Pular para o conteúdo principal

Cape Indica

criado em 29/09/2021 - atualizado em 19/05/2022 | 10:14

Educadores/as, o cenário atual apresenta desafios que, para serem superados, exigirão estratégias que nos auxiliem a lidar com os sentimentos trazidos pela situação de isolamento. Para isso, precisamos estar conectados com o que nos proporcione bem-estar e equilíbrio e que nos ajude a passar por esse momento de adversidade. Conhecendo suas potencialidades e pensando em estabelecer uma rede colaborativa, disponibilizamos aqui, dicas, sugestões e reflexões para inspirar e fortalecer nossa prática pedagógica.

Formações: Cursos, Seminários e Webinários

Bate-papo “Sim, eu vivi! Vidas: a essência do voluntariado”

Fotografia de pessoas em espírito de equipe com filtro azul sobre a imagem. Em primeiro plano, as fotografias do rosto dos dois mediadores da palestra “Sim, eu vivi! Vidas: a essência do voluntariado”.

 

Acontece nesta quinta-feira, 19 de maio, às 19 horas, um bate-papo sobre a importância do voluntariado na formação de professores e em instituições que têm o compromisso com a educação de crianças e jovens. O encontro será virtual, por meio da plataforma Youtube, que pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=EoUCuSRtAqE


O bate-papo será conduzido por Zuleica Ávila e Tio Flávio.  Zuleica Ávila é educadora, graduada em ciências econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva; gestão administrativa e financeira pela FGV; especialização em gestão de pessoas e também é ex-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de MG. Além disso, é gestora do Instituto ELA, educadores do Brasil do estado de Minas. Flávio Tófani (Tio Flávio) é bacharel em Comunicação Social pela UNI-BH; pós-graduado em gestão de Marketing, pela UFMG e em gestão de micro e pequenas empresas, pela UFLA, e mestre em engenharia de produção pela UFSC.
 


Curso de Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

a imagem de uma galaxia em cores morrom alaranjadas com os dizeres em branco Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

A Universidade Federal do Paraná oferece o curso gratuito “Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental”, por meio da plataforma aberta da UFPR. O curso foi organizado para ser ofertado nos moldes dos cursos abertos e massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), realizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais e que visam alcançar um grande número de pessoas, dando a oportunidade de que elas possam ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

O curso é composto por 26 horas de duração, divididas em 7 módulos, que vão abordar os temas: História da Astronomia, História dos calendários, Concepções alternativas, Estações do ano, fases da Lua, Eclipses, Movimento aparente do Sol, Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Astronomia na sala de aula e atividades práticas para o Ensino de Astronomia na escola.
Para se inscrever, acesse: https://ufpraberta.ufpr.br/enrol/index.php?id=718


Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

 

Com inscrições virtuais abertas até o dia 20 de março, o Instituto Federal de Minas Gerais IFMG), oferta a nova especialização “Educação para Relações Étnico-Raciais”, vinculada ao Campus Bambuí.


O curso é destinado a profissionais da educação interessados na formação para o respeito à diversidade étinico-racial e em desenvolver uma prática educacional antirracista. Vale ressaltar que, antes de realizar a inscrição, é importante ler o edital e preencher o formulário:

 

O curso completo durará 420 horas, sendo dividido em três semestres letivos, e é dedicado a profissionais com curso superior completo, em qualquer área de conhecimento.
 


 

Curso promove desenvolvimento de recursos didáticos para pessoas cegas
 

Curso promove desenvolvimento de recursos didáticos para pessoas cegas

 

O projeto Incluir-Ciência e o educativo do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) promovem um curso gratuito para professores(as) de ciência aprenderem a utilização do Sistema Braile, a fim de desenvolverem recursos didáticos para pessoas cegas. Para se inscreverem, os(as) interessados(as) devem preencher o formulário


O curso será ministrado pelo professor Alexandre Ferry e pela professora Mariana Vieira, do CEFET/MG, e será realizado no MM Gerdau, de forma presencial, às quintas-feiras, nos dias 17 e 24 de março, das 16 às 21 horas.
 


 

Livro ilustrado: leitura e criação

capa do livro ilustrado

Com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (0014/2021), será ofertado o curso “Livro ilustrado: leitura e criação”, formação gratuita que consiste em uma oficina que aborda a ideia de que os livros e a leitura são convites para experiências estéticas com a escrita, as imagens e o próprio livro como objeto. Durante o curso, os(as) participantes terão a oportunidade de refletir sobre livros ilustrados a partir de autorias e perspectivas temático-formais e a experiência de criação de narrativas com palavras e imagens. 

Os encontros serão realizados aos sábados, no modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas. Os encontros presenciais serão realizados no Museu da Moda (Rua da Bahia 1149 - Centro) e as atividades on-line em uma plataforma que será divulgada posteriormente. Os interessados devem realizar a inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqcXNmMh3h7Dyk_9e64aLlr85a7BNG2-32q-74J6LUFP45cQ/viewform . A relação das pessoas selecionadas será divulgada até 4 de março, por e-mail ou pelas redes sociais do projeto. Vale ressaltar que as vagas serão destinadas a pessoas que vivem e trabalham em Belo Horizonte e na região metropolitana da cidade, e que a imunização contra a covid-19 é uma exigência para os(as) participantes. 

Para mais informações: 

leituralivroilustrado@gmail.com


Pesquisa UFMG promove encontros pautados em tecnologia e inovação

em fundo roxo e azul os dizeres de baixo pra cima - pesquisa UFMG, titulo, data e horario, e os links para acesso e inscrição 

A pesquisa UFMG promoverá, no dia 24 de fevereiro e nos dias 3 e 10 de março, encontros com a temática “Do laboratório para a sociedade”. No dia 24 de fevereiro, às 17 horas, o encontro é com Ruben Sinisterra, professor do Departamento de Química da UFMG, e com Ricardo Gazzinelli, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. No dia 3 de março, às 17 horas, Marco Romano-Silva, professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG e Mauro Teixeira, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, conduzirão a atividade. Já o encontro do dia 10 de março, às 17 horas, contará com a presença de Glaura Goulart, professora do Departamento de Química da UFMG, e de Wagner Meira, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

A transmissão será feita pelo Youtube, no link:

https://www.youtube.com/c/ProReitoriadePesquisaUFMG 

Para se inscrever, basta acessar: 

https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/login 


Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education

Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education

"Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education" é um treinamento totalmente gratuito sobre como utilizar as ferramentas do Google for Education para aplicar metodologias ativas em sala de aula. 

 

O conteúdo do treinamento será ministrado por google trainers e abordará as melhores formas de usar as ferramentas Google para implementar a gamificação e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).

 

Ficou interessado(a)? 

 

Faça sua inscrição gratuita agora mesmo. Aprenda com google trainers e transforme suas aulas em experiências incríveis!

 

Basta clicar no link para a realizar a inscrição: https://pages.safetec.com.br/trilha-de-metodologias-ativas/?utm_source=postblog&utm_content=artigo 


Pesquisas de opinião com tecnologias digitais: propostas pedagógicas para a aprendizagem de Estatística na Educação Básica

Pesquisas de opinião com tecnologias digitais: propostas pedagógicas para a aprendizagem de Estatística na Educação Básica

"Pesquisas de opinião com tecnologias digitais'' é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela UFMG e voltada para professores(as) que lecionam Matemática. O objetivo do material é compartilhar experiências que possam facilitar e melhorar o ensino.


O livro  discute o uso pedagógico de tecnologias e, de forma introdutória, aborda educação e letramento estatístico.


Para ler, basta fazer o download: https://issuu.com/felipe-oliveira-bh/docs/pesquisas_de_opiniao_com_tecnologias_digitais_-_al 
 


DIVULGAÇÕES ANTERIORES: 

20212022
 icone pdf Janeiro
  
  
  
icone pdf Maio 
icone pdf Junho 
icone pdf Julho 
icone pdf Agosto 
icone pdf Setembro 
icone pdf Outubro 
icone pdf Novembro 
icone pdf Dezembro 

 

Plano Anual de desenvolvimento do servidor (PADS)

O Plano Anual de Desenvolvimento do Servidor (PADS) é um instrumento da Administração Pública para planejamento, acompanhamento, controle e execução das ações de desenvolvimento profissional na PBH.

 

A definição das ações de capacitação de servidores que fazem parte do Quadro de Pessoal da Prefeitura de Belo Horizonte, no âmbito do PADS, é de responsabilidade dos seus respectivos Órgãos de lotação e também da Gerência de Gestão do Desenvolvimento (Gesde), ligada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

 

No atual contexto de pandemia da COVID-19, a Gesde tem indicado cursos exclusivamente à distância, realizados por instituições renomadas. São ofertados desde cursos de informática até aqueles relacionados às mais diversas temáticas no âmbito da gestão pública. Todos eles disponíveis por meio da plataforma EaD da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Para acessar, siga os passos indicados a seguir.

 

Acesse aqui

 

Identifique-se, faça login de acordo com as instruções abaixo: 

 

Para acessar a plataforma os Servidores/Empregados da PBH  não  devem utilizar o e-mail completo nomedeusuario@pbh.gov.br ou nomedeusuario@edu.pbh.gov.br
Informe apenas o nome de usuário da sua conta, assim:
Usuário:     nomedeusuario
Senha:     ************