Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

criado em - atualizado em

O combate ao trabalho infantil articula ações que envolvem diversas dimensões (jurídicas, históricas, sociológicas, antropológicas), e é fundamental para o fortalecimento da garantia de direitos da criança e do adolescente. É sempre bom reafirmar que se trata de uma prática ilegal, que priva crianças e adolescentes de uma infância saudável, impedindo-os, não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolverem todas as suas capacidades e habilidades.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed-BH) realiza ações intersetoriais e interinstitucionais que visam à formação dos(as) profissionais da educação para prevenção, notificação e proteção de crianças e adolescentes, bem como para a mobilização das escolas na inclusão da temática do combate e da erradicação do trabalho infantil nos currículos.

 

Nesse movimento, destacamos, além da adesão ao “Projeto Resgate à Infância - Eixo Educação'', promovido pelo Ministério Público do Trabalho / Coordinfância, a criação, na PBH, em 2020, do Grupo Operativo de Implementação de Políticas para a Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, por meio da Portaria Conjunta nº 02/2020.

 

É necessário ressaltar a importância da escola no combate ao trabalho infantil, pois é em seu interior que as manifestações das violações de direitos se apresentam cotidianamente, de modo que necessitam ser abordadas, discutidas e refletidas com toda a comunidade escolar.

 

Assim, para contribuir com o trabalho da escola, servindo como fonte de inspiração e de pesquisa, neste portal, socializaremos documentos, subsídios para o trabalho docente e discente, divulgação de eventos, dentre outros materiais fundamentais para o fortalecimento da escola como lugar de proteção e, consequentemente, garantia de direitos das crianças e dos(as) adolescentes.

 

 

Sites 


Este site traz o histórico do dia 12 de junho, legislação e documentos de referência sobre trabalho infantil e sugestões de cartazes, banners para impressão.

 


Este site traz o histórico do dia 12 de junho, legislação e documentos de referência sobre trabalho infantil e sugestões de cartazes, banners para impressão.

 


Este site traz o histórico do dia 12 de junho, legislação e documentos de referência sobre trabalho infantil e sugestões de cartazes, banners para impressão.

 

Reportagem da BBC News Mundo sobre Trabalho Infantil na época da Revolução Industrial.

 


Este site traz conceitos, legislação e estatísticas sobre o trabalho infantil. Traz também uma aba sobre educação antirracista e na aba de conteúdos formativos tem opção de acessar uma biblioteca com diversos materiais e guias para o educador.

 


Este site traz todo o material do Ministério Público do Trabalho relativo ao Combate ao Trabalho Infantil: legislação, cartilhas atualizadas, apresentação em power point das oficinas de capacitação, jogos e material sobre aprendizagem profissional.

 

Informações e materiais referente a campanha 2021 de enfrentamento ao trabalho infantil de Belo Horizonte.

Materiais

icone pdf A crise do emprego jovem: Um apelo à ação

 

icone pdf Aprendizagem Profissional: Caderno de orientação pedagógica

 

icone pdf Trabalho infantil e justiça do trabalho: Primeiro Olhar

 

icone pdf Meu Diário: Diário de uma trabalhadora infantil

 

icone pdf A rotina de um aprendiz

 

icone pdf Decreto Nº 6481 de 12 de junho de 2008

 

icone pdf Plenarinho

 

icone pdf Programa de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem

 

icone pdf Combatendo o Trabalho infantil - GUIA PARA EDUCADORES - vol.1

 

icone pdf Combatendo o Trabalho infantil - GUIA PARA EDUCADORES - vol.2

 

icone pdf Cartilha viva o trabalho - Ziraldo

 

icone pdf GUIA PARA PROFESSORES: COMO TRABALHAR O TEMA NA ESCOLA

 

icone pdf EDUCAR E PROTEGER: A EDUCAÇÃO NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL - Cartilha para Profissionais da Educação

 

icone pdf PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2023

 

icone pdf Trabalho Infantil: 50 Perguntas e Respostas

 

icone pdf Trabalho Infantil e Justiça do Trabalho: Primeiro Olhar