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Projeto PAS

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#paratodosverem: fotografia colorida de um auditório iluminado. No centro, sobre um palco, um coral composto por cerca de 15 crianças com pelerines vermelhos seguram uma faixa de boas-vindas e um cartaz onde se lê: "As escolas municipais de Belo Horizonte recebem vocês de braços abertos". Foto por: acervo da Emei Santa Cruz
Assistência social e psicológica para fortalecer a educação em BH

 


Para muitas crianças, a escola é mais do que um lugar para aprender a ler e escrever. É um espaço onde elas desenvolvem habilidades sociais, constroem relacionamentos e, às vezes, buscam apoio emocional para lidar com problemas do cotidiano. Quando esses problemas interferem no aprendizado ou na convivência escolar, é crucial ter uma equipe de apoio pronta para intervir. O Projeto PAS, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Belo Horizonte, é um exemplo de como a assistência social e o suporte psicológico podem fazer a diferença nas escolas da Rede Municipal de Educação (RME). 

 

Para tornar isso possível, a Smed realizou um Processo Seletivo Simplificado em 2023 para contratar 664 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos(as), para atuar em cada escola da RME, bem como em cada regional e na própria Smed. O processo de admissão dos(as) aprovados(as) começou em fevereiro de 2024. A proposta é ter uma dupla de profissionais, um(a) assistente social e um(a) psicólogo(a), para cada escola da Rede Municipal.

 

Com a chegada dos(as) novos(as) profissionais em maio, o Projeto PAS está ganhando força para atingir seu objetivo de fortalecer a educação em Belo Horizonte. Cerca de 260 candidatos(as) foram convocados(as) para preencher as vagas resultantes de desistências ou rescisões contratuais. Isso significa que mais escolas terão a oportunidade de contar com esses(as) profissionais especializados(as), proporcionando um suporte ainda maior para a comunidade escolar.

 

O foco do projeto é promover um ambiente escolar saudável e propício ao aprendizado. Os(As) assistentes sociais e psicólogos(as) trabalham em parceria com as equipes gestoras das escolas para:

 

  • melhoria do ensino e da aprendizagem - os(as) profissionais atuam para potencializar ações pedagógicas com foco na promoção da equidade, no combate à baixa frequência e na redução do abandono escolar.
  • promoção da coletividade - eles(as) incentivam a corresponsabilidade entre estudantes, professores(as) e gestores(as), buscando soluções conjuntas para problemas do dia a dia escolar;
  • articulações intersetoriais - as equipes fortalecem parcerias entre a educação e outras políticas públicas, como saúde e assistência social, para garantir um atendimento mais abrangente ao(à) estudante;
  • mapeamento de pontos de tensão - assistentes sociais e psicólogos(as) identificam áreas de conflito nas escolas, promovendo diálogo e ações restaurativas para melhorar o clima escolar.

 

Além disso, assistentes sociais e psicólogos(as) têm um papel fundamental na elaboração de diagnósticos situacionais do território onde as escolas estão inseridas. Com essa análise, eles(as) podem identificar as demandas locais e planejar ações para atender as necessidades das famílias, além de colaborar na criação das Câmaras de Práticas Restaurativas e na elaboração do Plano de Convivência Escolar, importantes instrumentos para estabelecer um ambiente escolar seguro e inclusivo.

 

O Projeto PAS representa um passo inovador para a educação em Belo Horizonte. Ao reunir profissionais qualificados para lidar com questões sociais e emocionais nas escolas, o projeto busca construir um sistema educacional mais forte, resiliente e acolhedor. Com o engajamento de assistentes sociais, psicólogos(as), gestores(as), professores(as) e famílias, o PAS tem potencial para criar um futuro mais promissor para todos(as) os(as) estudantes da RME-BH.

 

Vamos conhecer o trabalho da equipe do Projeto PAS na Escola Municipal de Educação Infantil Itamarati, da Regional Venda Nova, onde a psicóloga Mara Galvão e a assistente social Martuza de Oliveira têm uma atuação importante para promover um clima escolar saudável.

 

#paratodosverem: fotografia colorida de Mara e Martuza em frente à uma placa onde se lê: Escola Municipal de Educação Infantil - Emei Itamarati.  

Mara e Martuza, da equipe PAS, atuam para melhorar o clima escolar na Emei Itamarati

 

A equipe do Projeto  PAS na Emei Itamarati

 

Mara Galvão e Martuza trabalham juntas para melhorar o clima e a convivência na Emei Itamarati. Desde o início, elas contam com o apoio da gestão escolar para realizar reuniões diárias, seja para abordar questões levantadas por professores(as) ou pelas famílias. Nessas reuniões, a coordenadora pedagógica do turno, a professora referência e a equipe do Projeto PAS discutem condutas e estratégias para melhorar o desempenho e a aprendizagem dos(as) alunos(as).

 

"Realizamos reuniões diariamente para alinhar condutas e propor ações para melhorar o ambiente escolar", relata a psicóloga Mara Galvão. "Ao final de cada reunião, se necessário, preenchemos uma ficha de anamnese para acompanhar o caso do aluno." Outras atividades incluem dinâmicas com a participação de profissionais da escola, de acordo com as demandas apresentadas pela direção.

 

Além das reuniões regulares com a gestão, a equipe do Projeto PAS também promove reuniões mensais com professores(as), chamadas de "Café é sempre uma boa ideia". "Neste mês, fizemos uma roda de conversa e propusemos uma dinâmica com os professores para trabalhar pontos de tensão que observamos nas relações interpessoais entre os membros do grupo escolar", explica a assistente social Martuza.

 

Foco na coletividade e no engajamento

 

A equipe do Projeto PAS não se limita a trabalhar apenas com os(as) professores(as). Elas também estão se programando para realizar atividades com outros(as) funcionários(as) da escola e com os(as) profissionais de apoio ao educando. "Estamos programando atividades para todos, visando sempre à melhoria do clima escolar", afirma Martuza.

A atuação da equipe vai além da escola, incluindo reuniões com pais, mães e cuidadores(as), sempre com a presença da coordenadora pedagógica e da professora referência. Essas reuniões têm o objetivo de ouvir as famílias e estabelecer uma comunicação mais assertiva, baseada no diálogo: "Já estamos pensando em propor rodas de conversa para entender melhor as dificuldades que impactam o ensino e a aprendizagem dos alunos", conta Mara.

 

Além disso, a equipe do Projeto PAS dedica tempo para observar os(as) alunos(as) em sala de aula e durante os intervalos, buscando aprimorar sua percepção sobre a socialização e a participação dos(as) estudantes nas atividades escolares. O diagnóstico institucional e a elaboração do plano de trabalho também fazem parte da rotina da equipe.

 

O Projeto PAS na Emei Itamarati é um exemplo de como a assistência social e o suporte psicológico podem criar um ambiente escolar mais saudável e acolhedor. Com o engajamento de todos os membros da escola, desde a direção até as famílias, a equipe do Projeto PAS busca garantir que cada aluno(a) tenha a oportunidade de crescer e aprender em um ambiente positivo e inclusivo.