18 September 2025 -
É possível ensinar a conscientização ambiental desde a infância? Na Emei Timbiras (Centro-Sul), isso já é uma rotina entre os estudantes! A turma de 5 anos da professora Izabel Cristina participa do projeto “Arte e Sustentabilidade”.
Em uma das atividades, as crianças fizeram papel machê, utilizando jornais reutilizados e cola. A professora comenta que os educandos estavam encantados e muito envolvidos na produção, explorando a criatividade e a coordenação motora, além de aprender sobre a reutilização e o impacto positivo de pequenas ações no cuidado com o meio ambiente na prática.
A professora Izabel Cristina comenta que “[...] as crianças puderam observar, investigar e levantar hipóteses sobre as mudanças ocorridas com o papel ao longo do tempo. Questionavam, por exemplo, se o papel voltaria a ficar duro, o que aconteceria com ele depois da água e como poderiam moldá-lo.”
Unindo arte, colaboração e educação ambiental, a atividade mostrou que sustentabilidade pode (e deve) ser parte do cotidiano escolar.