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CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMACULADA CONCEIÇÃO (CEI)

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O Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição é um complexo de ensino localizado na Rua da Bahia, 1.534.

 

No espaço, que tem mais de 6.500 m², são desenvolvidas diferentes ações educativas para atnder, além dos(as) estudantes matriculados, as outras escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). A proposta é de uma educação integral, que atue como uma comunidade de aprendizagem, na qual os(as) alunos(as) pratiquem uma cultura democrática, solidária e participativa, por meio do protagonismo em atividades transformadoras, aprendendo a serem autônomos(as) ao formular e ensaiar a concretização de projetos de vida e de sociedade.

 

A Escola Municipal Paulo Mendes Campos faz parte do CEI e destaca-se como a primeira escola municipal de Belo Horizonte a atender estudantes em todos os ciclos, do Berçário até o 9º ano e EJA, contemplando desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental em tempo integral, com um trabalho diferenciado, seguindo os princípios da Educação Integral. Além dos (as) estudantes matriculados (as),  acontecem ações para toda a cidade por meio do Centro de Línguas, Linguagem, Inovação e Criatividade (Clic) e do Centro Cultural do Teatro Imaculada.

 

ESCOLA MUNICIPAL PAULO MENDES CAMPOS

O currículo é interdisciplinar, resgatando o ser em sua unidade e diversidade, no qual a construção do conhecimento perpassa pelo trabalho coletivo, pela cultura de paz, pelo reconhecimento e pelo acolhimento das diferenças dos(as) alunos(as), bem como pelo compromisso com a cidadania, com a justiça social e com o meio ambiente.

 

Nessa perspectiva, o tempo integral não pode ser uma justaposição de turnos de trabalho e a ampliação da jornada escolar não é garantia de qualidade. Propõe-se, assim, uma escola de educação integral, que atue como uma comunidade de aprendizagem, na qual as crianças, os(as) adolescentes, os(as) jovens, os(as) adultos(as) e os(as) idosos(as) pratiquem uma cultura democrática, solidária e participativa, por meio do protagonismo em atividades transformadoras, aprendendo a ser autônomo ao formular e ensaiar a concretização de projetos de vida e de sociedade.

 

Desse modo, alguns princípios são fundamentais para a garantia da efetivação do processo educativo integral dos sujeitos envolvidos. São eles:

 

Tempo de Planejamento Coletivo: o trabalho pedagógico na Escola Paulo Mendes Campos é pautado no planejamento coletivo dos(as) orientadores(as) do processo educativo; por isso, é necessário tempo específico destinado ao planejamento em conjunto, incluindo os(as) educadores(as) de vivências para a construção da educação integral e inclusiva.

Articulação com o Território: é importante que os processos educativos articulem os saberes construídos no ambiente escolar e a comunidade ao redor. Essa abordagem reconhece que a aprendizagem não ocorre apenas por meio de livros e aulas, mas também por meio da interação com o entorno, das experiências vividas e do envolvimento com a realidade local.

 

O currículo integral da Escola Paulo Mendes Campos está organizado na forma de eixos de aprendizagem, que se articulam com os Eixos do Centro de Educação Integral (CEI):
 

Iniciação Científica: tem como objetivo proporcionar o protagonismo dos(as) estudantes na construção dos saberes e possibilitar a familiaridade com o processo de pesquisa científica e o instigar o olhar crítico. Esse eixo se articula com a Inovação. 

Estação do Conhecimento: tem como objetivo garantir a apreensão dos direitos de aprendizagem contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Está dividida de acordo com as áreas de conhecimento definidas pela BNCC.
Estação Linguagens e suas tecnologias; Estação Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Estação Ciências da Natureza; Estação Matemática.

Conexão de Saberes: tem como objetivo conectar os elementos dos saberes, da cultura e da cidade, a fim de fomentar a cultura em diversas formas de expressão articulada com o território educativo.

Grupos de Cuidado: tem como objetivo garantir o exercício da participação nos processos de desenvolvimento socioemocional e ético dos(as) educandos(as) e o senso de colaboração, coletividade e responsabilidade. 

Vivências: tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens que levem em consideração os saberes do território e os  populares, bem como a ocupação dos espaços culturais da cidade.

Todos esses eixos construídos pela equipe pedagógica da E. M. Paulo Mendes Campos se articulam pedagogicamente com os 5 Eixos estipulados pelo Centro de Educação Integral. Importante ressaltar que, em debate com a comunidade escolar, ponderamos como fundamental incluir também como elemento estruturante do CEI o Eixo Cidadania.

  • Integração de Saberes: em vez de segmentar o conhecimento em disciplinas isoladas, a abordagem interdisciplinar busca conectar os diferentes campos do saber, reconhecendo que a vida real não se limita a compartimentos estanques. Ao integrar saberes, os(as) educandos(as) podem compreender como conceitos e habilidades de diferentes áreas se relacionam e se aplicam em situações do cotidiano. Isso estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, já que os(as) alunos(as) são incentivados a abordar questões complexas de forma holística.
     
  • Centralidade na relação do(a) educando(a) com o outro: as relações não fazem sentido quando centradas somente no indivíduo sem considerar o outro; por isso, a prática pedagógica deve levar em consideração a afetividade que envolve os sujeitos no processo educativo.
     

 

CENTRO DE LÍNGUAS, LINGUAGENS, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE (CLIC)

O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos(às) estudantes, aos (às)professores(as), aos(às) servidores(as) e à toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). Com uma proposta de metodologia participativa, que prioriza a inovação e a criatividade, o Clic desenvolve um vasto conjunto de ações pedagógicas estimulantes focadas nas múltiplas linguagens.

 

Publicação Rua da Bahia: território educativo

A publicação Rua da Bahia: território educativo é um convite para pensar a cidade considerando suas potencialidades para a construção de conhecimentos que nos aproximam do território e nos ajudam a nos constituir como parte de uma cidade que pulsa. Conheça a publicação, suba a rua da Bahia e surpreenda-se com tudo o que ela pode ensinar.