CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMACULADA CONCEIÇÃO (CEI)
O Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição será um complexo de ensino localizado na Rua da Bahia, 1.534.
No espaço, que tem mais de 6.500 m², serão desenvolvidas diferentes ações educativas que atenderão, além dos(as) estudantes matriculados, as outras escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). A proposta é de uma educação integral, que atue como uma comunidade de aprendizagem, na qual os(as) alunos(as) pratiquem uma cultura democrática, solidária e participativa, por meio do protagonismo em atividades transformadoras, aprendendo a serem autônomos(as) ao formular e ensaiar a concretização de projetos de vida e de sociedade.
Além dos(as) educandos(as) matriculados(as) na Escola Municipal Paulo Mendes Campos, haverá ações para toda a cidade por meio do Centro de Línguas, Linguagem, Inovação e Criatividade (Clic) e do Centro de Formação e Cultura - CEI-Cidade, primeira escola municipal de Belo Horizonte a atender estudantes em todos os ciclos, do Berçário até o 9º ano, contemplando desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental em tempo integral, com um trabalho diferenciado, seguindo os princípios da Educação Integral.
Serão turmas de Educação Infantil, do Berçário a 5 anos, Fundamental do 1° ao 9° ano e Eja.
- ESCOLA MUNICIPAL PAULO MENDES CAMPOS
O currículo é interdisciplinar, resgatando o ser em sua unidade e diversidade, no qual a construção do conhecimento perpassa pelo trabalho coletivo, pela cultura de paz, pelo reconhecimento e pelo acolhimento das diferenças dos(as) alunos(as), bem como pelo compromisso com a cidadania, com a justiça social e com o meio ambiente.
Nessa perspectiva, o tempo integral não pode ser uma justaposição de turnos de trabalho e a ampliação da jornada escolar não é garantia de qualidade. Propõe-se, assim, uma escola de educação integral, que atue como uma comunidade de aprendizagem, na qual as crianças, os(as) adolescentes, os(as) jovens, os(as) adultos(as) e os(as) idosos(as) pratiquem uma cultura democrática, solidária e participativa, por meio do protagonismo em atividades transformadoras, aprendendo a ser autônomo ao formular e ensaiar a concretização de projetos de vida e de sociedade.
Desse modo, alguns princípios são fundamentais para a garantia da efetivação do processo educativo integral dos sujeitos envolvidos. São eles:
Articulação com o Território: é importante que os processos educativos articulem os saberes construídos no ambiente escolar e a comunidade ao redor. Essa abordagem reconhece que a aprendizagem não ocorre apenas por meio de livros e aulas, mas também por meio da interação com o entorno, das experiências vividas e do envolvimento com a realidade local.O currículo integral da Escola Paulo Mendes Campos está organizado na forma de eixos de aprendizagem, que se articulam com os Eixos do Centro de Educação Integral (CEI):
Iniciação Científica: tem como objetivo proporcionar o protagonismo dos(as) estudantes na construção dos saberes e possibilitar a familiaridade com o processo de pesquisa científica e o instigar o olhar crítico. Esse eixo se articula com a Inovação.
Tutoria: tem como objetivo desenvolver a melhoria dos processos de aprendizagem por meio de ferramentas que proporcionam a autonomia. Esse momento será destinado para acompanhamento, orientação e avaliação dos(as) alunos ao longo de sua jornada escolar durante a semana. Nesse sentido, é necessário um agrupamento reduzido de estudantes para garantir um atendimento de, no mínimo, dez minutos para cada estudante.
Estação do Conhecimento: tem como objetivo garantir a apreensão dos direitos de aprendizagem contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Está dividida de acordo com as áreas de conhecimento definidas pela BNCC.
Estação Linguagens e suas tecnologias; Estação Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Estação Ciências da Natureza; Estação Matemática.
Conexão de Saberes: tem como objetivo conectar os elementos dos saberes, da cultura e da cidade, a fim de fomentar a cultura em diversas formas de expressão articulada com o território e com o Centro de Formação e Cultura.
Assembleia e Grupos de Responsabilidade: tem como objetivo garantir o exercício da participação nos processos de desenvolvimento socioemocional e ético dos(as) educandos(as) e o senso de colaboração, coletividade e responsabilidade. As assembleias e os grupos de responsabilidade serão realizados quinzenalmente, de maneira alternada.
Vivências: tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens que levem em consideração os saberes do território e os populares, bem como a ocupação dos espaços culturais da cidade.
Todos esses eixos construídos pela equipe pedagógica da E. M. Paulo Mendes Campos se articulam pedagogicamente com os 5 Eixos estipulados pelo Centro de Educação Integral. Importante ressaltar que, em debate com a comunidade escolar, ponderamos como fundamental incluir também como elemento estruturante do CEI o Eixo Cidadania.- Integração de Saberes: em vez de segmentar o conhecimento em disciplinas isoladas, a abordagem interdisciplinar busca conectar os diferentes campos do saber, reconhecendo que a vida real não se limita a compartimentos estanques. Ao integrar saberes, os(as) educandos(as) podem compreender como conceitos e habilidades de diferentes áreas se relacionam e se aplicam em situações do cotidiano. Isso estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, já que os(as) alunos(as) são incentivados a abordar questões complexas de forma holística.
- Centralidade na relação do(a) educando(a) com o outro: as relações não fazem sentido quando centradas somente no indivíduo sem considerar o outro; por isso, a prática pedagógica deve levar em consideração a afetividade que envolve os sujeitos no processo educativo.
- Integração de Saberes: em vez de segmentar o conhecimento em disciplinas isoladas, a abordagem interdisciplinar busca conectar os diferentes campos do saber, reconhecendo que a vida real não se limita a compartimentos estanques. Ao integrar saberes, os(as) educandos(as) podem compreender como conceitos e habilidades de diferentes áreas se relacionam e se aplicam em situações do cotidiano. Isso estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, já que os(as) alunos(as) são incentivados a abordar questões complexas de forma holística.
- CENTRO DE LÍNGUAS, LINGUAGENS, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE (CLIC)
O Clic propõe-se a desenvolver, fomentar, disseminar e aplicar projetos pedagógicos inovadores, criativos, inclusivos e pedagogicamente relevantes no âmbito da Smed e da cidade. É um espaço de práticas transdisciplinares, lúdicas, criativas, transversais e exploratórias, que oferece oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores(as) e comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).
Fazem parte do Clic:
Centro de Atendimento ao Estudante Migrante (CAEM);
cabines para ministração de cursos online;
anfiteatro para até 40 pessoas;
estúdio para educomunicação;
planetário inflável;
varanda de ecologia e sustentabilidade;
cozinha experimental;
Laboratórios de Ciências para Educação Infantil e Ensino Fundamental;- ateliês de atividades:
- Ateliê “Serra do Curral”;
- Ateliê “Hiper Centro-BH”;
- Ateliê “Pampulha”;
- Ateliê “Aglomerados”.
- ateliês de atividades:
- CENTRO DE FORMAÇÃO E CULTURA
O Centro de Formação e Cultura terá como especificidade as atividades ligadas à formação de educadores(as), ao fomento e à produção cultural dos sujeitos envolvidos com a Educação Integral da cidade de Belo Horizonte.
O teatro tem capacidade para 370 pessoas.
São atividades desenvolvidas no espaço:
formação de educadores;O foyer do teatro apresenta-se também como espaço para exposição de trabalhos dos(as) estudantes e educadores(as), podendo constituir uma galeria de arte com exposições temporárias e de longa duração.
- laboratório de experiências formativas na Educação Integral;
- apresentações artísticas de educandos(as) e educadores(as);
- ações intersetoriais;
- espetáculos teatrais e de dança (contrapartidas das leis de incentivo).
- laboratório de experiências formativas na Educação Integral;
Informações
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