Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a imagem mostra várias crianças uniformizadas em uma quadra externa, cercada por uma pista de carro pintada e uma amarelinha no chão. Duas estudantes pagam suas compras do sacolão no caixa. À frente delas, há uma mesa onde estão expostos legumes, como cenoura, batata doce e quiabo. Ao fundo, há crianças sentadas no chão, enquanto outras estão de pé.
Acervo Emplo

Sacolão na Emplo

criado em - atualizado em

 

Seguindo um cronograma com diversas práticas lúdicas, orientadas por Elaine Pereira da Consolação, coordenadora da Educação Infantil, a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (Emplo) propiciou a estudantes a experiência de comprar em um sacolão, com o objetivo de estimular a alimentação saudável. 


Dentro da escola, foi criado um mercadinho com alimentos diversos – como cenoura, pimentão, tomate, beterraba, abóbora e couve-flor – para os(as) alunos(as) de 4 e 5 anos. No mercadinho, havia um caixa com registradora, e as crianças pagavam com o dinheiro que a equipe da escola preparou. Assim, elas puderam saber como é fazer compras no mercado, escolher e colocar produtos na sacola, além de pagar no caixa, que era operado por outros(as) colegas.


Foi um momento de diversão e aprendizado na compra e na venda de alimentos. As crianças puderam exercitar a coordenação motora e o raciocínio para escolher os produtos, manuseá-los, colocá-los nas sacolas, dar o dinheiro ao caixa e receber o troco, executando multitarefas. Posteriormente, a vivência foi estendida para a sala de aula, com atividades relacionadas ao campo do letramento. 


O projeto agradou tanto alunos(as) quanto professores(as). A professora de uma das turmas de 4 anos, Beatriz Felicia, ficou muito empolgada com a resposta das crianças à atividade e disse que, a partir dessa vivência, já formulou muitas ideias, que contemplam as múltiplas linguagens, inclusive a escrita, para desenvolver com sua turma.