14 March 2025 -
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai adotar um sistema próprio de avaliação para monitorar o rendimento dos(as) estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e proporcionar melhor orientação pedagógica aos(às) professores(as). O projeto, chamado EDUCA-BH, foi criado para acompanhar, de forma contínua, a alfabetização e o desenvolvimento escolar dos(as) alunos(as), com três etapas de avaliação anual, sendo a primeira nos dias 12 e 13 de março.
A iniciativa permitirá um monitoramento mais eficaz das defasagens educacionais e o desenvolvimento de estratégias específicas para recuperar a aprendizagem de cada aluno(a). O programa irá garantir monitoramento contínuo, o que permitirá acompanhar, com maior frequência, o desempenho de cada aluno(a) e, consequentemente, os resultados da Educação municipal.
Com base no último balanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em 2023, Belo Horizonte ocupa a 10ª posição, entre as capitais brasileiras, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), com 5,8 pontos. Nos Anos Finais (6º ao 9º ano), a cidade está em 13º lugar, com 4,7 pontos.
O secretário municipal de Educação Bruno Barral destacou que o novo sistema permitirá um acompanhamento mais detalhado da evolução de cada aluno(a). “Com informações mais precisas, os professores poderão identificar as principais dificuldades dos estudantes e adaptar suas estratégias pedagógicas de maneira mais eficiente”, pontuou.
O EDUCA-BH contará com uma avaliação somativa para alunos(as) do 5º e do 9º ano, com o objetivo de avaliar o desempenho do(a) estudante durante todo o período escolar. “No 5º ano, a avaliação vai medir o desempenho do aluno desde o 1º ano; enquanto no 9º ano, vai avaliar o desempenho desde o 6º ano”, detalhou Barral.
As provas da avaliação somativa serão aplicadas e corrigidas de forma sigilosa pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), utilizando o modelo do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb).
Os(As) alunos(as) dos 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos passarão por uma avaliação formativa que vai permitir a análise do desempenho de cada um(a) dentro de sua série.
As disciplinas avaliadas variam de acordo com o ano escolar. Estudantes do 2º e do 3º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Fluência em Leitura e Escrita. Os(As) alunos(as) do 4º ao 8º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Escrita/Produção de texto. No 9º ano, serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática.
“Esse é um trabalho que envolve toda a comunidade escolar na melhoria da qualidade do ensino, para que nossos alunos possam ter um aprendizado mais eficiente e de qualidade ainda melhor”, disse Barral.