O Projeto Intervenções Urbanas tem como objetivo promover a realização de intervenções em espaços públicos urbanos próximos às unidades de ensino, utilizando diferentes linguagens artísticas, por meio das ações educativas propostas por professores e monitores das escolas, os quais participam de formações propostas pela equipe da Diretoria da Educação Integral.
Os estudantes são motivados a potencializar suas aptidões nas várias linguagens artísticas para a produção de ações em seus territórios, tendo as intervenções como estratégias de transformação física dos espaços ou como tática de uso da cidade e da cultura.
Essas intervenções e interferências são utilizadas pelos estudantes como instrumentos críticos e investigativos para elaboração de valores e identidades locais colocando em discussão temas e valores de um determinado lugar e de seus grupos sociais, ressignificando os espaços urbanos com proposições estéticas, poéticas e/ou críticas.
Consta da proposta, visitas a espaços, alvos de intervenções urbanas significativas na cidade, e reflexões sobre o papel da arte de uma forma geral.
Em 2019 o tema das Intervenções Urbanas deu continuidade ao tema de 2018: Pessoas sensíveis: a inclusão da arte no cotidiano da cidade.