Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Quatro meninos estão sentados no chão de um ambiente escolar. Eles se reúnem em volta de um pequeno jornal ou revista, lendo atentamente. A cena, que mostra o grupo inclinado e focado na leitura, transmite a ideia de um momento de aprendizado e curiosidade compartilhado entre os amigos.
Acervo EMAT

Vozes estudantis em destaque

criado em - atualizado em

Contar as histórias que nascem dentro da própria escola é uma forma de aproximar as pessoas, fortalecer os laços entre elas e, de sobra, aprender mais sobre a escrita. Vamos conferir dois casos em que são exemplos disso?

 

EM Agenor Alves De Carvalho

 

Na EM Agenor Alves De Carvalho (Nordeste), o jornal da escola voltou à ativa após um ano parado! A escola percebeu que o projeto traz inúmeros benefícios para os alunos, como a valorização das produções dos estudantes, a divulgação de ações escolares e o fortalecimento da participação comunitária.

 

A escolha do nome do jornal foi totalmente democrática: em uma votação elétrica, as turmas do 2º e 3º ciclo escolheram o nome “EMAAC News”, com a missão de informar, inspirar e registrar a vida escolar de forma colaborativa. Uma responsabilidade grande, né?

 

A professora responsável pelo jornal, Verônica Luiza, compartilhou com a gente que a ideia do projeto surgiu quando, uma vez, estava pensando na grande quantidade de projetos e trabalhos interessantes que foram realizados em sala de aula e que acabaram ficando por lá. Interessante demais!

 

Um ponto legal que ela trouxe foi o apoio da coordenação e direção da escola, que incentiva os alunos e professores a lerem o jornal e, que segundo ela, “traz mais motivação para que os estudantes continuem produzindo, pois eles se sentem valorizados e orgulhosos do produto de seu trabalho.”

 

#paratodosverem: Crianças estão sentadas em círculo em uma sala de aula, ocupando cadeiras laranjas. Ao centro, uma educadora segura um jornal ou revista aberta, mostrando para o grupo. Todas as crianças estão atentas à atividade. Ao fundo, há mesas, cadeiras e materiais escolares.
A leitura em sala de aula motiva os educandos

Foto: Acervo EMAAC

 

EM CIAC Lucas Monteiro Machado

 

Na EM CIAC Lucas Monteiro Machado (Barreiro), foi criado o “Jornal Nova Era”, organizado por Marcelo Fagundes, assistente administrativo educacional, e Kevin Brandão, estagiário. Além de informar, o jornal busca ser um espaço autêntico para que os estudantes expressem as suas ideias, talentos e perspectivas sobre temas relevantes para a comunidade escolar e local.

 

Desde maio deste ano, estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Integrada participam do projeto. Cibelle Carvalho, aluna do 5º ano, atua enquanto editora-chefe e desenhista e expressa a sua animação: “Desejo trabalhar em todas as demais edições!”

 

#paratodosverem: na imagem, está a manchete de uma das edições do jornal. No topo, está o nome da escola e, abaixo, um logo que contém um tronco de árvore, um gato e uma joaninha. Abaixo da logo, está o nome do jornal e a edição: “Edição Nº1 | 31/05/2025). Por fim, há uma imagem com uma garota de cabelos cacheados acenando e, ao fundo, um balão de coração vermelho.
Manchete de uma das edições do jornal

Foto: Acervo EMCIACLMM

 

No final das contas, produzir um jornal na escola é quase uma aventura: dá trabalho, mas também rende muitas risadas, descobertas e orgulho de ver os colegas brilhando. Entre uma página e outra, os estudantes mostram que aprender pode ser divertido, colaborativo e inesquecível!