Pular para o conteúdo principal

LEITURAS EM CONEXÃO

criado em - atualizado em
Leituras em Conexão

O Programa Leituras em Conexão foi instituído em 2017, com o objetivo de implementar e potencializar ações de incentivo à leitura nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e na rede parceira. Sua concepção primordial é a de que a leitura não se restringe ao ato de decodificar letras e palavras, devendo ser compreendida como parte de um processo mais amplo e complexo, por meio de interações cotidianas e diversas estratégias. O programa abraça todas ações e projetos da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) e das escolas da sua rede, articulando oralidade, leitura e escrita, visando construir, expressar e compartilhar significados sobre diversos textos verbais e não-verbais.


 

Os pilares do programa são o acesso à leitura, a coordenação e a articulação dos planos de leitura das escolas, ações formativas promovidas pelas diversas diretorias e gerências da Smed e ações de promoção da leitura que envolvem estudantes, professores(as) e demais profissionais da educação. Além disso, o programa conta com parcerias e conexões com outras instituições.


 

No trabalho de promoção da leitura e formação de leitores, o programa articula todos os projetos desenvolvidos pela Smed, como a Jornada Literária, o Grupo de Trabalho Leituras em Conexão, o Kit Literário e outros, assim como todas as ações formativas envolvendo professores(as) e demais profissionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.