Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Duas meninas e dois meninos brincam em um pátio de cimento. A menina de costas aponta para a outra, enquanto as outras três crianças, incluindo um menino de uniforme verde e um de uniforme branco, riem e interagem com expressões animadas.
Acervo EMSF

Quando o brincar se transforma em projeto

criado em - atualizado em

Quem nunca se divertiu inventando regras e criando mundos novos durante as brincadeiras? Na Educação Infantil da Emef Salgado Filho, na região Oeste, o brincar é parte essencial do processo de aprendizagem e se transforma em um projeto institucional ao longo de todo o ano letivo.


As crianças de 5 e 6 anos encontram no espaço escolar um convite constante para explorar, criar e conviver. Em um dos momentos mais marcantes, foram elas mesmas que inventaram uma nova forma de brincar: transformar um pequeno morro em escorregador. Nessa dinâmica, uma das crianças assumiu o papel de líder, organizando a atividade, combinando regras e garantindo que todos participassem. Queimada, corre cutia, amarelinha e estátua também entram na lista de brincadeiras favoritas que enchem os dias da escola de movimento, imaginação e descobertas.


Segundo a equipe, as brincadeiras no parquinho, no aquaplay ou em outros espaços da escola são as mais aguardadas pelas crianças. A pequena Manuella pergunta: “Professora, amanhã a gente pode brincar de novo de queimada?", conta a equipe.


Mais do que diversão, cada brincadeira abre espaço para a socialização, o respeito às diferenças, a cooperação e o desenvolvimento integral dos pequenos. E você, qual brincadeira da infância marcou a sua história?