Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a foto mostra uma sala com paredes pintadas em azul claro e branco, decorada com tiras de papel penduradas no teto. Há várias mesas organizadas em fileiras, sobre as quais estão expostos diversos produtos, como bolas de futebol, fones de ouvido, doces, calçados, itens de maquiagem e kits embrulhados em celofane. Vários(as) estudantes circulam pela sala, observando os itens.
Acervo Emoc

Veja como a Emoc está combatendo a evasão escolar

criado em - atualizado em


A fim de melhorar a frequência escolar e a participação estudantil, a Escola Municipal Oswaldo Cruz (Emoc) criou uma moeda como forma de incentivo a ser usada dentro da unidade escolar.

 

Os Emoquios (nome da moeda) são adquiridos mensalmente pela frequência, pela participação e pelo bom comportamento, assim, os(as) estudantes podem ter Emoquios retirados caso faltem ou tenham problemas disciplinares. Duas vezes por ano, a escola monta uma loja onde a moeda pode ser trocada por produtos como fones de ouvido, doces, maquiagem, roupas e sapatos. Os itens são escolhidos de acordo com o interesse dos(as) alunos(as).

 

A prática começou a ser realizada cinco anos atrás, com o objetivo de diminuir a evasão escolar e valorizar a presença na escola. Os(As) professores(as) também avaliam os(as) estudantes, podendo dar Emoquios extras em atividades realizadas na sala de aula. 

 

Mary Stela, coordenadora pedagógica geral, elogiou o trabalho e explicou sua importância: “O projeto fortalece as relações dos alunos na Emoc, pois eles sentem que a presença e a participação nas aulas são valorizadas. Como trabalhamos em uma comunidade da periferia, os alunos gostam de poder ir à lojinha e "comprar" produtos de seu interesse.”