16 Abril 2025 -
A fim de construir momentos memoráveis para a comunidade escolar, a Escola Municipal de Educação Infantil Urca Confisco organizou as olimpíadas da escola, que contou com a participação da comunidade escolar, incluindo todas as turmas, professores(as), auxiliares de apoio, cantineiras, coordenação, direção, projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) e colaboradores(as) da MGS. Assim, 300 estudantes participaram do evento, aprenderam sobre os jogos olímpicos, fizeram parte das modalidades práticas e trabalharam juntos(as) para criar o mascote das Olímpiadas.
As modalidades da prática envolvem cabo de guerra, corrida de bastão, corrida de saco, futebol e sorvebol, para as turmas de 4 e 5 anos. Para as turmas de 1 a 3 anos, foram feitos circuitos com as modalidades de corrida de obstáculo, bolinha no cesto, corrida de velotrol, carrinho de mão e arremesso de bolinha de papel. As atividades ocorreram entre os dias 16 e 20/9 de 2024. O objetivo era envolver as crianças em atividades saudáveis, desenvolver o espírito esportivo e gosto pelo esporte, além de ser uma oportunidade para que os(as) alunos(as) conheçam as variadas modalidades esportivas, valorizem o respeito à diversidade cultural e social, bem como aprendam sobre a origem e a história das Olímpiadas, que foram trabalhadas com as crianças de 5 anos, no projeto “Tecendo Laços”, por meio de contações de histórias e produção de desenhos, que foram expostos nos corredores da escola.
Desenvolveu-se com as crianças o conceito de “mascote” e sua importância para a instituição e para os jogos olímpicos. Assim, construiu-se o entendimento de que o mascote representa a escola e ajuda a promover a identidade e o pertencimento da comunidade escolar, bem como o que o conceito significa para as olimpíadas, representando e simbolizando os jogos olímpicos. Em seguida, foi realizada uma votação por todas as turmas, a fim de escolher o mascote, que acabou por ser um cachorro com o nome “Cãofisco”. Com o intuito de estender as festividades, os mascotes dos times de futebol Cruzeiro e Atlético Mineiro foram convidados à escola, para alegrar e mostrar na prática a função de um mascote para as crianças.
A professora de uma das turmas participantes, Simone Alves Silva, disse ter sido uma experiência enriquecedora: “Após momentos tão sofridos vividos na pandemia. Era preciso pensar em algo que ficasse na história. Em reunião com a coordenadora Andréia, as “meninas do PAS”, Maria Lopes e Viviane, e nós, professoras das turmas de 5 anos, vislumbramos a Primeira Olimpíada da Emei Urca Confisco. Então, rascunhamos o projeto, que, ao longo do processo, foi tomando forma e se tornando realidade. O trabalho foi intenso. Toda a escola envolvida em prol de um objetivo comum, a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com os valores do esporte e da convivência social.”
Neste ano de 2025, haverá continuidade do projeto “Olimpíadas Emei Urca Confisco”, que estão sendo planejadas para ocorrer em setembro.