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A imagem mostra um grupo de cinco crianças reunidas em torno de uma mesa em uma sala de aula. Elas estão vestindo camisetas verdes, com exceção de uma criança que veste branco, como parte de um uniforme escolar. As crianças estão realizando uma atividade educacional, escrevendo e colorindo com lápis de cor e lápis grafite. Elas parecem concentradas e envolvidas na atividade, compartilhando materiais como estojos e lápis. O ambiente possui cadeiras azuis, uma mesa bege e um piso de mármore branco com veios e
Acervo PBH

Smed lança sistema de avaliação educacional

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai adotar um sistema próprio de avaliação para monitorar o rendimento dos(as) estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e proporcionar melhor orientação pedagógica aos(às) professores(as). O projeto, chamado EDUCA-BH, foi criado para acompanhar, de forma contínua, a alfabetização e o desenvolvimento escolar dos(as) alunos(as), com três etapas de avaliação anual, sendo a primeira nos dias 12 e 13 de março.


A iniciativa permitirá um monitoramento mais eficaz das defasagens educacionais e o desenvolvimento de estratégias específicas para recuperar a aprendizagem de cada aluno(a). O programa irá garantir monitoramento contínuo, o que permitirá acompanhar, com maior frequência, o desempenho de cada aluno(a) e, consequentemente, os resultados da Educação municipal.


Com base no último balanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em 2023, Belo Horizonte ocupa a 10ª posição, entre as capitais brasileiras, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), com 5,8 pontos. Nos Anos Finais (6º ao 9º ano), a cidade está em 13º lugar, com 4,7 pontos.


O secretário municipal de Educação Bruno Barral destacou que o novo sistema permitirá um acompanhamento mais detalhado da evolução de cada aluno(a). “Com informações mais precisas, os professores poderão identificar as principais dificuldades dos estudantes e adaptar suas estratégias pedagógicas de maneira mais eficiente”, pontuou.


O EDUCA-BH contará com uma avaliação somativa para alunos(as) do 5º e do 9º ano, com o objetivo de avaliar o desempenho do(a) estudante durante todo o período escolar. “No 5º ano, a avaliação vai medir o desempenho do aluno desde o 1º ano; enquanto no 9º ano, vai avaliar o desempenho desde o 6º ano”, detalhou Barral.


As provas da avaliação somativa serão aplicadas e corrigidas de forma sigilosa pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), utilizando o modelo do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb).


Os(As) alunos(as) dos 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos passarão por uma avaliação formativa que vai permitir a análise do desempenho de cada um(a) dentro de sua série.


As disciplinas avaliadas variam de acordo com o ano escolar. Estudantes do 2º e do 3º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Fluência em Leitura e Escrita. Os(As) alunos(as) do 4º ao 8º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Escrita/Produção de texto. No 9º ano, serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática.


“Esse é um trabalho que envolve toda a comunidade escolar na melhoria da qualidade do ensino, para que nossos alunos possam ter um aprendizado mais eficiente e de qualidade ainda melhor”, disse Barral.