Pular para o conteúdo principal

Cape Indica

criado em 29/09/2021 - atualizado em 16/09/2022 | 17:01

Educadores/as, o cenário atual apresenta desafios que, para serem superados, exigirão estratégias que nos auxiliem a lidar com os sentimentos trazidos pela situação de isolamento. Para isso, precisamos estar conectados com o que nos proporcione bem-estar e equilíbrio e que nos ajude a passar por esse momento de adversidade. Conhecendo suas potencialidades e pensando em estabelecer uma rede colaborativa, disponibilizamos aqui, dicas, sugestões e reflexões para inspirar e fortalecer nossa prática pedagógica.

Formações: Cursos, Seminários e Webinários

Minicursos promovidos pelo Apoio Pedagógico do curso de Letras da UFMG recebem inscrições

 

Já estão disponíveis, de forma gratuita, os minicursos promovidos pelo Apoio Pedagógico do Curso de Letras da UFMG. 

 

Curso de Fonética e Fonologia

Tem o objetivo de trabalhar/reforçar conceitos básicos da área que são abordados nas disciplinas iniciais de Fundamentos de Fonética e Fundamentos de Fonologia do curso de Letras. O curso tem carga horária de 16h.

Confira a ementa compoleta e se inscreva:

https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/2022.2%20Cronograma%20-%20Fon%C3%A9tica%20e%20Fonologia.pdf

 

Curso de Gramática Tradicional: Morfossintaxe da Língua Portuguesa

O intuito do curso é oportunizar a  revisão de tópicos de Morfologia e Sintaxe à luz da Gramática Tradicional, com vistas a complementar a formação dos discentes da Fale/UFMG e promover reflexões autobiográficas sobre o ensino de GT na educação básica. Carga horária de 32h (1 hora e 30 minutos por módulo).

Confira a ementa completa e se inscreva:]

https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/2022.2%20Gram%C3%A1tica%20Tradicional%202022.pdf

Curso: O problema nacional na literatura brasileira

A proposta deste curso é oferecer uma visão abrangente sobre o desenvolvimento do problema nacional na literatura brasileira do Romantismo ao Modernismo. Ele estará centrado em três figuras a partir das quais pode-se pensar os problemas fundamentais dos momentos de desenvolvimento da literatura a que se vinculam: Alencar e a visão romântica sobre o país, Machado e os dilemas da modernização do Segundo Reinado, e Mário de Andrade e a consolidação da modernidade nos primeiros decênios do século XX. A carga horária total do curso é de 15h.

Confira a ementa completa e se inscreva:

https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/2022.2%20O%20PROBLEMA%20NACIONAL.docx

Curso de literatura e sociedade: Lukács, Bakthin, Antonio Candido e Auerbach

Este curso propõe apresentar abordagens hoje clássicas em nossos currículos sobre a relação entre o texto literário e a realidade social da qual surge e com a qual interage. A intenção é buscar compreender, em sua complexidade, as propostas dos quatro autores, procurando perceber em cada um deles uma preocupação com problemas semelhantes, mas soluções diferentes. A carga horária total do curso é de 30h.

Confira a ementa completa e se inscreva: 

 

https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/2022.2%20LITERATURA%20E%20SOCIEDADE_%20ALGUMAS%20ABORDAGENS.docx


Agência Espacial Brasileira oferece curso gratuito sobre foguetes

Já está disponível, de forma gratuita, o curso "Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática". O curso estará disponível até o dia 20 de outubro de 2022 e tem carga horária total de 30 horas, divididas em 6 módulos:

 

1.Introdução sobre foguetes

2.Histórico sobre foguetes

3.Corrida Espacial

4.Funcionamento dos foguetes

5.Centros de lançamento e foguetes brasileiros

6.Criando seu próprio foguete

 

O curso conta com materiais textuais, audiovisuais (com recursos de acessibilidade) e questionários a serem respondidos para emissão de certificado.

A iniciativa é da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência  Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parnamirim - e a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), como parte das ações educacionais do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E). 

Para se inscrever, acesse: https://aebescolavirtual.aeb.gov.br/course/view.php?id=8


Um voo pelo universo

 


O Fique Bem voltou com 6 cursos gratuitos!

 

Fique Bem

 

Continuam abertas as inscrições para a formação Fique Bem, com seis opções de cursos on-line e gratuitos, oferecidos pela ONG Gaia+, em parceria com a Yara Brasil. Cada curso (que teve  início em 15 de agosto, tem de 30 minutos a 2 horas de carga horária, sendo que cada aula tem duração de 2 a 10 minutos).

 

As aulas são enviadas diariamente pelo WhatsApp, e você pode assistir no seu ritmo!

 

Inscrições no  site Fique Bem.Org

 

Os cursos estão sendo ofertados para todos os interessados. As aulas ficarão gravadas no YouTube e o cursista poderá assisti-las quando e onde quiser.

 

Cronograma  e demais informações no folder do curso!
 


Agência Espacial Brasileira (AEB) oferta curso Cientista Cidadão

 

Agência Espacial Brasileira (AEB) oferta curso Cientista Cidadão
 

Está disponível, de forma gratuita, do dia 22 de julho até o próximo dia 4 de setembro, o curso Cientista Cidadão GLOBE Observer, ofertado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (FUNCATE).

 

O curso tem como foco os quatro protocolos do aplicativo de coleta de dados do Programa GLOBE, sendo eles: nuvens; mapeador do habitat de mosquito; cobertura de solo; e árvores, considerando, ainda,  outros materiais complementares.

 

Para participar, acesse o site da AEB Escola.


 


FESTIVAL PARAOLÍMPICO LOTERIAS CAIXA 2022

 

FESTIVAL PARAOLÍMPICO LOTERIAS CAIXA 2022
 

Estão abertas as inscrições para o Festival Paralímpico, em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (dias 21 e 22 de setembro, respectivamente).

 

O festival será realizado no  dia 24 de setembro de 2022, no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro CTE/UFMG, das 08 às 12 horas.

 

Trata-se de um evento festivo, pensado para “proporcionar a crianças com deficiência (80%) e sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as  modalidades paralimpica”, como diz a descrição do festival.

 

O evento é voltado para pessoas de 8 a 17 anos. Para se inscrever, acesse o formulário.


 


As inscrições para o seminário do Centro de Referência de BH já estão abertas

 

As inscrições para o seminário do Centro de Referência de BH já estão abertas

 

Estão abertas as inscrições para o Seminário Modalidades Olímpicas, voltado para professores(as) de Educação Física das redes municipal, estadual e privada, além de estudantes de graduação, também em Educação Física,  de Belo Horizonte e região metropolitana. 

 

A formação será presencial e disponibilizará 50 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de agosto de 2022. O seminário ocorre no dia 6 de agosto, das 5h às 18h, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (AV. Alfredo Camarate, nº 617 - Bairro São Luiz, Belo Horizonte-MG). 


O único pré-requisito para se inscrever é ter concluído o curso gratuito “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, que está disponível em:  https://impulsiona.org.br/cpb-sp/

 

Para se inscrever, acesse o link www.educacaoparalimpica.org.br. Participe! O seminário é uma realização do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro e oferecerá os cursos Atletismo paralímpico, Natação paralímpica, Halterofilismo paralímpico e Taekwondo paralímpico.


 


Abertas as inscrições para a 1ª Jornada Educacional da Rede Pública

 

Abertas as inscrições para a 1ª Jornada Educacional da Rede Pública

 

Estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada Educacional da Rede Pública, com discussões e debates voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A formação ocorre entre os dias 05 e 08/07/2022, emitirá certificado e será transmitida pelo YouTube.

 

Serão quatro lives, conforme a seguinte programação:

 

Dia 1 (05/07): A importância do regionalismo na sala de aula, com a palestrante Paloma Borba. 


Dia 2 (06/07): Ensino híbrido e legado da pandemia, com a palestrante Renata Jatobá. 


Dia 3 (07/07): Atividades lúdicas e criativas nas escolas públicas, com a palestrante Susanna Artonov.


Dia 4 (08/07): Recursos digitais nas escolas públicas, com o palestrante Tiago Ribeiro.

 

A formação é gratuita e começará sempre às 19 horas.

 

Inscrição
 


Bate-papo “Sim, eu vivi! Vidas: a essência do voluntariado”

Fotografia de pessoas em espírito de equipe com filtro azul sobre a imagem. Em primeiro plano, as fotografias do rosto dos dois mediadores da palestra “Sim, eu vivi! Vidas: a essência do voluntariado”.

 

Acontece nesta quinta-feira, 19 de maio, às 19 horas, um bate-papo sobre a importância do voluntariado na formação de professores e em instituições que têm o compromisso com a educação de crianças e jovens. O encontro será virtual, por meio da plataforma Youtube, que pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=EoUCuSRtAqE


O bate-papo será conduzido por Zuleica Ávila e Tio Flávio.  Zuleica Ávila é educadora, graduada em ciências econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva; gestão administrativa e financeira pela FGV; especialização em gestão de pessoas e também é ex-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de MG. Além disso, é gestora do Instituto ELA, educadores do Brasil do estado de Minas. Flávio Tófani (Tio Flávio) é bacharel em Comunicação Social pela UNI-BH; pós-graduado em gestão de Marketing, pela UFMG e em gestão de micro e pequenas empresas, pela UFLA, e mestre em engenharia de produção pela UFSC.
 


Curso de Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

a imagem de uma galaxia em cores morrom alaranjadas com os dizeres em branco Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

A Universidade Federal do Paraná oferece o curso gratuito “Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental”, por meio da plataforma aberta da UFPR. O curso foi organizado para ser ofertado nos moldes dos cursos abertos e massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), realizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais e que visam alcançar um grande número de pessoas, dando a oportunidade de que elas possam ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

O curso é composto por 26 horas de duração, divididas em 7 módulos, que vão abordar os temas: História da Astronomia, História dos calendários, Concepções alternativas, Estações do ano, fases da Lua, Eclipses, Movimento aparente do Sol, Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Astronomia na sala de aula e atividades práticas para o Ensino de Astronomia na escola.
Para se inscrever, acesse: https://ufpraberta.ufpr.br/enrol/index.php?id=718


Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

 

Com inscrições virtuais abertas até o dia 20 de março, o Instituto Federal de Minas Gerais IFMG), oferta a nova especialização “Educação para Relações Étnico-Raciais”, vinculada ao Campus Bambuí.


O curso é destinado a profissionais da educação interessados na formação para o respeito à diversidade étinico-racial e em desenvolver uma prática educacional antirracista. Vale ressaltar que, antes de realizar a inscrição, é importante ler o edital e preencher o formulário:

 

O curso completo durará 420 horas, sendo dividido em três semestres letivos, e é dedicado a profissionais com curso superior completo, em qualquer área de conhecimento.
 


 

Curso promove desenvolvimento de recursos didáticos para pessoas cegas
 

Curso promove desenvolvimento de recursos didáticos para pessoas cegas

 

O projeto Incluir-Ciência e o educativo do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) promovem um curso gratuito para professores(as) de ciência aprenderem a utilização do Sistema Braile, a fim de desenvolverem recursos didáticos para pessoas cegas. Para se inscreverem, os(as) interessados(as) devem preencher o formulário


O curso será ministrado pelo professor Alexandre Ferry e pela professora Mariana Vieira, do CEFET/MG, e será realizado no MM Gerdau, de forma presencial, às quintas-feiras, nos dias 17 e 24 de março, das 16 às 21 horas.
 


 

Livro ilustrado: leitura e criação

capa do livro ilustrado

Com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (0014/2021), será ofertado o curso “Livro ilustrado: leitura e criação”, formação gratuita que consiste em uma oficina que aborda a ideia de que os livros e a leitura são convites para experiências estéticas com a escrita, as imagens e o próprio livro como objeto. Durante o curso, os(as) participantes terão a oportunidade de refletir sobre livros ilustrados a partir de autorias e perspectivas temático-formais e a experiência de criação de narrativas com palavras e imagens. 

Os encontros serão realizados aos sábados, no modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas. Os encontros presenciais serão realizados no Museu da Moda (Rua da Bahia 1149 - Centro) e as atividades on-line em uma plataforma que será divulgada posteriormente. Os interessados devem realizar a inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqcXNmMh3h7Dyk_9e64aLlr85a7BNG2-32q-74J6LUFP45cQ/viewform . A relação das pessoas selecionadas será divulgada até 4 de março, por e-mail ou pelas redes sociais do projeto. Vale ressaltar que as vagas serão destinadas a pessoas que vivem e trabalham em Belo Horizonte e na região metropolitana da cidade, e que a imunização contra a covid-19 é uma exigência para os(as) participantes. 

Para mais informações: 

leituralivroilustrado@gmail.com


Pesquisa UFMG promove encontros pautados em tecnologia e inovação

em fundo roxo e azul os dizeres de baixo pra cima - pesquisa UFMG, titulo, data e horario, e os links para acesso e inscrição 

A pesquisa UFMG promoverá, no dia 24 de fevereiro e nos dias 3 e 10 de março, encontros com a temática “Do laboratório para a sociedade”. No dia 24 de fevereiro, às 17 horas, o encontro é com Ruben Sinisterra, professor do Departamento de Química da UFMG, e com Ricardo Gazzinelli, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. No dia 3 de março, às 17 horas, Marco Romano-Silva, professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG e Mauro Teixeira, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, conduzirão a atividade. Já o encontro do dia 10 de março, às 17 horas, contará com a presença de Glaura Goulart, professora do Departamento de Química da UFMG, e de Wagner Meira, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

A transmissão será feita pelo Youtube, no link:

https://www.youtube.com/c/ProReitoriadePesquisaUFMG 

Para se inscrever, basta acessar: 

https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/login 


Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education

Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education

"Trilha de Metodologias Ativas: Gamificação e PBL com o uso do Google for Education" é um treinamento totalmente gratuito sobre como utilizar as ferramentas do Google for Education para aplicar metodologias ativas em sala de aula. 

 

O conteúdo do treinamento será ministrado por google trainers e abordará as melhores formas de usar as ferramentas Google para implementar a gamificação e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).

 

Ficou interessado(a)? 

 

Faça sua inscrição gratuita agora mesmo. Aprenda com google trainers e transforme suas aulas em experiências incríveis!

 

Basta clicar no link para a realizar a inscrição: https://pages.safetec.com.br/trilha-de-metodologias-ativas/?utm_source=postblog&utm_content=artigo 


Pesquisas de opinião com tecnologias digitais: propostas pedagógicas para a aprendizagem de Estatística na Educação Básica

Pesquisas de opinião com tecnologias digitais: propostas pedagógicas para a aprendizagem de Estatística na Educação Básica

"Pesquisas de opinião com tecnologias digitais'' é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela UFMG e voltada para professores(as) que lecionam Matemática. O objetivo do material é compartilhar experiências que possam facilitar e melhorar o ensino.


O livro  discute o uso pedagógico de tecnologias e, de forma introdutória, aborda educação e letramento estatístico.


Para ler, basta fazer o download: https://issuu.com/felipe-oliveira-bh/docs/pesquisas_de_opiniao_com_tecnologias_digitais_-_al 
 


DIVULGAÇÕES ANTERIORES: 

 

icone pdf 2021

 

icone pdf 1º semestre de 2022

 

Plano Anual de desenvolvimento do servidor (PADS)

O Plano Anual de Desenvolvimento do Servidor (PADS) é um instrumento da Administração Pública para planejamento, acompanhamento, controle e execução das ações de desenvolvimento profissional na PBH.

 

A definição das ações de capacitação de servidores que fazem parte do Quadro de Pessoal da Prefeitura de Belo Horizonte, no âmbito do PADS, é de responsabilidade dos seus respectivos Órgãos de lotação e também da Gerência de Gestão do Desenvolvimento (Gesde), ligada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

 

No atual contexto de pandemia da COVID-19, a Gesde tem indicado cursos exclusivamente à distância, realizados por instituições renomadas. São ofertados desde cursos de informática até aqueles relacionados às mais diversas temáticas no âmbito da gestão pública. Todos eles disponíveis por meio da plataforma EaD da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Para acessar, siga os passos indicados a seguir.

 

Acesse aqui

 

Identifique-se, faça login de acordo com as instruções abaixo: 

 

Para acessar a plataforma os Servidores/Empregados da PBH  não  devem utilizar o e-mail completo nomedeusuario@pbh.gov.br ou nomedeusuario@edu.pbh.gov.br
Informe apenas o nome de usuário da sua conta, assim:
Usuário:     nomedeusuario
Senha:     ************