Pular para o conteúdo principal

Dia da matemática

criado em - atualizado em

Dia Nacional da Matemática

 

A matemática é uma disciplina de fundamental importância. Tanto em situações cotidianas simples quanto em questões de maior complexidade, a ciência dos números está presente. No dia 6 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Estabelecido a partir da sanção da Lei n. 12.835, em 2013, celebra o nascimento do matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan.

 

Malba Tahan foi professor da Faculdade Nacional de Arquitetura, do Instituto de Educação do Distrito Federal e também foi docente do Colégio D. Pedro II. Além de educador e matemático, destacou-se na escrita.  Publicou, ao longo de sua vida, cerca de 120 livros sobre matemática. 

 

O seu romance O Homem que Calculava, publicado pela primeira vez em 1946, teve significativa importância para a divulgação da matemática no Brasil. O romance narra as viagens pelo deserto do árabe Beremiz Samir, o homem que calculava. Durante a história, ele usa sua habilidade com números para resolver problemas cotidianos da cultura árabe.

 

O professor André Luiz de Oliveira, do Centro de Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), ressalta a importância de Malba Tahan para o ensino lúdico da matemática: “O professor deixa um legado enorme na matemática, principalmente na educação matemática, transformando-a em uma matéria fácil, gostosa, divertida e alegre, por meio de seus tantos livros, que trazem desafios tão interessantes”. 

 

Para celebrar o Dia Nacional da Matemática, o Clic promoveu uma atividade na Regional do Barreiro. “Estamos promovendo um grande torneio de xadrez, que envolve o raciocínio lógico e matemático”, explica Oliveira.