Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Em uma atividade ao ar livre, sobre um gramado, dois times, com 10 crianças cada, estão enfileirados para um jogo de cabo de guerra. As crianças da direita usam um uniforme azul e as da esquerda usam um uniforme preto e branco. Também aparecem na foto pessoas adultas, que observam e auxiliam a atividade. Ao fundo, o prédio da Emei pode ser visto, acompanhado por um céu azul.
Acervo Emei Urca Confisco

Rumo ao 1º Ano: Vivências Olímpicas na Escola

criado em - atualizado em

 

A fim de construir momentos memoráveis para a comunidade escolar, a Escola Municipal de Educação Infantil Urca Confisco organizou as olimpíadas da escola, que contou com a participação da comunidade escolar, incluindo todas as turmas, professores(as), auxiliares de apoio, cantineiras, coordenação, direção, projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) e colaboradores(as) da MGS. Assim, 300 estudantes participaram do evento, aprenderam sobre os jogos olímpicos, fizeram parte das modalidades práticas e trabalharam juntos(as) para criar o mascote das Olímpiadas.


As modalidades da prática envolvem cabo de guerra, corrida de bastão, corrida de saco, futebol e sorvebol, para as turmas de 4 e 5 anos. Para as turmas de 1 a 3 anos, foram feitos circuitos com as modalidades de corrida de obstáculo, bolinha no cesto, corrida de velotrol, carrinho de mão e arremesso de bolinha de papel. As atividades ocorreram entre os dias 16 e 20/9 de 2024. O objetivo era envolver as crianças em atividades saudáveis, desenvolver o espírito esportivo e gosto pelo esporte, além de ser uma oportunidade para que os(as) alunos(as) conheçam as variadas modalidades esportivas, valorizem o respeito à diversidade cultural e social, bem como aprendam sobre a origem e a história das Olímpiadas, que foram trabalhadas com as crianças de 5 anos, no projeto “Tecendo Laços”, por meio de contações de histórias e produção de desenhos, que foram expostos nos corredores da escola. 


Desenvolveu-se com as crianças o conceito de “mascote” e sua importância para a instituição e para os jogos olímpicos. Assim, construiu-se o entendimento de que o mascote representa a escola e ajuda a promover a identidade e o pertencimento da comunidade escolar, bem como o que o conceito significa para as olimpíadas, representando e simbolizando os jogos olímpicos. Em seguida, foi realizada uma votação por todas as turmas, a fim de escolher o mascote, que acabou por ser um cachorro com o nome “Cãofisco”. Com o intuito de estender as festividades, os mascotes dos times de futebol Cruzeiro e Atlético Mineiro foram convidados à escola, para alegrar e mostrar na prática a função de um mascote para as crianças. 


A professora de uma das turmas participantes, Simone Alves Silva, disse ter sido uma experiência enriquecedora: “Após momentos tão sofridos vividos na pandemia. Era preciso pensar em algo que ficasse na história. Em reunião com a coordenadora Andréia, as “meninas do PAS”, Maria Lopes e Viviane, e nós, professoras das turmas de 5 anos, vislumbramos a Primeira Olimpíada da Emei Urca Confisco. Então, rascunhamos o projeto, que, ao longo do processo, foi tomando forma e se tornando realidade. O trabalho foi intenso. Toda a escola envolvida em prol de um objetivo comum, a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com os valores do esporte e da convivência social.”


Neste ano de 2025, haverá continuidade do projeto “Olimpíadas Emei Urca Confisco”, que estão sendo planejadas para ocorrer em setembro.