Pular para o conteúdo principal

Educando a Cidade para Educar

Nove crianças, alunos da educação infantil, e uma adulta, em volta de uma tela com um campo de futebol
Foto: Magi Mappa
criado em - atualizado em

O projeto Educando a Cidade para Educar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) desde 2012, objetiva promover a inserção de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na Educação Infantil - e também dos adultos que atuam junto a elas seja na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte como na Rede Parceira  - nos espaços culturais da cidade.
 

Por meio da articulação da Secretaria com equipes responsáveis por museus, parques, pontos turísticos, centros culturais entre outros, esses espaços diferenciados de aprendizado preparam-se e abrem-se para acolher as crianças pequenas e seus professores em suas necessidades e potencialidades específicas. Até mesmo lugares a princípio pensados para o público adulto, como, por exemplo,  a Casa do Baile, parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, podem oferecer uma experiência enriquecedora para o público da Educação Infantil.
 

A Smed divulga a programação por meio de Ofício e as instituições interessadas contactam-na reservando uma data. Antes que a visitação das crianças aconteça, os professores e coordenadores que solicitaram a visita reúnem-se no local escolhido - museu, centro cultural, parque - com mediadores culturais, monitores, guias desses locais. Nesse encontro, os professores e coordenadores exploram o acervo, as possibilidades pedagógicas do espaço e as normas de sua utilização junto com seus anfitriões numa troca de experiências especial.
 

Outra ação incentivada dentro desse projeto é o mapeamento, pelas instituições, dos “Territórios Culturais” de seu entorno, valorizando a cultura local e os saberes construídos pela comunidade.