Pular para o conteúdo principal

Pesquisa de percepção da população em relação ao layout atual da feira da Afonso Pena

criado em - atualizado em

A Secretaria de Política Urbana - SMPU divulga a publicação dos resultados da sondagem de avaliação do layout atual da Feira da Avenida Afonso Pena, popularmente conhecida como Feira Hippie. A pesquisa teve como objetivo elencar pontos de satisfação da população frequentadora da Feira em relação à atual disposição espacial e pontos prioritários para a formulação de um novo layout. 

 

Foram consultadas pessoas que tenham tido pelo menos um contato com a Feira na atual disposição, implantada em meados de 2020, sejam: feirantes, consumidores e visitantes, prestadores de serviços, participantes de manifestações artístico-culturais e residentes do entorno imediato. Para isso, foi feito um formulário online composto de 15 questões no total, divididas em seções conforme perfil do entrevistado. O formulário foi divulgado virtualmente nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura, contando com cobertura da ampla imprensa, e tendo ação de divulgação mais efetiva junto aos feirantes cadastrados. O formulário online ficou aberto a respostas do dia 9 de junho ao dia 7 de julho de 2022 e recebeu o total de 1.836 respostas, sendo 1.728 após validação dos registros.

 

Foram questionados os níveis de satisfação em relação a diversos aspectos da atual disposição da Feira, como a setorização dos produtos, facilidade de identificação das barracas, localização dos setores de alimentação, fiscalização, segurança e limpeza da Feira, dentre outros. A sondagem também coletou a opinião sobre o que deve ser considerado prioritário no processo de definição do novo layout, como por exemplo, espaços amplos para circulação, garantia de que as barracas tenham boa visibilidade aos visitantes, definição quanto à localização das áreas de alimentação, espaços para manifestações culturais e outros. 

 

Na análise das respostas obtidas, de forma geral, há a predominância dos níveis de avaliação “Muito Satisfeito” e “Satisfeito” em todos os aspectos avaliados, com exceção da análise restrita às respostas de feirantes do setor de alimentação, cujo nível “Insatisfeito” destaca-se na maior parte dos itens. Na definição do novo layout, para a maior parte das pessoas, predominam como prioritários os: “Espaços amplos para circulação” e “Garantir que todas barracas de artesanato e produtos variados tenham boa visibilidade aos visitantes”. Exceção é observada nas respostas de feirantes da alimentação, cuja prioridade se pautou em “Alocar os setores de alimentação no eixo principal da Feira (Avenida Afonso Pena)”, além de “Espaços amplos para circulação”.
Com mais essa iniciativa, a SMPU reforça seu compromisso com esse bem cultural importante que é a Feira da Afonso Pena, além de se colocar aberta em seus canais de comunicação para escutar o cidadão e valorizar o processo participativo da população para definição do layout da feira.

 

Para conhecer o relatório completo com os resultados da sondagem, clique aqui.