Pular para o conteúdo principal

Um olhar, uma luz

criado em - atualizado em
#paratodosverem: duas crianças observam atentamente uma fotografia exposta em um painel azul, parte do projeto “Um Olhar, Uma Luz – 2024”. A imagem mostra uma vista urbana de Belo Horizonte. O ambiente está com luz suave, e o momento transmite curiosidade e interesse das crianças pela arte fotográfica.
Acervo Ascom

 

O projeto fotográfico "Um olhar, uma luz" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Belo Horizonte, coordenado pela Gerência de Educação Integral que, a cada ano, lança um tema a ser fotografado pelos(as) estudantes de todos os segmentos da Rede Municipal de Educação. 


O projeto fotográfico visa proporcionar aos(às) estudantes a oportunidade de vivenciar:

  • Educação para os múltiplos olhares;
  • Reflexão sobre os valores artístico, cultural e social da fotografia;
  • Utilização da fotografia como instrumento de registro e expressão das realidades.


Edições anteriores


Os trabalhos, nas escolas participantes do projeto, são desenvolvidos a partir de um tema proposto em cada edição. Os temas mais recentes foram:

  • 2017 – 120 anos de BH: patrimônio imaterial
  • 2018 – Diversa cidade: o que vejo da minha janela
  • 2019 – Afeto


Devido à pandemia de Covid-19 e suas consequências, o projeto Um olhar, uma luz sofreu uma descontinuidade, mas retornou em 2024, em sua IX edição, com o tema O Planejado e o Inesperado.


Edição 2025


O tema de 2025, Ecos da terra: culturas e tradições, é um convite  à reflexão sobre a relação entre a humanidade e a natureza. Afinal, somos parte integrante deste ecossistema e cada ação reverbera no meio ambiente, seja de forma positiva ou negativa.


A compreensão da interconexão de todas as formas de vida e da nossa dependência do mundo natural é fundamental para promover o equilíbrio e o bem-estar coletivo. Em diversas partes do mundo, povos ancestrais mantêm uma relação de profundo respeito com a natureza, e suas vozes merecem ser ouvidas e ecoadas em todo o planeta. Ao unirmos culturas e tradições diversas, podemos construir um futuro baseado no conhecimento e no respeito pelos ciclos naturais. 


As fotos ficam em exposição por um mês no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Em seguida, são realizadas exposições em vários espaços da cidade. 


Desenvolvimento do projeto


1ª etapa:

  • Professores(as) e monitores(as) das escolas interessadas em participar do projeto fotográfico “Um olhar, uma luz” participam de formações continuadas promovidas pela Smed ao longo do ano.
  • As escolas interessadas realizam a inscrição. Aproximadamente 400 estudantes são envolvidos no projeto fotográfico.


2ª etapa:

  • Os(As) estudantes criam várias fotos, em seguida, escolhem as fotos que serão enviadas para a Smed para compor a exposição.
     

3ª etapa:

  • A exposição de abertura do projeto Um olhar, uma luz é realizada anualmente no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
  • Após o encerramento da exposição de abertura, segue em exposição itinerante pela cidade de Belo Horizonte.
     

#paratodosverem: três estudantes sorriem enquanto interagem de forma lúdica com as mãos estendidas, em frente a uma foto que mostra várias mãos cuidando de uma muda de planta. Ao fundo, outras imagens do projeto “Um Olhar, Uma Luz – 2024” estão expostas, compondo um ambiente de celebração e valorização da arte e da natureza.