulheres em situação de violência.

Formação de trabalhadoras e trabalhadores da Proteção Social Básica do SUAS em temáticas antirracistas no atendimento às mulheres negras em situação de violência.

Público: trabalhadoras e trabalhadores do PAIF e do SPSBR

Realização: Diretoria de Proteção Social Básica do SUAS, Fiocruz e Instituto René Rachou

 

7/11 (terça-feira) - 15h | CINE CRAS - Exibição de um filme com o tema orgulho e igualdade racial.

Público: adolescentes

Local: CRAS São José - Rua Joaquim José Ribeiro, 50

Contato: 3277-7149 - vagas limitadas

Realização: CRAS São José

 

8/11 (quarta-feira) - 15h | CINE CRAS - Exibição de um filme com o tema orgulho e igualdade racial.

Público: adulto/ idoso

Local: CRAS São José - Rua Joaquim José Ribeiro, 50

Contato: 3277-7149 - vagas limitadas

Realização: CRAS São José

 

9/11 (quinta-feira) - 14h | CINE CRAS - Exibição de um filme com o tema orgulho e igualdade racial.

Público: criança (9 a 12 anos)

Local: CRAS São José - Rua Joaquim José Ribeiro, 50

Contato: 3277-7149 - vagas limitadas

Realização: CRAS São José

 

16/11 (quinta-feira) - 14h | PALESTRA - Construção de identidades e sentimento de pertencimento.

Origem e história das tranças enquanto parte integrante da estética afrodescendente que se estabelece no Brasil e sensibilização de falas e situações racistas que pessoas negras costumam ouvir e passar no cotidiano.

Público: adulto/ idoso

Local: CRAS São José - Rua Joaquim José Ribeiro, 50

Contato: 3277-7149 - vagas limitadas

Realização: CRAS São José

 

20 e 21/11 - 14h | Novembro Preto - Grafitagem do Espaço Comunitário do Alto das Antenas

Roda de conversa e intervenções de graffiti propostas a partir da oficina, articuladas com o Espaço Comunitário do Alto das Antenas. O objetivo é discutir a temática e elaborar um graffiti para a fachada do espaço comunitário, de modo a expressar as reflexões e discussões realizadas pelos participantes e destacar a importância da promoção da igualdade racial, as ações afirmativas e promover uma ação de enfrentamento ao racismo no território por meio da discussão e atuação dos adolescentes da comunidade com o graffiti.

Público: todos os públicos

Local: Ponto de encontro: CRAS Vila CEMIG - Rua Faisão, 1071 - Flávio Marques Lisboa

Contato: 98866-0973 (whatsapp)

Realização: CRAS Vila CEMIG

 

20, 21 e 22/11 - 14h | PALESTRA - Proteção contra a discriminação racial

Cinema comentado: exibição de filme e roda de conversa sobre a temática do racismo.

Público: criança e adolescente e pessoas idosas.

Local: CRAS Zilah Spósito - Rua Coquilho, 75

Contato: 3277 - 1848

Realização: CRAS Zilah Spósito

 

21, 23, 28 e 29/11 - 14h | Consciência Negra

No 1° encontro será realizado uma roda de conversa objetivando dialogar e refletir, de forma lúdica e descontraída, sobre racismo estrutural e desigualdades raciais. O 2° encontro visa possibilitar o conhecimento e a valorização da cultura negra,por meio da musicalização e do tambor. Dias 21 e 28 de novembro (adolescentes), dias 23 e 29 de novembro (idosos).

Público: Adolescentes e pessoas idosas referenciadas ao PAIF

Local: CRAS Mariano de Abreu -  Rua Cinco de janeiro, s/ número, Campo da Pedreira II, Mariano de Abreu

Contato: 3277-5643

Realização: CRAS Mariano de Abreu (equipe PAIF em parceria com equipe SCFV)

 

22/11 (quarta-feira) - 14h | PALESTRA - Proteção contra a discriminação racial

Apresentação teatral e musical, a atividade será feita em torno da discussão antirracista, utilizando-se de personalidades negras que fizeram parte da história da luta antirracista, sobretudo no Brasil.

Público: criança/ adolescentes/ adulto/ idoso

Local: Teatro Raul Belém - Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo

Contato: 3277-7149 - vagas limitadas

Realização: CRAS São José

 

23/11 (quinta-feira) - 12h às 14h | Ciclo de Debates - Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais: Desafios e Possibilidades do Trabalho Social com Famílias no SUAS

Este encontro tem como objetivos: refletir acerca das fragilidades do debate étnico-racial na formação e no exercício profissional na Política de Assistência Social; discutir como as diferentes manifestações e expressões do preconceito, discriminação e  racismo perpassam os espaços de atuação profissional na Política  de Assistência Social; identificar possíveis ações no combate à discriminação e racismo no espaço de formação e exercício da profissão, bem como possíveis estratégias de articulação e integração de ações voltadas para a promoção da igualdade racial no campo das políticas públicas.

Público: técnicos, funcionários e conselheiros tutelares da Regional Centro Sul, incluindo os CRAS e Serviço de Atenção ao Migrante

Local: Auditório da Regional Centro Sul - Rua Rio de Janeiro, 1187/6º andar - Centro

Contato: 3277-4507

Realização: Comissão Organizadora do Ciclo de Debates de Servidores da DRAS CS

 

23/11 (quinta-feira) - 14h | A verdadeira história dos povos originários

Roda de conversa abordando a origem dos povos negros/escravizados no Brasil e os reflexos nos dias atuais.

Público: evento fechado para famílias atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: adolescentes e pessoas idosas.

Local: CRAS Mantiqueira - Rua Luzia Salomão, 300 - Mantiqueira

Contato: 3277-1895

Realização: CRAS Mantiqueira

 

24/11 (sexta-feira) - 8h às 11h | Novembro Preto

O objetivo da ação é dar destaque para o dia da Consciência Negra com a finalidade de fomentar a informação de qualidade, a reflexão e a discussão para o alcance da Igualdade Racial, despertando um olhar informativo e crítico sobre o tema, na tentativa de minimizar, erradicar as situações e vivências de preconceito.

Público: famílias acompanhadas pelo PAIF e usuários do SCFV.

Local: CIAME Pindorama - Rua Guararapes,1810

Contato: 98867-3082

Realização: CIAME Pindorama 

 

27/11 a 1º/12 - 15h | Semana de combate ao racismo

Atividades diversas ao longo da semana: palestra, roda de conversa, oficina de maquiagem e cabelo, evento de encerramento com apresentações culturais e artísticas.

Público: adultos, jovens e pessoas idosas

Local: diferentes locais, mas principalmente no CRAS Morro das Pedras

Contato: 3277-7091 / 99948-4544

Realização: coordenadora do CRAS, Fernanda Pantuso e parceiros (equipe PAIF, equipe do SCFV - ADRA e Cruz de Malta, lideranças comunitárias e equipe de apoio do PAIF

 

28/11 (terça-feira) - 14h | Café Preto com Prosa

Resgate da ancestralidade utilizando-se de recursos musicais, com promoção de vivências para os usuários

Público: famílias atendidas pelo CRAS e parceiros do território

Local: Beco Dona Benta, 145, Nossa Senhora de Fátima

Contato: 98774-8326

Realização: CRAS Vila Fátima

 

28/11 (terça-feira) - 14h | Desfile - Reis e Rainhas: os donos da rua

Em referência ao Novembro Negro, mês de luta e enfrentamento ao racismo e ao preconceito, o CREAS, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social - SEAS tem como proposta promover o Desfile afro: Reis e Rainhas, os donos da Rua. A ação tem como objetivo valorizar e protagonizar as identidades negras da população em situação de rua em Belo Horizonte.

Público: pessoas em situação de rua e comunidade em geral.

Local: Quarteirão fechado da Praça Sete – Centro

Contato: 3246-0301

Realização: CREAS/SEAS Centro-sul

 

28/11 (terça-feira) - 14h | Juventude, raça e cor: o que temos com isso?

Por meio da ludicidade, pretende-se trabalhar o tema do racismo com os participantes, promovendo a reflexão, o diálogo e o fomento ao combate à qualquer forma de desrespeito, descriminação e preconceito, potencializando o fortalecimento dos vínculos comunitários e a proteção social do território.

Público: adolescentes e jovens referenciados à área de abrangência do CRAS Petrópolis

Local: CRAS Petrópolis - Rua Frederico Boy Prussiano, 137 - Petrópolis

Contato: 3277-9578

Realização: CRAS Petrópolis e SCFV

 

29/11 (quarta-feira) - 9h | Abayomi: encontro precioso

Oficina de confecção da Boneca Abayomi. Durante a confecção, serão levantadas discussões sobre questões raciais e como elas afetam o público atendido pela Assistência Social. 

Público: famílias atendidas pelo SPSBR

Local: Rua Peçanha, 144 - Carlos Prates

Contato: 98855-0089

Realização: SPSBR - NO

 

29/11 e 6/12 - 14h | Café Preto/ Direito a ter direitos 

Discutir a temática da igualdade racial, tendo em conta os marcadores sociais da diferença, ou seja, classe, gênero, idade, território, dentre outros, através de uma escuta qualificada dos usuários da política e a partir dessa escuta elaborar um produto artístico que ficará exposto no corredor da unidade socioassistencial. Entende-se que a atividade poderá despertar o interesse sobre a temática racial para outros usuários que acessam e frequentam o CRAS Vila Biquinhas.

Público: famílias residentes no território do CRAS

Local: Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, 850, Heliópolis

Contato: 3246-8004

Inscrições: inscrições na recepção do CRAS, uma semana antes da oficina.

Realização: CRAS Vila Biquinhas

 

29/11 (quarta-feira) - 14h | Circuito Novembro Preto

Circuito do Novembro Preto com oficina de culinária ancestral africana, roda de conversa para promover reflexão sobre comportamentos preconceituosos e roda de capoeira

Público: jovem, adulto e pessoa idosa

Local: CRAS Lagoa - Rua José Sabino Maciel 120 Lagoa

Contato: 98874-1009

Realização: CRAS Lagoa

 

30/11 (quinta-feira) - 14h | Café Preto

Atividade de sensibilização e informação a respeito das questões afetas à vivência dos negros da sociedade.

Público: famílias atendidas/acompanhadas pelo PAIF e SCFV

Local: Rua Engenheiro Lucas Júlio Proença, 73 - Serra

Contato: 3246-5006

Realização: CRAS Vila Marçola

 

30/11 (quinta-feira) - 14h | Roda de Conversa: Igualdade Racial

Reflexão sobre o tema: igualdade racial , combate a discriminação e preconceito

Público: famílias residentes no território referenciado pelo SPSBR-P

Local: Av. Presidente Antônio Carlos, 7596 - São Luiz

Contato: 3277-7346 

Realização: Serviço de Proteção Social Básica Regional Pampulha - SPSBR-P

Programação 2022 - Novembro Preto

PROGRAMAÇÃO 2022

1º à 6/11

Projeto Moçambique Também é Aqui!

Exposição do fotógrafo moçambicano Albino Moisés, com curadoria de Maria Luiza Viana e Marcial Ávila.

Público: variado

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado -  CRCP |  Varanda do Casarão - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

5/11 (sábado)

14h - Roda de Conversa - Exibindo nas quebradas

Gravação de roda de conversa entre lideranças da Pedreira Prado Lopes, Aglomerado da Serra, Glória e Barragem Santa Lúcia, territórios que receberam o projeto de exibição cinematográfica EXIBINDO NAS QUEBRADAS, realizado pelo Coletivo Coisa de Preto. Edital BH nas Telas. Projeto 2050/2018.

Público: Mulheres negras do território

Local: Centro Cultural Vila Marçola - CCVM - R. Mangabeira da Serra, 320, Serra

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

5 a 11/11

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PALCO E RUA DE BELO HORIZONTE - FIT BH

Espetáculos que tiverem ingressos gratuitos, a retirada será feita da seguinte forma: 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. Confira nos Teatros as respectivas ticketeiras para a retirada dos ingressos.

Informações: www.portalbelohorizonte.com.br/fit

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura

 

10 e 11/11 | 21h - ANCÉS
Espetáculo do grupo Tieta Macau, traça um percurso entre presença e ausência, ativando memórias não codificadas em instâncias dizíveis ou lineares. A coreografia se desenrola da linearidade greco-romana de Cronos, marcada pelas horas, para um tempo e espaço direcionado a Iroko, orixá cultuado pelo candomblé no Brasil, regido pelo tempo de imanência da ação. Percorre o tempo de evocação e articulação de memórias, que se dão entre movimento, som e palavra, rastros que compõem o presente da criação. Com isso, Tieta Macau apresenta o espetáculo como modo de pensar/inventar relações entre ancestralidade, corpo, memória e contemporaneidade, colocando a dança como possibilidade de rearticular narrativas, tornar heterogêneo o que antes era homogêneo, causar estanques, interrupções, desviar de padrões, inventar, propor novos fins e inícios. 
Local: Funarte- MG
Classificação indicativa: Livre

10 e 11/11 | 20h - NEGRA PALAVRA: SOLANO TRINDADE
A proposta do espetáculo NEGRA PALAVRA: SOLANO TRINDADE, da Cia Teatro Íntimo, pode ser sintetizada em três pontos principais: investigar a atualidade da poesia de Solano Trindade através do olhar de criadores negros, propor uma discussão política, estética e filosófica sobre o que significa ser negro no Brasil e levar para a prática a compreensão de que a representatividade negra precisa estar presente em todas as etapas da criação de um espetáculo. Conhecido como O Poeta do Povo, Solano Trindade foi e é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Em cada cidade que viveu, emprestou seu corpo, voz e poesia para lutar contra a opressão aos negros e pobres e para construir um mundo de justiça e solidariedade.
Local: Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia
Classificação indicativa: 12+

6/11 | 17h e 7/11 | 9h - OMBELA
OMBELA é uma menina deusa inquieta com perguntas sobre suas emoções e sobre seu pai, um deus que encolheu. Ela habita o livro homônimo do escritor angolano Ondjaki, que viveu sua infância em Luanda e já recebeu um prêmio Jabuti por sua escrita infantojuvenil. Acompanhada por sua rã, que de boneca passa à vida, Ombela sai em uma jornada de busca por respostas sobre si mesma, seus sentimentos e sua ação no mundo. Na adaptação feita por Mariana Jaspe e Ricardo Gomes, e dirigida por Arlindo Lopes, uma banda ao vivo, com cordas e tambor, embala os episódios da cosmogonia yorubá em uma travessia lúdica entre o Orum (céu) e o Ayé (terra), ao longo da qual Ombela conhece outras divindades africanas. Com a sensibilidade aflorada, a menina emociona-se a cada encontro que lhe revela parte dos mistérios e é ensinada sobre cuidados com a natureza, enquanto sua amiga rã adiciona humor à viagem.
Local: Teatro Raul Belém Machado
Classificação indicativa: Livre

10/11 | 15h e 11/11 | 9h - O PATINHO FEIO
O Patinho Feio é um conto de Hans Christian Andersen de 1843, livremente recontado aqui através do corpo e da dança do Ballet Jovem Minas Gerais. Conta a história de um cisne que nasceu por engano numa família de patos, e suas qualidades e atributos exteriores não são reconhecíveis. Ele parte então em busca de seu caminho e acaba passando por inúmeras rejeições e fracassos, até que sua verdadeira natureza e beleza se manifestam.
Local: Centro Cultural Unimed - BH Minas
Classificação indicativa: Livre

6/11 | 19h e 7/11 | 15h e 19h - PROT{AGÔ}NISTAS
O espetáculo do grupo Pat{ag^}nistas é uma celebração da pele negra, em toda a sua diversidade. São mais de duas dezenas de artistas em cena, revezando-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos. ‘Prot{agô}nistas’ vem no plural porque cada artista tem seu momento de estrelar, de protagonismo. Isso era uma premissa do grupo, para contornar a falta de espaço que se dá a pessoas pretas. Já “agô”, palavra iorubá destacada entre chaves no título, é um pedido de passagem, uma abertura de caminhos no palco para essa narrativa. As cenas exploram problemas sociais, como a violência policial ou a solidão do negro, mas também exaltam a diversidade e os festejos dessas culturas.
Local: Teatro Francisco Nunes
Classificação indicativa: Livre

6/11 | 16h e 8/11 | 9h - ABENA
Que Abena é uma das princesas mais belas de todo o mundo, não há quem discorde! Visitantes de todos os lugares viajavam até o continente africano para conhecer a princesa. Entre os visitantes apareceram pretendentes que esperavam ter sua mão em casamento, diante disso o jeito foi fazer uma disputa! Mas o coração de Abena… Ah, o coração já estava preenchido de amor por alguém. E nessa disputa, quem vencerá? Cia. O Bando.
Local: Praça Duque de Caxias (Santa Tereza) e Rua ana Rafael dos Santos, em frente ao Centro Cultural Vila Santa Rita (Barreiro)
Classificação indicativa: Livre

6/11 | 10h e 11/11 | 19h - À SOMBRA DA GOIABEIRA
Esse espetáculo narra a história da ruptura na relação entre dois homens negros: um pai e um filho. Há cenas de ritos, memórias, desavenças, ausências e perdões. A temática da narrativa relaciona-se à ideia de paternidade. “Trata-se de grande ritual de enfrentamento, perdão e morte da figura paterna/patriarcal”, dizem os artistas. Grupo Negro e Atitude
Local: Em frente ao Teatro Francisco Nunes e Memorial pela Vida das Juventudes Negras - CRJ
Classificação indicativa: Livre

8 e 9/11 | 15h - ESTILHACE
Performance interativa composta por música, dança e projeção mapeada. Inspirado no poema Vozes-Mulheres, de Conceição Evaristo e na biografia da Anastácia, versa sobre os silenciamentos e formas de superação e resistência do povo negro, bem como a potência desses gestos-fala de estilhaçar as máscaras e abalar as estruturas que as fomentam. Concebido e dirigido pelo músico Leandro Souza com coreografia da bailarina afro Júnia Bertolino.Local: Espaço Aberto Pierrot Lunar (B. Floresta)
Classificação indicativa: Livre

6/11 | 14h e 7/11 | 20h - MATA RASTEIRA
Inspirado no romance de Abner Laurindo, o espetáculo MATA RASTEIRA do Grupo Caras Pintadas é um encontro poético e político entre o universo do teatro e da cultura afrobrasileira. A peça narra a odisséia de Nlongi, um menino angolano que é sequestrado e trazido para o Brasil, onde se engaja na criação da capoeira e a transforma na primeira manifestação de luta do povo negro em ânsia pela liberdade.
Local: Centro Cultural Venda Nova e Casa de Candongas (B. Cachoeirinha)
Classificação indicativa: Livre

8 e 9/11 | 14h - BOLA DE FOGO
Devidamente trajado, Fábio Osório prepara a massa do acarajé, frita o bolinho e o vende como fazem todas as baianas do acarajé. Ele performa a si próprio e também outros corpos negros. Enquanto prepara o alimento, Osório conversa sobre política, espiritualidade, memória, afeto e ancestralidade, acompanhado por Cíntia Santos, tradutora e intérprete de Libras. Em tempos de ataques à vida e à democracia, é preciso alimentar a alma de resistência. A performance BOLA DE FOGO estreou em 2017, quando Fábio Osório Monteiro, tentando resistir à dificuldade financeira da vida de artista, decide se tornar baiana de acarajé. Inaugurando este novo momento da carreira, devidamente registrado na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM), ele monta seu tabuleiro. A criação busca relacionar o fato de ele ser um artista atuante na cena contemporânea, tendo trabalhado com importantes artistas brasileiros e internacionais, e sua necessidade de subsistência diante da instabilidade dos tempos atuais.
Local: Kilombo Manzo Aglomerado da Serra e Mercado da Lagoinha 
Classificação indicativa: Livre

8 e 9/11 | 19h - QUANDO QUEBRA QUEIMA
QUANDO QUEBRA QUEIMA é um espetáculo construído por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista em 2015 e 2016 em colaboração com a diretora Martha Kiss Perrone. Fruto da primavera secundarista, 14 corpos insurgentes deslocam para a cena a experiência dentro das escolas ocupadas, criando uma narrativa coletiva e comum a partir da perspectiva de quem viveu o dia a dia dentro do movimento. A peça é uma “dança-luta” coletiva construída a partir das experiências recentes de cada performer: textos, músicas, coreografias e fotos feitas pelos próprios secundaristas compõem a cena; gritos de luta são cantados; ações e movimentos de rua são evocados no corpo de todos que participam. Ocupando o tempo presente, a ColetivA provoca de maneira pulsante o universo que compõe esse movimento que transformou o corpo e vida de todos que participaram.
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio
Classificação indicativa: Livre

10/11 (quinta-feira)

17h30 – SEREIA CREMOSA
Vídeo-dança da bailarina Sereia Cremosa, produzido como conclusão da segunda residência artística do Centro de Referência da Dança - CRDança BH, realizada em março de 2022, sob a tutoria de Gladstone Navarro, com o conceito Corpo-Território.

Classificação indicativa: 12+

Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - B. Santa Tereza
Ingressos gratuitos, com retirada 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. https://www.diskingressos.com.br/

11/11 (sexta)

18h - Exibição “Os Ossos da Saudade”      

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Brasileiros e estrangeiros atravessados pela saudade que, de alguma forma, carregam o Brasil em seus baús interiores.

Público: Variado

Local: Centro Cultural Vila Fátima - CCVF - R. São Miguel Arcanjo, 215 – Vila Nossa Senhora de Fátima

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

16h - EBÓ
Partindo do ensinamento dos meus mais velhos de que a oferenda é um modo de devolvermos à natureza aquilo que retiramos dela para nos alimentar, esse ritual foi pensado para saudar as referências que me alimentaram por palavras, gestos, sons e imagens. Memórias em movimento. Uma pesquisa no meio das encruzilhadas. Por isso, evoco Exu para lhe oferecer uma cena, um ebó no qual eu compartilho com a rua os ensinamentos que sustentaram a minha caminhada até aqui.
Classificação indicativa: 12+
Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - B. Santa Tereza
Ingressos gratuitos, com retirada 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. https://www.diskingressos.com.br/

16h30 - ARQUEOLOGIAS DO FUTURO + FUTUROS SOBRE TELA

Exibição de duas obras do Museu sensível acervo sobre vidas de jovens negros da Favela do Amaré, produzidos pelos próprios artistas. “É um projeto transdisciplinar, que envolve audiovisual, performance e teatro. Um mapeamento e coleta de entrevistas na terra onde nasci e fui criado”, relata Maurício Lima, artista e criador do projeto.

Classificação indicativa: 12+

Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - B. Santa Tereza

Ingressos gratuitos, com retirada 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. https://www.diskingressos.com.br/

 

18h30 - EVANDRO PASSOS

Vídeo-dança do bailarino Evandro Passos, produzido como conclusão da segunda residência artística do Centro de Referência da Dança - CRDança BH, realizada em março de 2022, sob a tutoria de Gladstone Navarro, com o conceito Corpo-Território.

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - B. Santa Tereza
Ingressos gratuitos, com retirada 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. https://www.diskingressos.com.br/

 

19h - FABULOSA NICKARY AYCKER

Documentário sobre a vida de Nickary Aycker, uma artista, Drag Queen e atriz de Belo Horizonte. Nickary é uma mulher travesti de 37 anos, preta, moradora da periferia e integrante de coletivos regionais.

Classificação indicativa: 12+

Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - B. Santa Tereza
Ingressos gratuitos, com retirada 50% on-line, a partir das 12h do dia 1º/11. O restante estará disponível a partir de 2h antes do evento. https://www.diskingressos.com.br/

 

12/11 (sábado)

15h - Fórum Doc - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte

Exibição do curta-metragem “Fartura” (27 min, Yasmin Thayná). A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, é feita uma investigação sobre as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Público: variado

Local: Centro Cultural São Bernardo - CCSB - R. Édna Quintel, 320 - São Bernardo

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

16/11 (quarta-feira)

16h30 - Alma no olho (Zózimo Bulbul | Brasil | 1973 | Experimental) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista. Música de John Coltrane .

Duração: 11 min

Classificação: livre  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16h30 - A negação do Brasil (Joel Zito Araújo | 2000 | Brasil | Documentário) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.   

Duração: 92 min 

Classificação: 10 anos   

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16 a 19/11

Semana Literária – Consciência Negra

Há 134 anos atrás, o Brasil se desvencilhou do maior genocídio já existente: a escravidão. E, desde então, vem lutando contra as marcas que foram deixadas. Uma dessas lutas acontece através da literatura - um espaço para contar e recontar histórias que por séculos foram silenciadas. Em prol de viabilizar e promover a literatura afro-brasileira e africana e de se alinhar a luta antirracista, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro Cultural Urucuia, acontecerá a Semana Literária - Afro Foco, uma semana com uma programação voltada para a afrocentricidade. Venha abrir os caminhos para o antirracismo. Laroyê!

Projeto: Promoção da Leitura

Local: Centro Cultural Urucuia - CCU - R. W3, 500, Urucuia

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

Atividades

16/11 | 10h - OFICINA “LIVRO-MINUTO” 
Leitura de trechos de livros do escritor afrobrasileiro Luís Gama, seguida de construção de pequenos livros feitos a partir de dobraduras de papel.
Público: livre
Mediador: Samuel Medina

16/11 | 14h - OFICINA “ABRAM OS CAMINHOS”
Conheça mais sobre Exu, orixá guardião da comunicação das religiões de matriz africana, a partir da arte de contação de histórias e da xilogravura.
Público: Livre
Mediadores: Deydson Tcharles e Sanny Leal

16/11 | 16 às 19h -  SLAM TRINCHEIRA
A proposta é usar a poesia como trincheira, simbolizando defesa e resistência e buscando abrir espaço para a voz da sociedade.

17/11 | 10h -  OFICINA “RECONTANDO A HISTÓRIA”
Vamos relembrar a luta dos nossos ancestrais pela liberdade e em busca da construção de um mundo melhor, misturando literatura com arte em dois dias de oficina.
Público: Infanto-juvenil
Mediadora: Mônica Ferreira e Miram Vilaça

17/11 | 19h - SARAU COLETIVOZ
O movimento é gratuito e de participação espontânea para qualquer manifestação artística. Venha dividir sua história e sua voz conosco!

18/11 | 10h -  OFICINA “CONTOS DE ÁFRICA”
Contação de histórias que apresentará a riqueza e a diversidade da cultura africana, de um jeito lúdico e envolvente.
Público: Infanto-juvenil
Mediador: Leone Reis.

18/11 | 14h -  OFICINA “AFRO SURREALISMO”
Experimentar ritmos, sonhos, delírios, potências e a busca do “ngunzu” com o objetivo de criar produções poéticas que dialoguem com o surrealismo e apresentá-las no formato de sarau.
Público: Escritores, poetas e comunidade em geral
Mediador: Léo Gonçalves

18/11 | 19h - FARAOESTE BATALHA CLANDESTINA - EDIÇÃO ESPECIAL
Ocorrendo desde 2016, o evento, que chegou a receber 1000 pessoas, consiste numa batalha de MC's, com pocket shows de artistas independentes.

19/11 | 9h - SARAU e FEIRA ABELHARTE
Com o objetivo de valorizar o empreendedor e artista periférico, o Sarau eFeira reúne poetas, pocket shows, djs de eletrônica, teatro, circo e microfone aberto junto com feirantes periféricos.

19/11 | 9h30 - OFICINA “CANTOS TRADICIONAIS BRASILEIROS E SUAS POTENCIALIDADES”
Propõe investigar as potencialidades que existem nos cantos praticados por grupos tradicionais que também formam a identidade nacional.

19/11 | 19h - ESPETÁCULO “CAMPO MINADO”
Quem sou eu? Na tentativa de responder a esta pergunta, um jovem-adulto é atormentado pela memória do terreiro de sua antiga casa, que o instiga a refletir sobre uma possível resposta.

 

16 a 30/11

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras"

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

16/11 | 16h30 - Alma No Olho
(Zózimo Bulbul | Brasil | 1973 | Experimental | 11 min)
Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista. Música de John Coltrane.

16/11 | 16h30 - A Negação do Brasil
(Joel Zito Araújo | 2000 | Brasil | Documentário | 92 min)
O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Classificação indicativa: 10 anos

17/11 | 16h30 - Macunaíma
(Joaquim Pedro de Andrade | Brasil | 1969 | Comédia | 105 min)
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.

Classificação indicativa: 18 anos

18/11 | 16h30 - Eles Não Usam Black-tie
(Leon Hirszman | Brasil | 1981 | Drama | 122 min)
Em 1980, a vida do jovem operário Tião entra em um verdadeiro tufão: ao mesmo tempo em que encontra a felicidade no casamento com Maria, grávida, ele deve enfrentar a fúria de seu pai, um rígido sindicalista que fica com muita raiva ao saber que Tião furou a greve dos operários, temendo perder o emprego. Classificação indicativa: 14 anos.

18/11 | 19h - A Rainha Diaba
(Antônio carlos Fontoura | Brasil | 1974 | Drama | 100 min )
Lapa, Rio de Janeiro. Diaba, um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários "pontos" de venda de droga. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba "fabrica" um novo marginal, para depois entregá-lo à polícia. Ela encarrega Catitu, seu homem de confiança, para fazer isso. Catitu decide que o alvo será Bereco. Classificação indicativa: 18 anos.

19/11 | 19h - Carolina
(Jeferson De | Brasil | 2003 |  Documentário | 15 min)
A vida de Carolina, negra e moradora de uma favela, teve seu livro publicado em mais de 40 países e traduzido para 13 idiomas.

Classificação indicativa: livre

19/11 | 19h - Filhas do Vento
(Joel Zito Araújo | Brasil | 2004 | Drama | 85 min)
Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria "Cida" Aparecida e Maria "Ju" da Ajuda têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz, a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas, o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas.

Classificação indicativa: 12 anos

20/11 | 18h30 - Abolição
(Zózimo Bulbul | Brasil | 1988 |  Documentário | 150 min)
O documentário fala da vida do negro no Brasil nos aspectos social, histórico e cultural. O longa reúne declarações de grandes figuras públicas e de cidadãos brasileiros.

Classificação indicativa: 14 anos

23/11 | 16h30 - Tudo que é apertado Rasga
(Fábio Rodrigues Filho I Brasil | 2019 I Documentário | 27 min)
Na tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça, este filme retoma e intervém em imagens de arquivo, reestudando parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.

Classificação indicativa: 10 anos

23/11 | 16h30 - Não vim no mundo para ser pedra
(Fábio Rodrigues Filho I Brasil | 2021 I Documentário | 25 min)
Eis um samba sobre o infinito. Através de recortes, Grande Otelo repropõe a ordem dos fatores, altera os resultados mesmo daquilo que parece mais consumado... genialidade que encarna dilemas imanentes, dilemas que estamos a enfrentar. Monumento porque em constante movimento, escapa, transborda, samba.

Classificação indicativa: livre

24/11 | 16h30 - Xica da Silva
(Carlos Diegues | Brasil | 1976 | Comédia Dramática | 117 min)
Trajetória de Xica da Silva que, de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes e exibindo grupos de teatro europeu que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa.

Classificação indicativa: 16 anos

30/11 | 16h30 - Couro de Gato
(Joaquim Pedro de Andrade | Brasil | 1960 | Drama | 15 min)
Episódio do longa-metragem ‘Cinco Vezes Favela’ (1963). Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano.

30/11 | 16h30 - Barravento
(Glauber Rocha | Brasil | 1959 | Drama | 81 min)
A história acompanha um negro educado que volta à aldeia de pescadores em que foi criado para tentar livrar o povo do domínio da religião e crenças antigas.

Classificação indicativa: 16 anos.

 

17/11 (quinta-feira) 

16h30 - Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade | Brasil | 1969 | Comédia)

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.   

Duração: 105 min 

Classificação: 18 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16h30 - Tudo que é apertado Rasga (Fábio Rodrigues Filho I Brasil | 2019 I Documentário) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Na tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça, este filme retoma e intervém em imagens de arquivo, reestudando parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.  

Duração: 27 min 

Classificação: 10 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16h30 - Não vim no mundo para ser pedra (Fábio Rodrigues Filho I Brasil | 2021 I Documentário) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Eis um samba sobre o infinito. Através de recortes, Grande Otelo repropõe a ordem dos fatores, altera os resultados mesmo daquilo que parece mais consumado... genialidade que encarna dilemas imanentes, dilemas que estamos a enfrentar. Monumento porque em constante movimento, escapa, transborda, samba.  

Duração: 25 min 

Classificação: livre   

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

19h às 20h - Espaço Livre para as Artes - Espetáculo Campo Minado 

Quem sou eu? Na tentativa de responder a essa pergunta, um jovem-adulto é atormentado pela memória que o instiga a refletir. O trabalho contém cantos tradicionais afro-mineiros tradicionais que dialogam com a contemporaneidade.

 

Público: a partir de 12 anos.

Local: Centro Cultural Salgado Filho - CCSG - R. Nova Ponte, 22, Salgado Filho 

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura | Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

 

18/11 (sexta-feira)

19h - Sessão Comentada/Musicada de "A Rainha Diaba" (Antônio Carlos da Fontoura | Brasil | 1974 | Drama) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Lapa, Rio de Janeiro. Diaba, um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários "pontos" de venda de droga. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba "fabrica" um novo marginal, para depois entregá-lo à polícia. Ela encarrega Catitu, seu homem de confiança, para fazer isto. Catitu decide que o alvo será Bereco.   

Duração: 100 min 

Classificação: 18 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

19h às 20h30 - Espetáculo Campo Minado 

Quem sou eu? Na tentativa de responder a esta pergunta, um jovem-adulto é atormentado pela memória, que o instiga a refletir sobre uma possível resposta. O trabalho contém cantos tradicionais afro-mineiros tradicionais que dialogam com a contemporaneidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Público: Infantil a partir de 12 anos

Local: Centro Cultural Lindéia Regina - CCLR - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Bairro Lindeia

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

15h às 17h - Café com Lorota Especial

Nesta edição, convidamos você a relembrar essa data tão simbólica na construção de nossa identidade como povo. Participações: Grupo Rosas do São Bernardo, Nicanor e figuras importantes da comunidade. 

Público: Variado

Local: Centro Cultural São Bernardo - CCSB - R. Édna Quintel, 320 - São Bernardo

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

17h - Roda de Conversa - Histórias de Quilombos

Estarão reunidos os Quilombos Manzo, Luízes, Souzas, Mangueira e Matias na Mostra Arena 2022, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Uma roda de conversa, mas que inclui ainda intervenções artísticas de professores e alunos da Escola. 

Público: variado

Local: Núcleo de Formação Artística e Cultural (Avenida dos Andradas, 367 -  2º andar Centro - BH) | Escola Livre de Artes Arena da Cultura - ELA

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

18h30 - Roda de Conversa e Mini Desfile: A Influência da Cultura Preta na Moda Cotidiana 

O professor Aldo Clécius recebe convidados para uma roda de conversa, seguida de mini desfile de moda preta. 

Inscrição: Serão distribuídas senhas por ordem de chegada, no limite de 75 participantes.

Público: jovem e adulto

Local: Museu da Moda - MUMO

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

19/11 (sábado) 

19h - Carolina (Jeferson De | Brasil | 2003 | Documentário) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: A vida de Carolina, negra e moradora de uma favela, teve seu livro publicado em mais de 40 países e traduzido para 13 idiomas.

Duração: 15 min 

Classificação: livre  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

19h - Filhas do vento (Joel Zito Araújo | Brasil | 2004 | Drama) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria "Cida" Aparecida e Maria "Ju" da Ajuda têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz, a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas, o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas.   

Duração: 85 min 

Classificação: 12 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16h - Abertura da exposição - Exposição  Rainhas Negras - Márcio Silva 

Este mês, como parte das comemorações do aniversário de 25 Anos do CCAVC, no Território L4, o Alto Vera Cruz será contemplado com a Mostra Especial em comemoração à Semana da Consciência Negra. A exposição “RAINHAS NEGRAS” traz uma série de 20 fotografias artísticas com mulheres negras de Belo Horizonte e região metropolitana produzidas por Márcio Silva. O evento de abertura contará com desfile de moda afro, apresentações musicais e outras atividades. 

Visitação: de segunda a sábado, das 9h às 18h

Público: variado

Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz - CCAVC - Rua Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

19/11 (sábado)

16h30 às 18h - Ossos da Saudade

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento. Parceria: Olhar Distribuição. 

Classificação indicativa: livre 

Público: Mulheres negras do território

Local: Centro Cultural Vila Marçola - CCVM - R. Mangabeira da Serra, 320, Serra

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

18h às 21h30 - Soul Preto

5ª edição do evento “Soul Preto”, com muita música, histórias e discotecagem de primeira. O projeto propõe o resgate da cultura e das manifestações de alma negra, com participação especial do DJ Kunta, Coletivoz, Iza Reis e Afrolíricas. 

Público: a partir de 16 anos.

Local: Centro Cultural Vila Marçola - CCVM - R. Mangabeira da Serra, 320, Serra

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

9h às 11h - Inauguração da placa indicativa do Largo do Rosário

Público: variado

Local: Rua da Bahia, esquina com Rua Timbiras

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

19 e 20/11 (sábado e domingo)

10h às 18h - Encontro de Saberes de Capoeira com Mestre Niltinho

Vivências, musicalização, roda de capoeira, batizado de capoeira, entrega de graduação, palestra, apresentação cultural, puxada de rede, maculelê, lançamento de CD e encerramento com música acústica.

Público: livre

Local: Centro Cultural Usina da Cultura - CCUC - R. Dom Cabral, 765

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

20/11 (domingo) 

18h30 - Abolição (Zózimo Bulbul | Brasil | 1988 | Documentário 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: O documentário fala da vida do negro no Brasil nos aspectos social, histórico e cultural. O longa reúne declarações de grandes figuras públicas e de cidadãos brasileiros.

Duração: 150 min 

Classificação: 14 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

13h30 às 16h30 - Projeto “Uai Soul Marquinho”

O melhor do Black Soul no CRCP. 

Coordenação: Marco Rosa.

Público: variado

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado -  CRCP | Varanda do Casarão - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

18h30 às 20h30 - Lançamento da Coleção “Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte”

Série de vídeos que constituem uma narrativa panorâmica do Patrimônio Cultural da capital, com destaque para os bens afro-brasileiros. Sete volumes compõem essa série, realizada pela Diretoria de Patrimônio Cultural, da Fundação Municipal de Cultura: Política de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa, Pampulha, Ofício de Fotógrafo Lambe-lambe, Festas de Iemanjá e Pretos Velhos, Terreiro Ilê Wopo Olojukan e Quilombos : livre. Interpretação em libras.

Público: variado

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

20 e 26/11 (domingo e sábado)

11h - Visita mediada especial e roda de conversa ”A origem da cidade de Belo Horizonte e seu passado afrodescendente”, com Heloísa Vitalino

Como podemos traçar um paralelo entre a nossa contemporaneidade, os saberes ancestrais e o local onde vivemos para manter viva a memória dos que vieram antes de nós?

Inscrição: ordem de chegada, 10 minutos antes do evento, no limite de 20 participantes.

Público: jovem/adulto

Local: Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

22/11 (terça-feira)

19h - 1ª Mostra CRDança BH: Encontro de Danças de Matrizes Africanas

Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Uma proposta de Encontro entre artistas das Danças de Matrizes Africanas, para uma conversa dançada entre dançarinos que atuam na cidade de Belo Horizonte. Participam do encontro os artistas Camilo Gan, Carlos Afro, Raquel Cabaneco e Jessica Knowles.  

Classificação: livre

Acessibilidade: libras  

Local: Teatro Marília | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia  

 

19h - 1ª Mostra CRDança BH: Encontro de Danças de Matrizes Africanas

Um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Uma proposta de Encontro entre artistas das Danças de Matrizes Africanas, para uma conversa dançada entre dançarinos que atuam na cidade de Belo Horizonte. Participam do encontro os artistas Camilo Gan, Carlos Afro, Raquel Cabaneco e Jessica Knowles.

Público: Variado / Acessibilidade: libras 

Local: Teatro Marília | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

23/11, quarta-feira

16h30 - Eles Não Usam Black-tie (Leon Hirszman | Brasil | 1981 | Drama) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Em 1980, a vida do jovem operário Tião entra em um verdadeiro tufão: ao mesmo tempo em que encontra a felicidade no casamento com Maria, grávida, ele deve enfrentar a fúria de seu pai, um rígido sindicalista que fica com muita raiva ao saber que Tião furou a greve dos operários, temendo perder o emprego.

Duração: 122 min 

Classificação: 14 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza 

 

16h30 - Xica da Silva (Carlos Diegues | Brasil | 1976 | Comédia Dramática) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Trajetória de Xica da Silva que, de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes e exibindo grupos de teatro europeu que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa.   

Duração: 117 min 

Classificação: 16 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

14h às 17h - Conversa ao Pé do Fogão - Especial da culinária afro-brasileira, com Zora Santos e Kelma Zenaide

Público: variado

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado -  CRCP

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

24/11 (quinta- feira)
7h30 às 14h–Exposição: Retratos do Racismo na Mídia Impressa
Exibição de painéis de Recortes de Notícias sobre Racismo e Desigualdade Racial)
Local: Exposição Hall de entrada do prédio sede da SLU - Rua Tenente Garro, 118, bairro Santa Efigênia.
 
8h30 às 11h – Roda de Conversa sobre Racismo e Desigualdade Racial
Mesa de Bate Papo aberta ao público com participação do Jornalista Zu Moreira – apresentador do Programa Rolê das Gerais e servidores da SLU.
Local: Hall de entrada e Auditório Garizão (3º andar) do edifício sede da SLU - Rua Tenente Garro, 118, bairro Santa Efigênia.
 
11h às 12h - Sarau de Poesia
Declamação de poesias aberta ao público com a aprendiz de poeta Dora Oliveira.
Local: Hall de entrada e Auditório Garizão (3º andar) do edifício sede da SLU - Rua Tenente Garro, 118, bairro Santa Efigênia.
 
12h às 13h – Confraternização com Lanches Típicos da Culinária Afro-Brasileira
Local: Hall de entrada e Auditório Garizão (3º andar) do edifício sede da SLU - Rua Tenente Garro, 118, bairro Santa Efigênia.
 

20h - Show com a banda Pelos  - convidado especial MC Matéria Prima  

Quinta no Raul | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Formada em 1999 no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a Pelos celebra em 2022 mais de duas décadas de atuação na cena musical de Belo Horizonte Para marcar essa trajetória, o grupo lançou este ano seu novo álbum, “Atlântico Corpo”, trabalho que busca evidenciar ainda mais essa história, reunindo letras, canções e sonoridades mergulhadas em profundas explorações sobre os diversos aspectos da negritude e nas formas, gêneros e práticas musicais (rock, soul, blues, afrobeat) que constelam suas produções. Neste show, o grupo apresenta o repertório deste novo trabalho e traz como convidado especial Matéria Prima, um dos maiores nomes do hip hop na capital mineira. Juntos, eles irão tocar músicas da Pelos e do rapper, em uma parceria inédita

Duração: 60 min

Classificação: livre 

Público: adulto

Local: Teatro Raul Belém Machado - Rua Jauá, 80, Alípio de Melo

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

25/11 (sexta-feira)

19h às 20h - Sarau para Ouvir e Contar – Histórias afro-brasileiras

Encontro para contação de estórias, tanto para quem gosta de contar, quanto para quem gosta de ouvir, sempre nas últimas sextas-feiras do mês. Mediador: Dadá Ramos Parceria, Dadá Ramos. 

Inscrições: (31) 3277-9292 e 3277-9293 | ccp.fmc@pbh.gov.br  

Público: variado

Local: Centro Cultural Pampulha - CCP - R. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

10h - Espetáculo Campo Minado

Espetáculo teatral que busca descobrir as potencialidades do ator em ação, descartando tudo que não é propriamente teatro. O trabalho contém cantos tradicionais afro-mineiros tradicionais que dialogam com a contemporaneidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Público: Infantil a partir de 12 anos

Local: Centro Cultural São Bernardo - CCSB - R. Édna Quintel, 320 - São Bernardo

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 
26/11 (sábado)

14h às 21h - 13ª Mostra de Beleza Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a mostra reunirá desfiles, apresentações de dança e música, shows e coroação da Corte Real. 

Público: variado

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - CCLAO - Av. Antônio Carlos, 821

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

16h - Espetáculo Campo Minado

Quem sou eu? Na tentativa de responder a essa pergunta, um jovem-adulto é atormentado pela memória que o instiga a refletir sobre uma possível resposta. O trabalho contém cantos tradicionais afro-mineiros tradicionais que dialogam com a contemporaneidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Público: Infantil a partir de 12 anos

Local: Centro Cultural Venda Nova - CCVN - R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

27/11 (domingo) 

8h às 15h - Festejos na Lagoa - Pisada de Caboclo

Atividade recorrente no CRCP, mas que no mês de novembro será especial em referência ao Mês da Consciência Negra.

Público: variado

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado -  CRCP - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

11h - Visita mediada especial: Resistências e Sobrevivências na exposição Complexa Cidade

Algumas reflexões Mediação especial à exposição Complexa Cidade, instalada no Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, com olhar especial para a sala Resistências e Sobrevivências. 

Inscrição: ordem de chegada, 10 minutos antes do evento, no limite de 20 participantes.

Público: jovem e adulto

Local: Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

 

29/11 (terça-feira) 

19h às 21h - Sarau da Resistência - Babilak Bah

Público: variado

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado -  CRCP - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura

  

30/11 (quinta-feira) 

16h30 - Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade | Brasil | 1960 | Drama) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela (1963). Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano.  

Duração: 15 min 

Classificação: 16 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

 

16h30 - Barravento (Glauber Rocha | Brasil | 1959 | Drama) 

Circuito Cine Santê - Mostra de filmes "Corporeidades Negras" | Circuito Municipal de Cultura

Sinopse: A história acompanha um negro educado que volta à aldeia de pescadores em que foi criado para tentar livrar o povo do domínio da religião e crenças antigas.  

Duração: 81 min 

Classificação: 12 anos  

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Programação 2021 - Novembro Preto

Programação 2021

PIN09/11

14h - Oficina de Turbantes

Local: Diretoria Regional de Assistência Social Leste | Rua Anhanguera, 79, 3º andar, Santa Tereza

Público: Servidores da PBH

 

PIN11/11

14h - Oficina de Dança Afro

Local: Diretoria Regional de Assistência Social Leste | Rua Anhanguera, 79, 3º andar, Santa Tereza

 

PIN12/11

20h - Dibantu em casa

Local: Rua São Tiago, 216, Santa Efigênia

 

17/11

19h - Seminário “Ações Afirmativas no Ensino Superior: refletindo sobre as experiências e perspectivas da Universidade do Estado de Minas Gerais”

Plataforma: Youtube

Realização: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação da UEMG, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão

 

PIN20/11

14h às 18h - Gastronomia Afro-brasileira e Geração de Renda

Local: Rua São Tiago, 216, Santa Efigênia

Realização: Associação de Resistência Cultural e Religiosa da Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, projeto "Encruzilhando N'gunzo e Semeando o Axé" em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte

 

PIN20/11

15h às 18h - Plenária Ampliada/Afixação de placa da Rede de Territórios Sagrados Protegidos

Local: Terreiro de Candomblé Ile Wopo Olojukan | Rua  Dr. Benedito Xavier, 2030 - Aarão Reis

Realização: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, por meio do GT- Povos e Comunidades Tradicionais, Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial - DPIR, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

 

PIN22/11

14h às 17h - Mesa Redonda: Matripotência e a Violência Contra mulheres de Tradição

Webinário On-line

Inscrição: https://bit.ly/inscricao16ativismo 

 

PIN24/11

14h às 17- Palestra Política de Reparação e Promoção da Igualdade Racial em BH 

Local: CRAS Leste - Rua Aguanil, 425, Vista Alegre

Público: Jovens do Centro de Convivência, Programa Maior Cuidado - PAIE

 

PIN 30/11 

14h às 17h - SUAS Sem Racismo as Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial

Local: Sala Verde SMASAC - Av. Afonso Pena, 342

Público: Servidores e Servidoras SUAS

PIN09/12

18h30 - IV Seminário Educando para a Igualdade/Equidade Racial, que terá como tema CONFERÊNCIA DE DURBAN 20 ANOS: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA “VIRAR A MARÉ DO RACISMO”


Plataforma: Youtube

 

PIN14/12

19h30 - I WEBNÁRIO “Diálogos com a Educação: Roda de conversa sobre Espiritualidade e Relações Étnico-Raciais”

Inscrição: https://bit.ly/webnarioDPIR

PIN13/12/2021 a 20/01/2021

16h - Exposição: O Arraial do Curral Del Rey de D. Maria e a Belo Horizonte que ela engendra

Local: Museu MUQUIFU | R. Santo Antônio do Monte, 708 - Vila Estrela, Belo Horizonte - MG

Inscrição:  (31)992570856

Programação 2020 - Novembro Preto

PIN 27/11

9h às 13h - Juventudes Periféricas, Urbanidade e Racismo Estrutural
15h às 19h - Racismos, Conhecimento Jurídico e Direitos Humanos

 

PIN 30/11

9h às 13h - Povos e Comunidades Tradicionais, Assistência Social e Segurança Alimentar
17 às 21h - Educação, Racismo e Indicadores sobre Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Educação
Programação 2019 - Novembro Preto

 

PIN 1º/11

14h - Trilha Afrobrasileira  Museu,  Artes e Ofícios

Local: CRAS Santa Rosa | Avenida Major Delfino de Paula, 2.553, São Francisco

 

Dias 1º, 8, 22 e 29/11

14h - Oficina de percussão de matriz africana

Local: CRAS São José | Rua Joaquim José Ribeiro, 50, São José

 

PIN 8/11

14h - Roda de conversa “Juventude e Raça” – Parceria com UFMG”

Local: CRAS Santa Rosa | Avenida Major Delfino de Paula, 2.553, São Francisco

 

PIN 9/11

9h - Fórum Politico Inter- Religioso

Local: Salão Nobre da Igreja São José

Realização: Realização: Fórum Politico Inter-Religioso

 

18h - Mostra Negritude em Pauta no Audiovisual – 2ª Edição

Exibição dos Filmes Hip Hop Old School, de Wilson Culu, A Espera, de Sônia André, A Mulher que Eu Era, de Karen Suzane, BH é o Texas, de Marcelo Lin, Marcão da Pesada e Jorge Afonso, Negrum3, de Diego Paulino.

Roda de Conversa com Cida Reis, Karen Suzane, Marcelo Lin e Thiago Nascimento

Local: Rua F, Oliem Bonfim, 64 - Aglomerado da Serra

Realização: Coletivo Coisa de Preto

 

18h - Diz Aí, Comunidade

Local: Rua Antenor de Castro, 130 - 1º de Maio

Realização: Nego Dê, Thiago Pacheco, Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 11/11

Exposição de estandartes “Africanidades” (de 11 a 29/11)

Local: Sede da Regional Pampulha | Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís

 

PIN 12/11

19h - X Prêmio Zumbi de Cultura

Roda de conversa: Prêmio Zumbi de Cultura em Diálogos e Trocas com grupos, coletivos e artistas na cidade de Belo Horizonte/MG.
Convidados
Ricardo Moura (Casa Pai Jacob do Oriente)

Mestre Conga (Guardião do Samba em BH/Velha Guarda do Samba)
Madu Santos (Associação Cultural Odum Orixás).

Local:  Sala Humberto Mauro | Av. Afonso Pena, 1537 - Centro

Realização: Companhia Baobá Minas

Apoio: Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 14/11

9h30 - Palestra: O Negro no espaço socio-ocupacional: avanços e desafios 

Palestrantes: Drª Soraia Roberta Pereira

Drª Anet Rodrigues dos Anjos

Diretora de Políticas para a Igualdade Racial:  Makota kisandembu

Local: Sudecap | Rua dos Guajajaras, 1.107 – 7º andar

Público: Servidores

Realização: Sudecap e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 17/11

51º Festejo de Nossa Senhora do Rosário

Local: Rua Copacabana, próximo ao número, 364 –  Urca

Realização: Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Urca - Pampulha

 

10h - Ato de Conscientização sobre Novembro Preto - Participação do Bloco Carnavalesco “Bruta Flor”

Local: CRAS Santa Rosa | Avenida Major Delfino de Paula, 2.553, São Francisco

 

19h - Festividade 10 Anos de Prêmio Zumbi de Cultura na Cidade de Belo Horizonte

Com Ohana, Cia Baobá Minas e OriSamba

Local: Sala Juvenal Dias | Palácio das Artes

Realização: Cia Baobá Minas

 

PIN 18/11

14h às 16h30 - Roda de Conversa | Memórias, Ancestralidade Troca de Saberes

Local: CRAS Independência | R. Água da Vida, 14 - Independência

Público: Grupos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idoso e Familiares

 

PIN 19/11

14h às 16h30 - Cinema comentado | Nossa História: Identidade e Direito

Local: CRAS Independência | R. Água da Vida, 14 - Independência

Público: Comunidade em geral – 40 vagas

 

19h - Roda de conversa: Políticas Públicas na Promoção da Igualdade Racial

Local: Centro Universitário UNA | Rua dos Aimorés, 1451 - Lourdes

Realização: UNA e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 20/11

9h - III Marcha em prol da Igualdade Racial 

Local: CIAME Pindorama (Rua dos Guararapes, 1850 - Pindorama)

Realização: CRAS Coqueiral

 

12h - Seminário da Consciência Negra – O enfretamento do Racismo Estrutural e Institucional

Local: Sede OAB – Bairro Cruzeiro | Rua Albita, 250 - Cruzeiro

Público: Advogados, estudantes, estagiários e outros profissionais

Inscrições 
 


14h às 16h30 - Oficina de Abayomi | Família, Autocuidado e Afeto: Uma perspectiva das mulheres negras e latino-caribenhas

Local: CRAS Independência | R. Água da Vida, 14 - Independência

Público: Comunidade em geral – 40 vagas (Inscrição prévia no CRAS)

 

14h - Roda de conversa “Diversidade racial” com a psicóloga Maria do Carmo Sousa

Local: CRAS Novo Ouro Preto | Rua Nízio Torres, s/nº, Novo Ouro Preto

 

18h - Mesa Temática: Candomblé e Resistência Negra

Local: PUC Minas Unidade Coração Eucarístico | R. Dom José Gaspar, 500 – Dom Cabral

Realização: PUC Minas – Campus Coração Eucarístico e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

19h - 10º Premio Zumbi de Cultura

Atrações: Bloco Angola Janga, Cia Baobá Minas, Josi Lopes, Mandruvá, Luiza Daiola e Nívea Sabino

Local: Sesc Palladuim | Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro

 

PIN 21/11

11h - Oficina temática de musicalização para população em situação de rua

Local: CREAS Pampulha | Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís

 

14h - Roda de Conversa sobre Direitos, Ações Afirmativas e Políticas e Equiparação Histórica

Local: CRAS Independência | Rua Água da Vida, 14 - Independência

Público: Juventudes

 

16h30 - Roda de conversa: Trajetória das Mulheres Negras no Ensino Superior

Local: NEPER | Faculdade de Educação- Rua Paraí,29- Funcionários  

Realização: NEPER e apoio Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

18h30 - Roda de conversa - O Racismo no espaço de Poder

Local: Escola Paulo Mendes Campos (Av. Assis Chateaubriand 429)

Realização: Regional Leste e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

19h - Lançamento de Livro "Tamborzeiros do Rosario pelas lentes de Lori Figueiró" 

Local: Espaço Cultural da UEMG. Rua Gonçalves Dias, 1.400 | Praça da Liberdade. Belo Horizonte/MG

 

19h - Roda de conversa: Políticas Públicas na Promoção da Igualdade Racial

Local: Centro Universitário Una | Rua dos Aimorés, 1451 - Lourdes

 

19h30 - Roda de Conversa: Como garantir nosso fazer cultural em tempos de desafio e enfrentamento?

Com Francisca Leandra, Rainha da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis,

Erisvaldo Santos, do Ilê Ogunfunmilayo

Ayana Amorim.

Exibição de Vídeo Premiados 2018

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal | Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários

 

PIN 22/11

14h - Oficina de Encerramento

Local: CRAS Independência | R. Água da Vida, 14 - Independência

 

19h - IX Prêmio Zumbi de Cultura – Comemoração da Consciência Negra – CIA Baobá Minas

Local: Centro Cultural Salgado Filho | Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho

Realização: CIA Baobá Minas, Centro Cultural Salgado Filho e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

19h - Lançamento de Livro "Tamborzeiros do Rosario pelas lentes de Lori Figueiró" 

Local: Espaço Cultural da UEMG. Rua Gonçalves Dias, 1.400 | Praça da Liberdade. Belo Horizonte/MG

 

PIN 23/11

16h - 1º Festival Cultural Belo Arte de Capoeira

Local: Shopping Estação BH | Av. Cristiano Machado, 11.833 – Venda Nova

Realização: Capoeira, um Novo Gingado na Vida e Belo Arte Capoeira

 

14h - Canela Fina - O Baile Black

Encontro de Hip Hop marcado por relatos musicais e periféricos do rapper Canela Fina a respeito de sua trajetória pelos sons de quadras dos anos 80 e de suas percepções artísticas com origem nas raízes da Cultura Hip Hop. Com rapper Radical Tee.

Local: Centro Cultural Salgado Filho | Rua Nova Ponte, 22 Bairro Salgado Filho

Realização: Centro Cultural Salgado Filho e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

19h - Lançamento de Livro "Tamborzeiros do Rosario pelas lentes de Lori Figueiró" 

Local: Espaço Cultural da UEMG. Rua Gonçalves Dias, 1.400 | Praça da Liberdade. Belo Horizonte/MG

 

PIN 24/11

15h às 22h - Encontro Cultural Black Minas

Local: Avenida Hum, entre a rua 41 e 50 - Bairro Novo Aarão Reis

Realização: Black Minas e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 25/11

10h às 12h - Oficina de trança afro  - Simone da Costa (Fernando Newdread Studio Afro)

Local: Regional Pampulha | Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís, 2º andar

 

14h - Oficina “Diversidade de direitos: eu e os outros”

Local: CRAS Confisco | Rua Cecília Magalhães Gomes, 127, Confisco

 

14h - Roda de Conversa – O Racismo Institucional

Local: Regional Leste - Rua Anhanguera, 79 - Horto

 

19h - Roda de conversa: Políticas Públicas na Promoção da Igualdade Racial

Local: Centro Universitário UNA | Rua dos Aimorés, 1451 - Lourdes

Realização: UNA e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

PIN 27/11

14h -  Diálogo sobre o racismo: Enquete sobre racismo institucional

Conhecer a ideia que as pessoas têm sobre o racismo institucional e as diferentes formas de expressão

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Av. Afonso Pena, 342 - Centro)

Realização: Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial

 

14h - Oficina “Diversidade de direitos: eu e os outros”

Local: CRAS Confisco | Rua Cecília Magalhães Gomes, 127, Confisco

 

14h às 17h - Apresentação teatral "Mata Rasteira" e Roda de conversa

Local: Cras Vila Cemig | Rua Faisão, 1071 - Vila Cemig

Realização: Cras Vila Cemig e Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial

 

14h às 15h30 - Roda de conversa “Letramento Racial”

Palestrante:Ana Amélia de Paula Laborne (UEMG)

Local: Regional Pampulha | Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís, 2º andar

 

PIN 28/11

8h30 - Precisamos falar de Igualdade Racial – Venha curtir um cinema conosco     

Exibição de curtas: - O Racismo de Cada Dia; - Vista a Minha Pele

Local: Auditório da Regional Venda Nova | Rua Padre Pedro Pinto, 1055 – 2º andar – Venda Nova

Realização: Diretoria Regional de Assistência Social - Venda Nova / e Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial

 

11h30 - Roda de Conversa sobre o Racismo Institucional

Local: Av. Afonso Pena, 941 – 1º andar

Realização: Regional Centro-Sul e Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial

 

13h30 - Plenária do Fotpas

Tema: O que é Programa de Saúde na Escola (PSE)? O que faz? Como faz? E qual sua importância na promoção da saúde e qualidade de vida (Facilitadoras: Lidiane Vieira e Juliana Nunes)

Intervenção cultural: Reflexão Sobre o Racismo e Suas Sutilezas (Facilitadoras: Patrícia Ferreira e José Jaime)

Local: Espaço Ambiental – Venda Nova | Rua Alga Marinha, 120 - Candelária

Realização: Fórum Temático Pemanente de agentes de Saúde (VN) e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

14h - Cinema comentado com o “Documentário  Raça”

Local: CRAS Santa Rosa | Avenida Major Delfino de Paula, 2.553, São Francisco

Realização: CRAS Santa Rosa

 

PIN 29/11

14h - Roda de conversa sobre a temática da igualdade racial

Local: Cras Lagoa – Rua José Sabino, 120 – Lagoa – Venda Nova

 

15h - Documentário Temático comentado 

Com Makota Kidoile, do Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango

Regional Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís, 2º andar

 

17h - Mostra de Talentos

Local: CRAS Vila Biquinhas (R. Cel. Joaquim Tibúrcio, 850 - Heliópolis)

Realização: CRAS Vila Biquinhas e Diretoria de Políticas para Igualdade Racial

 

19h - Café com Política Kilombo Manzo 2019

Atração cultural: Babilak Baah

Local: Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango | Rua São Thiago, 220 – Santa Efigênia

 

 

PIN 1º/12

15h - Exibição do Vídeo Premiados 2018 e Roda de Conversa

Com Carlos Afro & Cia Babadan Banda de Rua e Cia Baobá Minas

Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz | Rua Padre Júlio Maria, 1577 - Vera Cruz

 

PIN 7/12

14h às 22h - Festival Afro Cultural Makamba

Local: Mercado Popular da Lagoinha | Av. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha

Realização: Regional Noroeste

 

15h - Exibição do Vídeo Premiados 2018 e Roda de Conversa

Com Carlos Afro & Cia Babadan Banda de Rua e Cia Baobá Minas

Local: Centro Cultural Venda Nova | Rua José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

 

PIN 8/12

10h às 22h - Festival Afro Cultural Makamba

Local: Mercado Popular da Lagoinha | Av. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha

Realização: Regional Noroeste

 

PIN 16/12

18h - Lançamento do ZINE

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ | Ruas Guaicurus, 50 – Centro

Realização: Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial e Diretoria de Políticas para as Juventudes

 

PIN 17/12

14h - Formação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial 

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Av. Afonso Pena, 342, 10º andar, Sala Verde - Centro)

Público: Servidores Públicos

Realização: Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial 

 

PIN 18/12

14h - Formação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial 

Local: Ocupação Dandara (Salão da Igreja Católica no bairro Trevo) (Rua Geraldo Orozimbo, s/nº)

Público: Famílias que residem na Comunidade Dandara

Realização: Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial e Equipe de Proteção Social Básica da Regional Pampulha (EPSPR-P)

 

PIN 20/12

Abertura da Exposição de pintura “Do Curral D’El Rey a Belo Horizonte” | Artista: Rodney Nicomedes

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania | Av. Afonso Pena, 342 - Centro

Realização: Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial

 

 

Vídeos para reflexão

Racismo institucional - No Recursos Humanos

 

Racismo institucional - Na empresa

 

Racismo institucional - Na Publicidade

novembro preto, igualdade racial, pessoa negra