18 September 2025 -
Contar as histórias que nascem dentro da própria escola é uma forma de aproximar as pessoas, fortalecer os laços entre elas e, de sobra, aprender mais sobre a escrita. Vamos conferir dois casos em que são exemplos disso?
EM Agenor Alves De Carvalho
Na EM Agenor Alves De Carvalho (Nordeste), o jornal da escola voltou à ativa após um ano parado! A escola percebeu que o projeto traz inúmeros benefícios para os alunos, como a valorização das produções dos estudantes, a divulgação de ações escolares e o fortalecimento da participação comunitária.
A escolha do nome do jornal foi totalmente democrática: em uma votação elétrica, as turmas do 2º e 3º ciclo escolheram o nome “EMAAC News”, com a missão de informar, inspirar e registrar a vida escolar de forma colaborativa. Uma responsabilidade grande, né?
A professora responsável pelo jornal, Verônica Luiza, compartilhou com a gente que a ideia do projeto surgiu quando, uma vez, estava pensando na grande quantidade de projetos e trabalhos interessantes que foram realizados em sala de aula e que acabaram ficando por lá. Interessante demais!
Um ponto legal que ela trouxe foi o apoio da coordenação e direção da escola, que incentiva os alunos e professores a lerem o jornal e, que segundo ela, “traz mais motivação para que os estudantes continuem produzindo, pois eles se sentem valorizados e orgulhosos do produto de seu trabalho.”

Foto: Acervo EMAAC
EM CIAC Lucas Monteiro Machado
Na EM CIAC Lucas Monteiro Machado (Barreiro), foi criado o “Jornal Nova Era”, organizado por Marcelo Fagundes, assistente administrativo educacional, e Kevin Brandão, estagiário. Além de informar, o jornal busca ser um espaço autêntico para que os estudantes expressem as suas ideias, talentos e perspectivas sobre temas relevantes para a comunidade escolar e local.
Desde maio deste ano, estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Integrada participam do projeto. Cibelle Carvalho, aluna do 5º ano, atua enquanto editora-chefe e desenhista e expressa a sua animação: “Desejo trabalhar em todas as demais edições!”

Foto: Acervo EMCIACLMM
No final das contas, produzir um jornal na escola é quase uma aventura: dá trabalho, mas também rende muitas risadas, descobertas e orgulho de ver os colegas brilhando. Entre uma página e outra, os estudantes mostram que aprender pode ser divertido, colaborativo e inesquecível!